Paulo Cunha assume, na AEMinho, compromisso para simplificar acesso a fundos comunitários

O famalicense, número dois da lista da Aliança Democrática ao Parlamento Europeu, assumiu, em reunião com a Associação Empresarial do Minho, o compromisso de promover a simplificação dos processos de candidatura a fundos comunitários, «facilitando a participação de um maior número de empresas, especialmente as PME». O candidato a eurodeputado pela AD reuniu, esta quinta-feira, em Braga, com a direção da AEMinho, onde ouviu os anseios do setor empresarial na região e partilhou propostas para melhorar as condições promotoras do desenvolvimento económico e social.

No que concerne aos fundos comunitários, e segundo consta de nota de imprensa, Paulo Cunha reconheceu «a complexidade crescente, resultado da burocratização e morosidade dos processos» o que, a seu ver, cria «obstáculos e retira potencial de crescimento ao país e à região». Por isso, analisa o candidato, a simplificação dos processos «não só permitirá uma maior inclusão, como também reduzirá os custos associados ao recurso a apoios externos para a preparação das candidaturas».

O ex-presidente da Câmara de Famalicão e líder distrital do PSD, considera que «o esforço de simplificação assegurará que mais fundos atinjam efetivamente os seus propósitos, beneficiando diretamente a base empresarial, e de forma particular as pequenas e médias empresas».

Na visita à AEMinho, Paulo Cunha reforçou, ainda, o seu compromisso e da Aliança Democrática «em trabalhar ativamente no Parlamento Europeu para atender às necessidades do setor empresarial do Minho, promovendo um desenvolvimento económico mais robusto e inclusivo». Durante a reunião, inserida na campanha para as eleições europeias de 9 de junho, foram, também, debatidas questões sobre a qualificação dos recursos humanos. Neste âmbito, o famalicense, deu conta da importância de direcionar melhor os recursos destinados à formação profissional «para áreas com maior carência de recursos humanos, promovendo, assim, uma melhor correspondência entre a oferta e a procura de trabalho».

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Parques do antigo campo da feira reabrem na terça (dia 18)

Reabrem na terça-feira, dia 18 de junho, os dois parques de estacionamento da Praça Mouzinho de Albuquerque, no centro da cidade de Famalicão.

Os dois espaços, dedicados aos estacionamento de veículos, foi encerrado no final do passado mês de maio, para a instalação dos divertimentos e da área de restauração das Festas Antoninas. Os trabalhos de desmontagem das estruturas já decorrem, pelo que é previsível que os parques voltem a ficar disponíveis na terça-feira.

Maria Silva está desaparecida desde sábado, família desespera por informações

Maria da Conceição Gomes da Silva, residente em Pevidém, Guimarães, desapareceu na manhã de sábado, 15 de junho. Foi vista pela última vez a entrar num autocarro na localidade, sem se saber o destino.

Uma familiar divulgou um apelo nas redes sociais pedindo informações sobre o paradeiro de Maria da Conceição. O desaparecimento já foi comunicado às autoridades.

Quem tiver qualquer informação deve contactar imediatamente a PSP ou GNR.

Famalicão: Marco e Marlene vencem em Gavião

Correu -se, ao final da tarde deste sábado, a décima sexta edição da Corrida Popular de Gavião. A prova, de 7km, pelas ruas da freguesia, foi ganha por Marco Santos (365 Running Project) e por Marlene Santos (AD Active Running).

O pódio foi, ainda, composto por Rui Oliveira e Tiago Silva, da EARO; e por Liliana Silva, do Team El Comandante, e por Anabela Silva, da EARO.

A prova, que incluiu uma caminhada, juntou cerca de meio milhar de atletas e faz parte do programa comemorativo do Dia da Freguesia, celebrações que terminam no próximo fim de semana.

A corrida e caminhada deste sábado são uma organização do GR Gavião, com o apoio da Junta de Freguesia e de muitos outros parceiros.

Famalicão: Sr. Moreira de Esmeriz completa hoje 100 anos

Este fim-de-semana, a comunidade de Esmeriz e Cabeçudos, em Vila Nova de Famalicão, reuniu-se para celebrar um marco memorável: o centenário de José Moreira. A festa, carregada de emoção e alegria, contou com a presença de familiares, amigos e diversas figuras de destaque local.

Sr. Moreira, como é carinhosamente apelidade pela comunidade, na idade ativa foi maleiro e atualmente, fruto da sua fraca mobilidade, encontra-se ao cuidado de uma instituição. Apesar da idade, gosta de conversar e mantém uma boa memória.

Mário Passos, o Presidente da Câmara, não deixou passar a ocasião sem partilhar nas redes sociais uma mensagem de felicitação ao centenário: “Hoje juntei-me em Esmeriz à família e amigos do Sr. Moreira para comemorar os seus 100 anos! É uma vida cheia de grandes memórias. Muitos parabéns! 🎂”

Famalicense Paulo Ballas Junior vence Super Enduro no Penafiel Racing Fest

Foi com uma vitória que o jovem piloto famalicense Paulo Ballas Junior deu início à época de Super Enduro 2024 na classe Open. A prova, que contou para o Campeonato Nacional de Super Enduro, destacou-se pela excelente organização do Penafiel Racing Fest e pela presença massiva de público.

A competição, marcada por três mangas de elevado nível técnico, colocou à prova a habilidade dos pilotos. Paulo Ballas Junior destacou-se ao vencer duas delas, assegurando assim o lugar mais alto do pódio e a liderança no Campeonato Nacional de Super Enduro.

Com esta vitória, Ballas Junior posiciona-se como um forte candidato ao título desta temporada, demonstrando não só habilidade, mas também uma enorme determinação. A próxima prova do Campeonato Nacional de Super Enduro está agendada para o dia 6 de Julho em Alenquer, onde se espera mais uma emocionante disputa entre os melhores pilotos da modalidade.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em café no centro da cidade

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, na última madrugada, para um incêndio num café do centro da cidade.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o alerta chegou pouco depois das 03h00 deste sábado, para a Rua Luís Barroso, próximo ao Parque da Juventude.

De acordo com os soldados da paz, o foco de incêndio ter-se-á registado numa zona de armazém e os estragos estenderam-se às casas de banho.

Não há informação da existência de feridos.