Piloto famalicense já corre no Rali Dakar

O famalicense Arcélio Couto, ostenta o nº165, ao volante de uma Honda CRF450RX e participa na edição 2022 do Rali Dakar. Arcélio disputa a prova pelo Team Bianchi Prata e no prólogo, que se disputou este sábado, «estava muito ansioso para o fazer. Correu tudo bem, depois da ligação extremamente cansativa, mas correu lindamente. O momento mais emocionante foi a subida ao palanque para dar o “início” oficial do Dakar», relata o piloto famalicense.

O Rali Dakar arrancou este sábado, na Arábia Saudita, com a novidade de competirem, pela primeira vez carros elétricos. O percurso da prova terá um total 8177 quilómetros, 4258 deles cronometrados, menos 500 do que na edição anterior, e será o pontapé de saída de um novo campeonato do mundo, o de todo-o-terreno, que se junta aos de Fórmula 1, Ralis, Resistência, Fórmula E e Ralicrosse.

Nesta edição há 19 pilotos lusos em competição. Arcélio Couto é um deles.

Violência no Desporto: AFSA diz “basta” e interrompe competições concelhias de futsal

A Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão (AFSA) anunciou a suspensão temporária de todas as competições concelhias de futsal. A decisão, divulgada através de um comunicado, surge na sequência de incidentes violentos entre adeptos registados nos jogos da tarde de sábado, 15 de março.

Segundo a direção da AFSA, esta é uma “medida drástica, mas completamente necessária” devido aos “tristes episódios ocorridos entre adeptos nos jogos da tarde deste sábado, com os quais a Direção da AFSA não se revê nem pode compactuar.” A associação reforça que é essencial travar estas situações, que, segundo o comunicado, envolvem exclusivamente as massas adeptas de alguns clubes.

A AFSA afirma que, antes de tomar esta decisão, realizou várias diligências e tentou sensibilizar as associações e coletividades para combater a violência no desporto. No entanto, os esforços foram insuficientes para controlar os adeptos.

Assim não! A violência e o desporto não podem coabitar nunca. Não vai acontecer nas nossas provas com esta Direção. Sabemos que temos responsabilidades acrescidas e estamos severamente preocupados com o rumo que isto está a tomar.

A suspensão das competições tem também um objetivo de reflexão, para que todos os envolvidos no futsal concelhio possam repensar o comportamento dos adeptos e o impacto que a violência tem na modalidade.

Por fim, a direção da AFSA espera que esta pausa sirva para que clubes e adeptos repensem as suas atitudes e contribuam para um ambiente mais seguro e saudável no futsal concelhio.

Não há previsão para a retoma dos jogos.

Famalicão perde em Alvalade frente ao Sporting (3-1)

O Famalicão saiu derrotado da visita a Alvalade por 3-1, frente ao Sporting, em jogo da 26.ª jornada da I Liga.

Os leões abriram o marcador logo no primeiro minuto, por Iván Fresneda. O Famalicão respondeu aos 35’, com Óscar Aranda a converter um penálti e a empatar a partida. No entanto, na segunda parte, Gyökeres voltou a colocar o Sporting na frente, também de grande penalidade, e Geny Catamo fechou o resultado perto do fim.

A equipa de Hugo Oliveira continua com 34 pontos e a assumir o 9º lugar da tabela classificativa.

Famalicão: FAC eliminado da Taça. Acabou o sonho

O sonho do FAC em disputar a final four da Taça de Portugal de hóquei em patins, que se joga no Pavilhão Municipal, em abril, caiu por terra ao final da tarde deste sábado.

Em casa, diante da Juventude Pacense, equipa da primeira divisão, os famalicenses caíram com um 3-5.

A equipa de Miguel Viterbo esteve em vantagem na primeira parte, com golos de Inigo Artacho, por duas vezes, e Carlos Dias que fixou o 3-1, mas antes do intervalo o Pacense, com dois golos de Joca Guimarães, empatou.

Na segunda parte, Rafa e José Cancela fecharam as contas da partida num 3-5 final.

O FAC cai da Taça nos quartos de final, com um bom jogo, particularmente na primeira parte. Na segunda, a Juventude Pacense, depois de estar a vencer, soube segurar o jogo e, no cômputo geral, mostrou porque está a fazer uma boa época.

Foto arquivo

Famalicão: Um empate que nada dá pela manutenção

A quarto jornadas do final da Liga BPI, o FC Famalicão perdeu uma boa oportunidade para dar passos seguros pela manutenção. Na tarde deste sábado, na jornada 18, recebeu o Estoril que está numa posição acima, mas o empate, a dois golos, serviu mais a equipa visitante, com as famalicenses a quatro pontos de um lugar de playoff.

Conscientes da importância do jogo, o Famalicão andou sempre na frente do marcador, mas o Estoril logrou o empate e guardou-o. Kleydiana Borges, logo aos 2 minutos, e Mariana Simães, aos 39, acalentaram a esperança famalicense que as “canarinhas” cuidaram de esmorecer.

Com quatro jornadas para o final da prova, o Estoril Praia mantém o nono lugar, com 15 pontos. O FC Famalicão é décimo, com 11 pontos, os mesmos do Clube de Albergaria, que venceu o Marítimo.

Famalicão: Mais um título nacional para Ana Marinho

Este sábado, a atleta famalicense sagrou-se campeã nacional de Corta-Mato curto, prova realizada no Marvão. Ana Marinho, que corre com as cores do S. Salvador do Campo, foi a mais rápida no escalão sub-23 e quarta da geral.

Estes campeonatos também contavam para os Universitários e Ana Marinho sagrou-se vice-campeã e campeã nacional por equipas, pela Universidade do Minho.

Mais um feito para a famalicense que, no fim de semana passado, em Braga, conquistou o título nacional dos 5km, também em sub-23, e com recorde nacional. Ana Marinho está a fazer um início de época notável somando vitórias a cada prova realizada.

Famalicão: Gonçalo Alves eleito melhor atleta e marcador do ano

O hoquista famalicense, capitão do FC Porto, foi distinguido na Gala da Federação de Patinagem de Portugal, evento que decorreu esta sexta-feira no Centro Cultural de Paredes.

Autor de 47 remates certeiros na anterior, Gonçalo Alves foi o melhor marcador da prova em 2023/24 e foi eleito o Atleta do Ano na modalidade.

“Ser distinguido pelo segundo ano consecutivo como melhor atleta do ano é motivo de orgulho e de enorme responsabilidade para cada dia tentar fazer ainda melhor. Normalmente, não há duas sem três; focar no trabalho para voltar a vencer este prémio”, promete Gonçalo Alves numa publicação nas redes sociais.

Foto, reprodução Facebook Gonçalo Alves