Paulo Cunha reeleito Presidente da Distrital de Braga do PSD

Paulo Cunha foi reconduzido como presidente da Distrital de Braga do PSD, após eleições com lista única. Além da sua reeleição, o antigo ministro Miguel Macedo regressa à vida partidária, assumindo a presidência da mesa da Assembleia Distrital, sucedendo a Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga.

Nesta nova direção, César Teixeira assume a liderança do Conselho de Jurisdição, enquanto José Padrão ficará responsável pela Comissão Distrital de Auditoria Financeira.

O famalicense, ex Presidente de Câmara e atual Eurodeputado, Paulo Cunha, destacou o compromisso de apoiar o Governo na sua atuação e preparar o partido para as próximas eleições autárquicas, com o objetivo de manter as nove câmaras lideradas pelo PSD e conquistar as cinco governadas pelo PS.

 

7 Comments

  1. Parabéns, equipe que tem excelentes resultados, não se mexe, força está no caminho certo rumo ao sucesso, 💪💪!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: CDU pede à Câmara que considere as propostas de alteração da revisão do PDM

A CDU votará contra a proposta de revisão do Plano Diretor Municipal se for a mesma que foi levada à discussão pública e cujo prazo terminou a 23 de setembro. Esta posição foi assumida, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Tânia Silva, a única deputada da CDU, sustenta esta decisão com acusações de que o executivo municipal é movido «por interesses privados e não pelo interesse público», não apresenta «planeamento e estratégia», promove o «retrocesso na possibilidade de criação de corredores verdes» e não tem «uma ideia de fundo do que quer para o concelho».

Tânia Silva fala de «cedências ao mercado imobiliário» e a «privados», dando como exemplo a gestão do processo do Estádio Municipal. Neste particular, a deputado fez uma resenha histórica, fixando a primeira intenção em 2008, sendo que a atual, «é mais uma tentativa de alienar os terrenos municipais», sem que se conheça, avisa, «qualquer projeto, orçamento ou documento sobre o assunto. Só intenções avulsas». Por isso, lamenta que a proposta do PDM acautele «a urbanização de grande parte dos terrenos. Só podemos estar contra».

De resto, Tânia Silva, que esteve acompanhada por Daniel Sampaio, enaltece os contributos cívicos para a revisão do documento, «uma mobilização que é de saudar e valorizar», desejando que o executivo liderado por Mário Passos «reconheça a validade das perguntas, propostas e sugestões. Esperamos, sinceramente, que o executivo PSD/CDS saiba ouvir a população e altere a proposta da revisão do PDM».

Famalicão: PS propõe alimentação gratuita nas escolas

O Partido Socialista de Famalicão propõe que a alimentação nas escolas seja gratuita para todos os alunos. Esta é uma das medidas que saíram de mais uma sessão Pensar 2025, que decorreu no café concerto da Casa das Artes, na noite da passada terça-feira.

A educação foi um dos temas em análise, com sugestões em cima da mesa, tais como desporto adaptado para crianças com necessidades especiais; formação profissional para garantir mão de obra qualificada às empresas; gabinete de apoio para a integração de estudantes migrantes; garantir kit escolar a todos os jovens; assegurar vagas para crianças de creche e pré-escolar.

No debate, moderado por Eduardo Oliveira, presidente da concelhia do PS e candidato à presidência da Câmara, foi defendida, ainda, a necessidade de aprofundar a descentralização nas escolas e conferir-lhes capacidade para retenção de talentos.

Os militantes e simpatizantes deram contributos ao debate, entre eles estava a professora e deputada da Assembleia Municipal, Elisa Costa.

Com o projeto “Pensar 2025”, o PS tem o objetivo de envolver os famalicenses no programa do partido para as próximas eleições autárquicas, que são em 2025.

 

Victor Hugo Salgado eleito presidente da Federação do PS

Victor Hugo Soares é o novo presidente da Federação de Braga do PS. Triunfou com 3.956 votos, ao passo que o seu adversário, o vimaranense Luís Soares, alcançou 2.725 votos.

