Paulo Cunha vai votar em Luís Montenegro para líder do PSD

O presidente da distrital de Braga do PSD, Paulo Cunha, em declarações à Lusa, anunciou que vai votar em Luís Montenegro nas eleições diretas do partido. O outro candidato à liderança dos social democratas é o famalicense Jorge Moreira da Silva.

Paulo Cunha afirmou que Luís Montenegro apresenta «as características pessoais, técnicas e políticas de que o PSD precisa» na atual conjuntura. «O PSD precisa dele neste momento, neste contexto específico de mais quatro anos de oposição ao Governo», adicionou o político famalicense.

O presidente da distrital de Braga do PSD destacou a «força, a tenacidade e a dinâmica» do candidato e o «conhecimento profundo do PSD» como características necessárias para «reorientar» o partido. «Considero que se trata da pessoa mais bem colocada para recolocar o partido no lugar que merece», acrescentou.

Paulo Cunha também apoiou Luís Montenegro nas eleições em 2020, ganhas por Rui Rio.

As novas eleições estão marcadas para 28 de maio e o congresso vai decorrer nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Porto.

Famalicão: Moreira da Silva assume cargo de Secretário-Geral-Adjunto das Nações Unidas

O famalicense Jorge Moreira da Silva foi nomeado diretor executivo da UNOPS e Secretário-Geral-Adjunto das Nações Unidas. A UNOPS é a agência das Nações Unidas responsável pela construção de infraestruturas e pela gestão de projetos nas áreas da paz e segurança, do desenvolvimento e da ajuda humanitária.

Jorge Moreira da Silva apresentou uma candidatura individual e a nomeação resultou de um concurso público internacional. Sobre esta escolha, diz que «é com alegria e sentido de responsabilidade» que recebe esta função.

Assim, durante os próximos anos, promete estar «totalmente focado nesta missão de liderar, no terreno, a construção e a gestão das infraestruturas essenciais ao desenvolvimento sustentável, à segurança e paz, e ao combate às desigualdades e às alterações climáticas».

Sedeada em Copenhaga e com escritórios espalhados por todos os continentes, a UNOPS é uma das maiores agências da ONU, com cerca de 5000 funcionários. Em 2021, a UNOPS concretizou mais de 1000 projetos, com um volume de investimentos de 3400 milhões de dólares, em cerca de 80 países.

 

Famalicão: Jorge Paulo Oliveira pergunta sobre obras na Estrada 206, mas Governo não esclarece

O deputado Jorge Paulo Oliveira interpelou esta quarta-feira o Ministro das Infraestruturas sobre o melhoramento da Estrada Nacional 206, que liga Famalicão a Guimarães. João Galamba não respondeu ao deputado.

Jorge Paulo Oliveira interpelou o governante na Comissão Parlamentar de Economia. Sem resposta do Ministro, o deputado diz que «fica a dúvida se o fez por desconhecimento ou por desconsideração».

O famalicense, eleito pelo PSD, sublinhou que esta é uma via «que carece de urgentes melhorias nas suas condições de circulação e de segurança», reforçando que «serve uma zona fortemente povoada e onde estão instaladas muitas das grandes indústrias que fazem do concelho de Vila Nova de Famalicão o terceiro maior exportador nacional e um território onde o setor tecnológico, o empreendedorismo e os resultados económicos marcam a diferença em termos nacionais».

Percorrendo o histórico desta estrada, o deputado recordou ao Ministro que em junho de 2021 o Governo afirmou que a Infraestruturas de Portugal tinha aprovado o Projeto de Reabilitação e que era expectável o lançamento do concurso ainda nesse ano. «Isso não aconteceu em 2021, nem em 2022», mencionou. Sublinhou, ainda, que no ano passado o Ministro Pedro Nuno Santos (antecessor de João Galamba) informou que o concurso não avançara porque não obtivera autorização do Ministro das Finanças, «que é como quem diz, a verba estava cativada», criticou Jorge Paulo Oliveira.

O projeto de reabilitação anunciado pelo Governo assenta na criação de três rotundas, reformulação de interseções existentes, intervenções ao nível do pavimento, sistema de drenagem, equipamentos de sinalização e segurança, reabilitação e adequação do sistema de semaforização, criação de passeios e travessias para peões.

Famalicão: Esta quarta-feira, entre as 22 e as 23 horas, feche a torneira

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão associa-se à campanha H2Off – Hora de Fechar a Torneira, com o objetivo de divulgar e consciencializar para a problemática do consumo excessivo de água, um bem cada vez mais escasso.

