Paulo Cunha assume, na AEMinho, compromisso para simplificar acesso a fundos comunitários

O famalicense, número dois da lista da Aliança Democrática ao Parlamento Europeu, assumiu, em reunião com a Associação Empresarial do Minho, o compromisso de promover a simplificação dos processos de candidatura a fundos comunitários, «facilitando a participação de um maior número de empresas, especialmente as PME». O candidato a eurodeputado pela AD reuniu, esta quinta-feira, em Braga, com a direção da AEMinho, onde ouviu os anseios do setor empresarial na região e partilhou propostas para melhorar as condições promotoras do desenvolvimento económico e social.

No que concerne aos fundos comunitários, e segundo consta de nota de imprensa, Paulo Cunha reconheceu «a complexidade crescente, resultado da burocratização e morosidade dos processos» o que, a seu ver, cria «obstáculos e retira potencial de crescimento ao país e à região». Por isso, analisa o candidato, a simplificação dos processos «não só permitirá uma maior inclusão, como também reduzirá os custos associados ao recurso a apoios externos para a preparação das candidaturas».

O ex-presidente da Câmara de Famalicão e líder distrital do PSD, considera que «o esforço de simplificação assegurará que mais fundos atinjam efetivamente os seus propósitos, beneficiando diretamente a base empresarial, e de forma particular as pequenas e médias empresas».

Na visita à AEMinho, Paulo Cunha reforçou, ainda, o seu compromisso e da Aliança Democrática «em trabalhar ativamente no Parlamento Europeu para atender às necessidades do setor empresarial do Minho, promovendo um desenvolvimento económico mais robusto e inclusivo». Durante a reunião, inserida na campanha para as eleições europeias de 9 de junho, foram, também, debatidas questões sobre a qualificação dos recursos humanos. Neste âmbito, o famalicense, deu conta da importância de direcionar melhor os recursos destinados à formação profissional «para áreas com maior carência de recursos humanos, promovendo, assim, uma melhor correspondência entre a oferta e a procura de trabalho».

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Primeiro workshop do projeto Acelerar o Norte é em Ribeirão

Terminado o primeiro ciclo de encontros com empresários, que teve 16 sessões de mobilização, realiza-se esta terça-feira o primeiro workshop do projeto Acelerar o Norte, intitulado “Começando pelo princípio: a Marca”. Está marcado para a Junta de Freguesia de Ribeirão, entre as 19 e as 21 horas. Link inscrição: https://forms.gle/BMzxWXkFBQ5hzrW68.

Micro e pequenas empresas vão conhecer as vantagens de um modelo de negócio digital, através do projeto Acelerar o Norte. Os promotores são a Aceleradora Digital de Famalicão e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão.

Dirigido aos empresários dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, o objetivo deste Roadshow de Capacitação do Acelerar o Norte é promover, gratuitamente, workshops sobre diversas temáticas para qualificar as empresas (gestores e colaboradores) aderentes ao projeto das 8 sub-regiões do Norte do país sobre ferramentas, boas práticas e estratégias de marketing digital.

Participam no workshop João Pedro Araújo, Gestor de Transição Digital da Aceleradora Digital de Vila Nova de Famalicão; Nuno Alves, especialista na área digital para falar da introdução à marca: noções básicas, registo e proteção da marca, estratégias de marketing digital para a diferenciação da marca, usar o email corporativo com eficiência e eficácia, utilização do Google Business Profile e o seu potencial.

Para complementar os workshops, em breve, o projeto Acelerar o Norte irá criar a Academia Digital, uma plataforma online de aprendizagem, com conteúdos de capacitação digital, de acesso gratuito.

Recorde-se que o Acelerar Norte foi criado pela CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI, com o objetivo de capacitar as empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital.

O projeto, que estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.

Famalicão: Gavião continua a comemorar Dia da Freguesia

No decurso das comemorações do Dia da Freguesia, no dia 22 de junho, o adro da igreja de Gavião recebe mais uma edição da Mostra Comunitária.

O certame decorre durante a tarde e noite daquele dia, seguindo o seguinte programa:

14h00 – Abertura da Mostra Comunitária
14h30 – Festa das Crianças
15h00 – Abertura da Praça Alimentar
16h00 – 6ª Mini Voltinha de Motas Clássicas de Gavião
16h30 – Apresentação Musical e Dança dos Alunos da Escola D. Maria II e EB1 Gavião
19h00 – Demonstração de Alex Ryu Jitsu
21h00 – Atuação dos Alunos de Apolo
22h00 – Animação com DJ Sá

No domingo, dia 23, depois do pequeno-almoço, às 9 horas, celebra-se missa solene na igreja paroquial, marcada para as 10 horas e, uma hora depois, decorre a sessão solene, na Junta de Freguesia.

Famalicão: Ribeirão em Festa de 22 de junho a 14 de julho

A vila de Ribeirão prepara-se para assinalar o 38º aniversário com um programa diverso que contempla iniciativas desportivas e animação cultural.

Música, dança, circo, teatro e artes plásticas são algumas das atividades em agenda entre o dia 22 de junho e 14 de julho.

Destaque para o regresso do Desfile de Moda – Ribeirão, dia 29 de Junho, com as atuações de Matilde Batista e Miguel Abreu, em frente à Junta de Freguesia pelas 21h30.

Conheça aqui a programação completa.

Famalicão: EARO consegue um oitavo lugar no Nacional sub-16

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira teve uma honrosa participação no Campeonato Nacional Sub16, que decorreu na cidade de Viseu, no passado sábado, dia 15 de junho. Tiago Silva conquistou o 8.º lugar nos 800 metros; Mariana Martins atingiu o 11.º lugar e Luísa Castro concluiu a prova na 15.ª posição.

Terminou, desta forma, a participação da EARO nos campeonatos de nível nacional, onde se debateu com os melhores.

 

Famalicão: ADC de Novais vence prova secundária do torneio regional de petanca

O quarto torneio regional de petanca realizou-se, no passado sábado, no parque de lazer de Caldelas, nas Taipas. Na prova, que contou com os nove clubes filiados na Associação de Petanca da Zona Norte, Joaquim Moreira, Joaquim Macedo e Carlos Alberto Ferreira, da Associação Desportiva e Cultural de Novais, venceram a prova secundária (consolação).

Do mesmo clube, José Marinho, Adelino Teixeira e José Ferreira, foram quartos classificados.

O Clube Caçadores de Rebordosa, de Paredes, venceu o campeonato (principal) pela quinta vez, em 6 competições, sempre com a mesma equipa, constituída por Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo.

Segue-se, no próximo dia 29, em Estorãos, Fafe, o 5º Torneio Regional da APZN.

Famalicão: Programação da Casa do Artista Amador, esta semana

Na próxima quarta-feira, dia 19, haverá Café Filosófico a partir das 21h30, com entrada livre.

A Associação THE VILLAGE VNF é a convidada desta semana, com o tema Hino da Família 2024: “Somos todos família, Famalicão 2024”.

Na sexta-feira, dia 21, está agendada uma Jam Session, a partir das 21h30, também com entrada livre, aberta a todos os músicos que queiram participar mediante inscrição na hora.

No sábado, dia 22, o Rock in Roll é a grande atração na Casa do Artista Amador, com os DEFERA e SEMTAROLA. O concerto está agendado para as 21h30 e a entrada tem um custo de 5 euros.