O também presidente da Câmara Municipal de Vizela venceu, este sábado, em 10 das 14 concelhias, nomeadamente em Famalicão, Amares, Braga, Esposende, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Verde e Vizela. Já o candidato da Lista A venceu nas concelhias de Cabeceiras de Basto, Barcelos, Celorico de Bastos e Fafe.

Em declarações após as eleições, o vencedor prometeu «construir um projeto político aberto, transformador e mobilizador pela mão de um Partido Socialista que honra seguramente o seu passado, mas tenha, também, a competência, a força anímica e a ambição de se projetar no futuro com novas ideias e novos protagonistas que demonstrem a capacidade de manter os ideais socialistas, mas, em simultâneo, trazer inovação e um projeto para o Distrito do século XXI, suscetível de construir um novo ciclo de vitorias eleitorais no distrito de Braga».

Em Famalicão obteve 76,2% dos votos. Eduardo Oliveira, presidente da concelhia de Famalicão e apoiante de Victor Hugo Soares, declara que «vencemos todos, mesmo os que perderam, venceu o Partido Socialista, prevaleceu a democracia interna, a pluralidade de pensamento e o respeito e camaradagem». Passado este ato, Eduardo Oliveira diz que «é tempo da família socialista distrital se focar no mais importante, que é vencer concelhos, e foi isso que pedi ao Victor Hugo», revela, dando como importante a mudança política no concelho de Famalicão.

Jorge Costa, que encabeçava a lista de delegados apoiantes da candidatura de Victor Hugo Salgado, venceu com cerca de 75%, elegendo 30 delegados. Bruno Cunha, que encabeçava a lista de delegados que apoiava Luís Soares, elegeu 9 delegados, tendo 23,5% da votação.

O congresso distrital realiza-se no próximo dia 12 de outubro, em Ribeirão, Famalicão.

Em Famalicão, a lista A, Luís Soares obteve 154 votos; a lista B, de Victor Hugo Salgado, conseguiu 516. Houve 6 votos brancos e 2 nulos.

Na secção de Riba de Ave, a lista A teve 1 votos e a lista de Victor Hugo Salgado 24 votos.

Para os delegados ao Congresso Distrital, na Secção de Famalicão: lista A, Luís Soares – 160 (9 delegados); lista B, de Victor Hugo Salgado – 507 (30 delegados). Votos Brancos – 7 e nulos – 3. Na secção de Riba de Ave: lista A, Luís Soares – 2 (0 delegados); lista B, Victor Hugo Salgado – 23 (1 delegado). Não houve votos brancos nem nulos.

Victor Hugo Soares foi eleito presidente da Federação e Vânia Cruz presidente federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade Direitos.

Famalicão: Sérgio Cortinhas assume funções como vereador em substituição de Maria Augusta Santos

Sérgio Cortinhas assumiu, esta quinta-feira, funções como vereador do PS na Câmara Municipal de Famalicão, em substituição de Maria Augusta Santos, que renunciou ao mandato há duas semanas. Sérgio Cortinhas, já vinha assumindo pontualmente estas funções, sempre que substituía algum vereador em falta.

Na reunião de Câmara, Sérgio Cortinhas começou por agradecer a Maria Augusta Santos «pelo excelente trabalho que desempenhou, pelo empenho e pelo acompanhamento sempre muito atento dos assuntos do nosso município». Sobre estas novas funções disse esperar «estar à altura da responsabilidade e do privilégio que me foi atribuído pelos eleitores». Depois, ambiciona que com «trabalho possa contribuir para que a vida dos famalicenses possa ser melhorada através de propostas, de críticas e sugestões», anotou.

Famalicão: Concelhia do PSD já é a maior a nível nacional

A Assembleia de Secção do PSD de Vila Nova de Famalicão reuniu em plenário, na passada terça-feira, no auditório da Junta de Freguesia de Oliveira S. Mateus, terra natal da presidente da Comissão Política Concelhia.

Numa sala cheia de militantes, reunidos para debater a atual situação política, Sofia Fernandes fez o balanço dos primeiros seis meses de mandato e deu conta que Vila Nova de Famalicão transformou-se, neste período de tempo, «na maior concelhia nacional, com a maior participação ativa eleitoral, com mais de 1800 militantes ativos», de acordo com o último caderno eleitoral.

