«Para que a noite passe», mensagem de Natal de D. Jorge Ortiga

O Natal foi sempre tempo de sonhos. Mas nós, católicos, sonhamos juntos uma Igreja sinodal e samaritana como fermento de um mundo mais irmão e solidário. Queremos que tudo resulte da vontade de viver a caridade intensamente, não de um modo teórico mas com gestos. Os gestos identificam-nos e geram esse mundo novo iniciado em Belém.

Tudo parece desmentir esta lógica. Como Isaías, perguntamos. “Sentinela, em que altura vai a noite?” (Is 21,11). Interroguemo-nos: quando voltará a normalidade?

Temos a noite da pandemia e, em simultâneo, assistimos à evolução egoísta da sociedade. Como resposta consciente, teremos de ir colocando estrelas. Podem parecer pequenas e insignificantes. Brilharão e mostrarão o caminho que juntos devemos percorrer. Eis a meta do Natal.

– Olho para a sociedade e deparo-me com uma tremenda indiferença perante os seus males. É preciso ressuscitar a atenção ao mundo real para o conhecer e reagir.

– Verifico imensas zangas ou conflitos entre pessoas, famílias, partidos. Terei de assumir o dever da reconciliação e de a promover no coração das pessoas.

– Ouço contínuas críticas no quotidiano da vida e descrições parciais compradas ou interesseiras nos meios de comunicação social. Necessito de repor a verdade e permitir que acreditemos sem suspeitas.

– O egoísmo impregnou-se como um estilo de vida, considerado normal ou necessário para se viver tranquilamente. É urgente partir de um coração sensível e aberto à solidariedade, com muito ou com pouco, transformando a sociedade através da partilha e do dom.

– Impressiona-me o consumismo na avidez de ter o necessário ou o que os meios digitais e a moda propõem. É humano ter vida sóbria, onde nada falta, e, ao mesmo tempo, reconhecer que só a partilha constrói um mundo de fraternidade e igualdade.

– O mundo nas suas conquistas está marcado pela tristeza, na vida de cada um, nas famílias, nos empregos, na política. Parece que se perdeu o encanto, mas a alegria tem de ser conquistada e oferecida.

Merecemos uma sociedade de maior confiança com sentimentos externos de verdadeira felicidade.

Quando passará a noite? Não o sabemos. Temos uma certeza: o natal deve proporcionar alguns raios de luz. Os pequenos gestos mudarão muita coisa. Caminhemos juntos, e, quais samaritanos, ajudemo-nos na caminhada, acendendo estrelas de atenção aos outros, de reconciliação, de coragem de ver o positivo, de expressar solidariedade, de mostrar gestos de partilha e de lutar pela alegria. O Natal, ainda em pandemia e com tantas limitações, será belo e ajudará a encarar o futuro com maior seriedade. Vamos semear estrelas no lugar onde estivermos? A aurora começará a raiar.

Bom Natal!

† Jorge Ortiga, Administrador Apostólico

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já estão em Famalicão

Chegaram a VN de Famalicão, na noite desta quinta-feira, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, vão estar no Arciprestado até domingo.

Os símbolos entraram no concelho pela paróquia de Gondifelos e, a partir de amanhã, seguem para Vale S. Cosme, Riba de Ave, Avidos, Antas e Vila Nova de Famalicão.

Um dos pontos altos desta passagem será a Peregrinação dos Símbolos na noite de sábado, pelas 21h30, com início na Praça – Mercado Municipal e término na Igreja Matriz Nova.

Famalicão: Bombeiros alertados por cidadão que diz ter visto fumo a sair de prédio

Os bombeiros foram, na tarde desta quinta-feira, acionados por um popular que dizia ter visto fumo a sair da cobertura de um edifício, na Avenida Marechal Humberto Delgado, em Famalicão.

Chegados o local, e depois de acederem à cobertura do prédio, os soldados da paz não encontraram nenhum foco de incêndio ou até mesmo fumo.

