Passam a ser permitidas cinco substituições na Liga Nos

Nas dez jornadas que faltam disputar na Liga Nos os treinadores vão poder fazer cinco substituições em cada partida. Já no banco de suplentes podem estar nove jogadores.

A decisão foi tomada pela Liga Portugal, esta terça-feira, considerando a circular do International Football Association Board, de 8 de maio.

Recorde-se que a primeira liga recomeça a 3 de junho, com o FC Famalicão a receber, em Barcelos, o FC Porto.

Famalicão: Bairro FC celebra 19 anos

O Bairro Futebol Clube foi fundado a 16 de Maio de 2003, fruto da união de dois clubes: o Sporting Clube de Bairro e o Clube Desportivo de Bairro.
Esta segunda-feira, assinala 19 anos de existência, «com vontade de crescer, de chegar a mais adeptos, de fazer mais e melhor», escreve o clube numa publicação nas redes sociais.
Na mesma publicação, a associação fala da responsabilidade desportiva e social que sobre si pende, reiterando que quer continuar «a envolver a comunidade, os sócios, os adeptos, as forças vivas da terra, as empresas e as instituições. A força deste clube vai ser sempre a força das suas gentes. Das gentes de Bairro e dos inúmeros amigos que temos».
Em termos desportivos, a equipa sénior do Bairro terminou a apresente época desportiva, Divisão de Honra da AF Braga, no terceiro lugar, da série B.

Equipa Feminina do Famalicão já exibe troféu fair play

Na penúltima jornada da Liga BPI, fase de apuramento de campeão, a equipa feminina do Famalicão empatou, 2-2, na Academia, com o bicampeão Benfica.

Nesta partida, realizada na tarde deste domingo, a Federação Portuguesa de Futebol entregou alguns dos prémios referentes a esta competição.

Carole Costa (SL Benfica) recebeu o prémio de melhor jogadora da competição, enquanto Regina Pereira (FC Famalicão) recebeu, em nome de todo o grupo, o prémio “Fair Play”.

 

 

Famalicão: Nadadores famalicenses conquistam medalhas e um recorde nacional em Espanha

Seis nadadores do Grupo Desportivo de Natação competiram, este fim de semana, no XXXV Trofeu Villa de Gijon/Espanha, em representação da seleção regional. Destas prestações, João Oliveira estabeleceu um novo máximo nacional na estafeta de 4×50 Estilos, no quarteto composto por João Costa, João Oliveira, Mariana Cunha e Francisca Martins, ao realizar o tempo de 1:49,28.

Os nadadores famalicenses contribuíram para a ANNP conquistar o primeiro lugar neste prestigiado torneio, com o Afonso Silva e Rodrigo Pereira a ganharem a medalha de prata nos 400 Estilos e nos 200 Mariposa, João Oliveira, a medalha de bronze nos 100 e 200 Bruços, e Daniela Lopes, também o bronze nos 400 Estilos. Mafalda Mesquita venceu a final B, 100 Costas, e Tomás Costa foi segundo da final B, 200 Bruços.

«Os atletas estão de parabéns, demonstrando toda a sua qualidade e compromisso com a modalidade. São estes factos que demonstram que só com o investimento no trabalho sério, sistemático e contínuo é possível chegar a patamares de excelência no desporto de rendimento», elogia o treinador Pedro Faia.

Famalicão: João Afonso e João Cotter no top cinco nacional de xadrez

O Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis esteve representado no Campeonato Nacional de Jovens na vertente semirrápidas, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20, onde se destacou João Pedro Afonso, em sub-16, e João Cotter, em sub-10, ao conquistarem o quinto lugar absoluto nos seus escalões. Desta forma afirmam-se entre a elite do xadrez nacional e provam a importância da formação no Clube de Xadrez da Didáxis.

A prova, que decorreu no dia 14 de maio, em Moscavide, foi organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez e contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e Câmara Municipal de Loures. Participaram 285 jogadores, depois do êxito organizativo e participativo registado nos meses de março (vertente rápidas) e abril (vertente lentas).

Famalicão: Inaugurado o Museu da Alma e Origens do Alex Ryu Jitsu

Após 49 anos da fundação da Associação de Artes Marciais de Famalicão, foi inaugurado no dia 14 de Maio o Museu da Alma e Origens do Alex Ryu Jitsu, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara, Mário Passos.

O Museu, outrora uma sala de treino, é um espaço onde estão expostos os troféus conquistados a nível nacional e internacional e, neste 49 anos, foram muitos os troféus conquistados pelas 20 academias Alex Ryu Jitsu.

Um dos aspetos importantes deste projeto é a vontade de fazer crescer o desporto e o valor da arte marcial. O lema daquele que aprende Alex Ryu Jitsu é não pensar ofensivamente mas com respeito e amizade pelos outros.

Neste espaço, escolhido pelo fundador Alexandre Carvalho, estão também os arquivos e objetos afetos ao exército e à guerra no ultramar. «Os sonhos não são utopias e o mestre Alexandre Carvalho, com o amor que sente à modalidade, criou mais um sonho».

O presidente da Câmara, Mário Passos, referiu que «um povo sem passado é um povo sem futuro».

Famalicão: Armindo Araújo vence em Vila Pouca de Aguiar

Armindo Araújo, atleta do Liberdade FC, que recentemente se sagrou campeão distrital de trail longo, no escalão M50, venceu a versão mais curta do Trail CTM de Vila Pouca de Aguiar, no escalão M55.

Os atletas mais novos do Liberdade também competiram este fim de semana. No Torneio Olímpico Jovem Regional, em Guimarães a atleta iniciada Maria Rodrigues venceu os 1500 metros e 800 metros com tempos que representam novos recordes pessoais. De destacar, ainda, os resultados da colega de equipa e escalão, Clara Costa, que alcançou a 2ª e 6ª posições, nas distâncias dos 1500 metros obstáculos e 800 metros, aqui com novo recorde pessoal. No mesmo evento, o clube levou vários atletas à competição extra, com boas prestações e alguns novos recordes pessoais.