PAULO CUNHA FOI A LISBOA TENTAR CONVENCER A ADMINISTRAÇÃO DOS CTT

Com o encerramento da loja dos CTT de Riba d’Ave marcado para Março, o presidente da câmara de Vila Nova de Famalicão continua a “lutar” pela continuidade do serviço naquela vila. Desta vez o autarca deslocou-se até Lisboa para reunir com a administração dos correios de forma a os demover da decisão que tomaram.

Paulo Cunha, em declarações aos jornalistas, esclareceu que procurou dar a conhecer aos responsáveis dos CTT a realidade daquela vila e do concelho: falhou-lhes da história, dos investimentos previstos e da população que servem. Num encontro que terminou sem qualquer decisão para os ribadavenses.

[su_youtube_advanced url=”https://www.youtube.com/watch?v=0iUrHo-xn5Q&feature=youtu.be” controls=”no” showinfo=”no” rel=”no” fs=”no” theme=”light” https=”yes”]

Entretanto, fonte da administração dos correios já fez saber que existe um plano para abertura de 14 novos postos (com menos serviços e a funcionar em edifícios como os das juntas de freguesia) que devem surgir nos próximos meses em zonas próximas dos 22 espaços que querem encerrar. Desconhecem-se, para já, a localização dos novos postos e se algum deles vai servir a vila de Riba d’Ave.

Famalicão: Bike Tour Tiago Machado é no dia 20 de novembro

A décima segunda edição do Bike Tour Tiago Machado, iniciativa que inclui uma caminhada também aberta à participação de todos os interessados, realiza-se na manhã do dia 20 de novembro, com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho. O passeio decorre a partir da freguesia de Vale S. Martinho, assumindo um cariz solidário e com a presença de atletas de renome. As inscrições devem ser formalizadas em www.acm.pt.

Este passeio de bicicletas é uma oportunidade para pedalar com o ciclista Tiago Machado (Rádio Popular / Paredes / Boavista) que anunciou o fim da carreira profissional este ano e que em 2023 assumirá o cargo de coordenador da academia de ciclismo da Efapel Cycling.

O percurso tem uma extensão de cerca de 18 quilómetros (dificuldade baixa), enquanto a caminhada tem cerca de 6 kms (dificuldade baixa). Os participantes no Bike Tour habilitam-se ao sorteio de vários prémios, sendo que brevemente será anunciada a instituição para qual reverterá a verba angariada.

Fotos: Pedro Sarmento – Lusa

 

Famalicão: Desfolhada tradicional em Mogege

O Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege realiza na noite do próximo sábado, a partir das 21 horas, uma desfolhada tradicional.

De entrada livre, a desfolhada decorre na eira dos irmãos Freitas, junto ao Café Águia, no lugar da Portela.

Famalicão: Jovens partilham ideias e desafios para o seu futuro profissional

Mais de 30 jovens famalicenses, que procuram um novo desafio profissional, participaram, na semana passada, em dois Creativity Camp, com duração de dois dias, promovidos pelo programa Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G/Comunidades Incubadoras.

Esta ação de formação, que decorreu na Casa da Juventude, tem objetivos e metodologias de trabalho específicos e contou com o apoio do Movimento Transformers, sendo «um espaço e momento de partilha, criatividade, desafios e procura de soluções», conforme referiu Ana Carvalho, coordenadora da equipa do CLDS.

Sonhos, objetivos, propósito, forças e fraquezas, análise e foco, foram alguns dos conceitos que se debateram nesta ação. A identificação de áreas de interesse e o pensamento criativo para o desenho de novas soluções foi uma constante ao longo dos dois dias de formação.

No decorrer desta iniciativa surgiram projetos com potencial de serem incubados com o apoio da equipa do CLDS 4G no território do Município.

O CLDS 4G é um programa do Instituto da Segurança Social, promovida pela Câmara Municipal e que tem a ENGENHO, como entidade coordenadora e executora do projeto.

Famalicão: “Manta de Afetos” no Dia Internacional da Pessoa Idosa

“Manta dos Afetos” é muito mais do que uma tapeçaria, representa convívio e interação entre centenas de pessoas de mais idade. Estes trabalhos foram mostrados no dia 1 de outubro, nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, assinaladas no concelho famalicense com uma festa convívio que decorreu no Parque do Quinteiro, em Oliveira São Mateus.

Perto de três centenas de seniores famalicenses associaram-se à festa que contou com vários momentos de animação, protagonizados pelos alunos dos cursos técnicos de desporto, geriatria e restauração da Didáxis de Riba de Ave e pela Tuna ARRA, Associação de Reformados da freguesia, e com uma ação de sensibilização para os direitos da pessoa idosa pela PSI-ON.

O município de Famalicão já anunciou a intenção de criar Academias Seniores, um programa descentralizado de promoção de uma vida ativa junto dos seniores. Presente no convívio de Oliveira S. Mateus, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, falou «na importância de se trabalhar a problemática do isolamento social, de reforçar os laços de pertença dos seniores à comunidade e de potenciar uma vida mais ativa através do trabalho criativo e da partilha de atividades e de experiências, conforme são objetivos deste projeto».

 

 

Famalicão: Casal apanhado pela GNR a roubar combustível do depósito de duas viaturas

A GNR deteve hoje um homem, de 40 anos, e uma mulher, de 30, por furto de combustível no concelho de Barcelos, no distrito de Braga, anunciou aquela força.

Em comunicado, a GNR refere que se trata de uma investigação envolvendo mais de uma dezena de furtos de combustível nos concelhos de Barcelos, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Vila do Conde.

Os suspeitos foram detidos em flagrante, quando se encontravam a furtar gasóleo do depósito de duas viaturas, num estaleiro de obras.

No seguimento da ação policial, foi realizada uma busca domiciliária que permitiu apreender 175 litros de gasóleo, 17 bidões para transporte de combustível, uma viatura, um telemóvel e diverso material associado àquele tipo de furto.

Os suspeitos vão ser presentes na terça-feira ao Tribunal de Barcelos, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.