O desafio é simples: fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00, desta quarta-feira, num gesto deliberado e consciente.

Associe-se a este movimento efetuando o registo no site: https://www.h2off-apda.

Esta é uma campanha, a nível nacional, promovida pela APDA -Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, e que já vai na sua 3ª edição. Uma iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

Exportações de têxteis e vestuário não foram tão negativas quanto se esperava

Os resultados das exportações de têxteis e vestuário, em janeiro deste ano, não foram tão negativos quanto se esperava. De facto, em volume houve uma quebra de 12% face ao mês homólogo do ano anterior, mas em valor subiu 5%, o que representa um aumento de 23 milhões de euros.

Em quantidade registou-se uma queda de pastas, feltros e falsos tecidos, fios, cordéis, cordas e cabos (menos 2.426 toneladas). Pelo contrário, houve uma subida de 12% dos tecidos de malha.

Em termos de mercados, há a assinalar um excelente desempenho em França, com um crescimento de 22% em valor e de 9% em quantidade.

Por outro lado, Itália foi o destino que maior queda registou em termos de valor: menos 7,7 milhões de euros (equivalente a -19%).

 

Famalicão: Abílio Nogueira Dias é o novo presidente do Orfeão Famalicense

O Orfeão Famalicense elegeu, em reunião da Assembleia Geral, que decorreu no passado dia 13, na sua Sede, sita na Casa da Música, na Rua Direita, os seus órgãos sociais, para o triénio 2023/2025.

A centenária coletividade famalicense tem, agora, na presidência da Direção Abílio Nogueira Dias, que ocupava o cargo de secretário da mesa da Assembleia Geral, tendo a acompanhá-lo Armindo Salgado, no cargo de vice-presidente, Carlos Pinho é o secretário, Adão Oliveira é o tesoureiro, Bernardino Martins, Joaquim Carvalho e o maestro Fernando Dantas Moreira (este por inerência), são vogais.

A presidir à mesa da Assembleia Geral continua Pedro Álvares Ribeiro, tendo como vice-presidente César Ferreira, que é também uma continuação e como secretário Alberto Ezequiel Silva.

No Conselho Fiscal, continuam Laurentino Martins, José Azevedo e, Hermes Vidal, respetivamente presidente, secretário e relator.

Tratou-se da única lista apresentada a sufrágio, que foi eleita por unanimidade.

Há, ainda, uma novidade que é a “eleição” de um orfeonista para adjunto do maestro. Quem vai desempenhar essa função é Filipe Gomes, do naipe dos baixos.

Da ordem de trabalhos constava, também, a análise e aprovação do relatório de atividades e das contas de gerência, documentos que depois de devidamente explicados e postos à votação, foram aprovados por unanimidade.

Com um ambiente de responsabilidade e dedicação ao Orfeão, foi ainda lembrado orfeonista Francisco Pinto Machado, falecido a 24 de maio de 2022, com um voto de pesar.

Famalicão: Segundas Jornadas Autárquicas do PSD agendadas para sábado

As Jornadas Autárquicas do PSD de Vila Nova de Famalicão são no próximo sábado, 25 de março, no Museu do Automóvel, em Ribeirão. Vão reunir, entre as 14h30 e as 18h30, os autarcas locais eleitos pela coligação PSD/CDS-PP, ou com o apoio desta, desde elementos das Assembleias de Freguesia, Juntas, Assembleia Municipal e Câmara.

Participarão ainda, entre outros, os elementos da Comissão Política e da Mesa do Plenário do PSD, o presidente do CDS-PP, os presidentes da JSD e da JP, os presidentes dos Núcleos do PSD e da JSD e os representantes dos TSD e das MSD.

Além da análise à conjuntura nacional e do desafio eleitoral de 2025, o objetivo destas Jornadas Autárquicas é a formação e capacitação dos quadros autárquicos, assente na partilha de conhecimento e boas práticas, dotando-os de ferramentas relevantes para o exercício de funções.

«Sempre fomos uma referência na formação de quadros autárquicos», afirma o líder do PSD de Famalicão. Fernando Costa considera que, com esta iniciativa, «o partido pretende que também em Famalicão a prática de capacitação de todos aqueles que desempenham ou poderão vir a desempenhar cargos autárquicos, ou mesmo de quem de alguma forma intervém na vida autárquica, seja uma realidade».