Esta tendência de crescimento, asseverou, «revela a confiança que os famalicenses continuam a depositar no PPD/PSD». Neste sentido, pediu a continuidade «de uma militância ativa e participada», porque, em breve, «entraremos no período de eleições autárquicas, no qual já estamos a trabalhar, conjuntamente com o CDS-PP. Vamos escolher os melhores candidatos para os diversos órgãos autárquicos, bem como num programa eleitoral que continue inovador e com respostas aos desejos e necessidades de todos os famalicenses». Sofia Fernandes vincou, ainda, que «a responsabilidade e o orgulho» no trabalho autárquico, das juntas de freguesia, da Assembleia e da Câmara Municipal prosseguirá, «dia após dia, na defesa do nosso território e dos nossos concidadãos»

Esta dinâmica, alicerçada «na entrega e participação de todos» fará de 2025 «um bom ano», acreditando que os famalicenses «continuarão a depositar a confiança no programa da Coligação Mais Ação Mais Famalicão, liderada pelo nosso presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, nos nossos deputados municipais e nos nossos candidatos às assembleias de freguesia».

No decurso do plenário, Sofia Fernandes deu conta dos principais momentos desde que foi eleita, marcados por três atos eleitorais, legislativas, europeias e eleições internas.

Nas legislativas e europeias, agradeceu aos famalicenses que atribuíram, «de forma clara e inequívoca, uma vitória ao PSD e à AD, que ajudaram e eleger Luís Montenegro como Primeiro-Ministro e Paulo Cunha, como eurodeputado». Ainda no plano nacional, enalteceu «o percurso e o trabalho do Governo» nos poucos meses de mandato que, «apesar de uma situação política complexa, tem sabido fazer honrar e cumprir muitos dos seus compromissos em áreas fundamentais, como a educação, a saúde, a justiça, as forças armadas e de segurança».

A dirigente mostrou-se «otimista» quanto à aprovação do Orçamento de Estado, revelando-se convicta «que nenhum português conseguiria perceber se os responsáveis políticos não se entendessem num documento estruturante, muito menos estariam disponíveis a aceitar uma nova crise política e um novo ato eleitoral».

Nas eleições internas do PSD, realizadas no início deste mês de setembro, felicitou Luís Montenegro pela renovação de mais um mandato, bem como Paulo Cunha num novo mandato na distrital, «com objetivos bem definidos de continuar a afirmar os sociais-democratas como a maior força política do Distrito de Braga».

Luís Soares acusa Federação de não respeitar o PS de Famalicão

Luís Soares, um dos candidatos à presidência da Comissão Política Distrital do PS, cujo ato eleitoral decorre no próximo sábado, passou, esta semana, por Vermoim.

O candidato quer «uma Federação livre de interesses pessoais e que tenha tempo para preparar as autárquicas». Perante a plateia, Luís Soares considerou, ainda, que a elaboração da lista de deputados «foi desrespeitosa para o PS de Famalicão», que, nas últimas legislativas, ficou sem o deputado que tinha, Eduardo Oliveira. «Se quer merecer a confiança dos famalicenses, o PS tem de garantir um candidato de Famalicão nos lugares elegíveis. Este é o meu compromisso», prometeu.

Recorde-se que na última lista de deputados, o PS apresentou nos primeiros seis lugares, à frente Famalicão, «um dos maiores concelhos do distrito, assim como Barcelos», deputados de Vizela e de Póvoa de Lanhoso, «tendo obtido dos piores resultados de sempre no distrito».

Ao ato eleitoral que decorre no próximo sábado, para além de Luís Soares (lista A), concorre Victor Hugo Salgado que lidera a lista B. Em Famalicão, as eleições terão lugar entre as 13 e as 21 horas (secção de Famalicão) e entre as 17 e as 21 horas (em Riba de Ave).

Depois, a 12 de outubro, a Escola Básica de Ribeirão recebe o Congresso Distrital do Partido Socialista.