Os meios acabaram por ser desmobilizados sem que existisse uma explicação para o fumo descrito no alerta que havia sido feito.

Famalicão: Esmeriz recebe sessão sobre reabilitação e valorização das zonas ribeirinhas

A Casa de Esmeriz recebe, na noite do próximo sábado, uma sessão de esclarecimento sobre o projeto “Recuperação e Valorização Hidrográfica da Bacia do Ave – VN Famalicão – Rio Pelhe”, tendo como orador o especialista em reabilitação de rios, Pedro Teiga, Doutor em Engenharia do Ambiente – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O projeto tem como objetivo a reabilitação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos do rio Pelhe, atravessando zonas agrícolas / florestal e aglomerados urbanos.
A ação de esclarecimento, com início marcado para as 21h30, destina-se não só à população em geral, mas, particularmente, a proprietários dos terrenos das margens das linhas de água.

Famalicão: Presidente da Câmara reuniu com profissionais da Educação

Ao final da tarde desta quarta-feira, representantes dos docentes e não docentes dos Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco e D. Sancho I foram recebidos, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e pelo vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima.

Nesta reunião, os autarcas procuraram perceber melhor os temas que têm levado milhares de profissionais da educação a manifestarem-se e as questões prioritárias nas negociações com o Governo.

Mário Passos e Augusto Lima ouviram os docentes e os não docentes durante um encontro que também contou com representantes de todos os níveis de educação escolar, os técnicos especializados e os assistentes operacionais, nomeadamente os que trabalham diretamente com a Educação Especial.

Os dois autarcas mostraram-se compreensivos e solidários com as causas destes profissionais e evidenciaram a sua preocupação com o impacto deste período prolongado de greves para famílias e alunos. Mário Passos e Augusto Lima desejaram aos profissionais sucesso nas negociações com o Governo.

Famalicão: Pré-aviso de greve na CP obriga Câmara a reforçar transporte rodoviário no Carnaval

O pré-aviso de greve dos trabalhadores da CP para o período do Carnaval, motivou o cancelamento da habitual parceria entre o Município de Famalicão e a operadora ferroviária. Por esta razão, a Câmara Municipal avançou com o reforço do número de circuitos de autocarros para aquela que é a noite mais longa. Para além das 12 linhas que sairão de várias freguesias, há um reforço paras as localidades de Nine, Jesufrei e Lousado. A autarquia mantém, também este ano, o reforço das saídas das vilas de Joane e Riba de Ave, com dois e três autocarros, respetivamente.

As viagens de regresso estão agendadas para as 02h00, 03h45 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

As viagens são gratuitas e para viajar basta aparecer nos locais de paragem, disponíveis para consulta em www.famalicao.pt.

 

Famalicão: Autocarros gratuitos para a noite de Carnaval

Para que ninguém falte à noite mais longa do ano em Famalicão, a Câmara Municipal decidiu, mais uma vez, assegurar o transporte rodoviário gratuito dentro do concelho. E o serviço será reforçado.

Para a noite de Carnaval, que traz à cidade milhares de pessoas, serão disponibilizadas 12 linhas de autocarros que sairão das diversas freguesias – Joane, Pedome, Riba d’Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Arnoso Santa Eulália, Portela, Nine, Jesufrei e Lousado – às 21h30, 22h15 e 23h00, em direção ao centro da cidade, onde a festa está garantida até de madrugada.

Este ano, e tendo em conta o pré-aviso de greve dos trabalhadores da CP para o período do Carnaval, que levou ao cancelamento da habitual parceria com a autarquia por parte da operadora ferroviária, o Município avançou com o reforço do número de circuitos de autocarros na noite de Carnaval, com mais três linhas: Nine, Jesufrei e Lousado. A autarquia mantém, também este ano, o reforço das saídas das vilas de Joane e Riba de Ave, com dois e três autocarros, respetivamente.

As viagens de regresso estão agendadas para as 02h00, 03h45 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

As viagens são gratuitas e para viajar basta aparecer nos locais de paragem, disponíveis para consulta em www.famalicao.pt.