Pequenos escritores, pequenos ilustradores, grandes artistas

Mais de uma centena de crianças do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Vila Nova de Famalicão vão lançar esta sexta-feira, 1 de junho, pelas 10h00, na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, o seu primeiro livro de contos e ilustrações. A sessão conta com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e do diretor da Casa de Camilo José Manuel Oliveira.

“Aventuras de Ricardina e Eugénia” é o título do livro inspirado na obra de Camilo Castelo Branco “O Retrato de Ricardina”, publicada em 1868, estando a comemorar 150 anos da sua primeira edição.

O livro de contos e ilustrações é fruto de uma iniciativa promovida pelos serviços educativos da Casa de Camilo que já vai na sua 13.ª edição. A juntar ao atelier de escrita criativa, orientado pelo escritor Pedro Chagas Freitas, junta-se, este ano, pela primeira vez, um atelier de ilustração, ministrado Gabriela Sotto Mayor, ilustradora e designer. “E o resultado é extraordinário”, refere a propósito o diretor da Casa de Camilo. Tão extraordinário que a par do lançamento do livro, será inaugurada uma exposição com as ilustrações, na Galeria do Centro de Estudos Camilianos.

Para o responsável, este atelier de ilustração constitui “uma experiência única para estas crianças e uma grande oportunidade para todos”. E acrescenta: “Com esta iniciativa vamos atrair até à Casa de Camilo os pais, os avós e familiares destas crianças que vão querer ver de perto a exposição e assim vamos criar e alimentar os laços emocionais com a memória camiliana”.

Para o presidente da Câmara Municipal, “a qualidade da gigantesca e extraordinária obra ficcional de Camilo Castelo Branco constitui uma fonte de ideias e de criatividade para as novas gerações”. E acrescenta: “o contacto com a sua obra é também uma forma dos mais novos conhecerem o universo camiliano e fortalecerem os laços com a Língua Portuguesa, através da leitura e da escrita.”

Constituído por cinco contos ilustrados e 37 páginas, a obra “Aventuras de Ricardina e Eugénia” contou com a participação dos alunos do Centro Escolar de Antas, da EB de Castelões, da EB de Lousado, da EB de Lagarinhos e da EB/JI de Barranhas.

Entretanto, a sessão iniciará com a encenação de um dos contos a cargo dos alunos do 3.º ano da Escola Conde S. Cosme de Famalicão.

Hóquei em patins: FAC fecha campeonato com vitória

Depois de ter garantido, na penúltima jornada, o regresso à 1.ª divisão, a equipa de Vítor Silva terminou a época com uma vitória, 6-8, em casa do CH Carvalhos, em partida disputada este sábado.

O FAC totalizou 68 pontos em 26 jornadas da zona norte do nacional da 2.ª divisão, em resultado de 22 vitórias e apenas 2 empates e outras tantas derrotas. Agora, segue-se a disputa do título nacional frente ao primeiro classificado da zona sul, o CRF Murches, equipa de Cascais.

Hóquei em patins: Riba d´Ave/Sifamir discute promoção à 1.ª divisão a 4 e 11 de junho

Fechada, este sábado, a zona norte do nacional da 2.ª divisão, o Riba d´Ave/Sifamir, segundo da prova, com 64 pontos, depois da vitória, 6-2, sobre o Infante de Sagres, vai disputar o play off de promoção com o Sport Alenquer e Benfica. Os jogos que vão determinar qual destas equipas sobre à divisão maior da modalidade decorrem nos dias 4 e 11 de junho.

Da última jornada da fase regular, a equipa de Raul Meca começou a perder, mas depois do empate de Miccoli não mais largou a frente do marcador. Anderson Nery fez o 2-1, seguindo-se novo golo de Miccoli. Os visitantes reduziram para 3-2, mas antes do intervalo Hugo Barata fez o quarto golo ribadavense. Na segunda parte, mais dois golos: Miccoli aos 7 e Artur Ribeiro aos 24 minutos.

Foto: Marlene Ferreira

 

Ambiente: Espaços verdes de Famalicão contam com uma nova sinalização

O Município de Vila Nova de Famalicão está a sinalizar alguns espaços verdes do concelho com placas informativas que dão conta das novas práticas adotadas no tratamento e manutenção deles.

Estas novas soluções requerem menos recursos, nomeadamente água, que valorizam as espécies autóctones, os insetos polinizadores e o ecossistema e que podem ser reproduzidas em qualquer jardim, informa a autarquia.

Famalicão: Despiste de mota na Av. do Brasil faz um ferido

Pelo menos uma pessoa ficou ferida, na manhã deste domingo, num despiste de mota, em plena Avenida do Brasil, em Gavião, Vila Nova de Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 08h00 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses e a VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Desconhece-se o tipo de ferimentos da vítima.

Famalicão: Daniela Lopes é campeã nacional de águas abertas

Daniela Lopes, do GD Natação, é campeã nacional júnior de Águas Abertas e consegue o apuramento para o Europeu. O feito foi alcançado este sábado, na prova que decorre em Avis.

Afonso Silva foi quarto no mesmo escalão no campeonato nacional de Águas Abertas.