PJ confirma: Enfermeiro de Braga adormeceu com cigarro aceso que provocou incêndio mortal

André Rebelo, enfermeiro de 36 anos, natural da freguesia de Ferreiros, em Braga, que faleceu no início do mês de Agosto num incêndio no apartamento onde residia em Beja, terá adormecido com um cigarro aceso.

Esse descuido custou-lhe a vida, confirma o relatório da Polícia Judiciária, divulgado este domingo pelo Jornal de Notícias.

Os indícios apontam para que se tenha deixado dormir com um cigarro aceso e terá acordado já intoxicado pelo monóxido de carbono, que não lhe permitiu a reação para furtar às chamas

Relatório da PJ citado pelo JN

A vítima habitava em Beja por estar ao serviço do Estabelecimento Prisional daquela localidade desde o início do ano.

O incêndio terá começado por volta das 5 da manhã e, assim que os bombeiros chegaram ao local, já nada havia a fazer para salvar o enfermeiro bracarense que foi encontrado totalmente carbonizado.

Mais de 750 produtos sem glúten na Mercadona

A Mercadona continua a aumentar a diversidade de produtos sem glúten e celebra hoje, 16 de maio, o Dia Internacional do Celíaco, mantendo o seu compromisso com todos os “Chefes” (clientes) intolerantes ou alérgicos a esta proteína.

Neste hipermercado, os produtos isentos de glúten estão devidamente identificados com um selo exclusivo (SEM GLÚTEN) na embalagem para facilitar no ato de compra. Além disso, a empresa oferece um serviço gratuito de Apoio ao Cliente através do 800 500 220 para canalizar dúvidas e sugestões, encaminhando-as diretamente para os especialistas e fabricantes dos produtos.

Atualmente, a Mercadona possui em Portugal cerca de 750 produtos livres desta proteína: bolo de chocolate sem lactose; pão de hambúrguer; mini gelados sabores variados; cereais recheados de chocolate e avelã; biscoito revestido de chocolate; nuggets de peru; massa folhada; cerveja sem álcool; sidra de maçã; sidra de morango; tostas; croquetes de presunto; pizza de fiambre e queijo sem lactose; molho fresco de trufa; massa tipo penne; cocktail frutos secos tostados sem sal; tarte de queijo; madalenas.

Nesta “Semana do Celíaco” pode encontrar, tanto nas lojas como nos canais oficiais da Mercadona, ações de sensibilização da sociedade para esta doença, esclarecendo dúvidas, ouvindo e oferecendo algumas opções de receitas, destacando o sortido sem glúten. A Mercadona dispõe, ainda, no seu website, de uma seção de conselhos sobre alimentação, no qual podem ser encontradas algumas sugestões de receitas sem glúten, como pizzas ou snacks.

A empresa trabalha para oferecer produtos com a máxima segurança alimentar e a melhor qualidade a preços imbatíveis.

Os mais recentes estudos sobre o tema dão conta de que em Portugal a doença celíaca pode afetar cerca de 1% da população. No entanto, crê-se que apenas cerca de 15.000 casos tenham sido diagnosticados, sendo, por isso, uma doença largamente subdiagnosticada, e cujo número real de celíacos possa oscilar entre os 70.000 e os 100.000 em Portugal.

Colaboração com Associações

A Mercadona mantém um compromisso importante com a comunidade celíaca nos locais onde está presente, pelo que colabora, há dois anos, com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC). Esta colaboração visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca.

 

Famalicão: Jorge Moreira da Silva testa positivo à covid e altera agenda de campanha

Nas redes sociais, o candidato à presidência nacional do PSD comunicou, esta segunda-feira, que testou positivo à covid-19, «pelo que terei de suspender a minha participação presencial nos eventos previstos para os próximos dias».
O famalicense Jorge Moreira da Silva avança que alguns dos encontros terão de ser alterados para um formato virtual e outros terão de ser reagendados. «Em breve darei mais informações sobre as alterações de agenda», esclarece.
Entretanto, a formalização da sua candidatura será feita esta segunda-feira, pelas 18 horas, na sede nacional do PSD, pelo coordenador da candidatura, Miguel Goulão, e pelo diretor de Campanha, Carlos Eduardo Reis, com a entrega das assinaturas dos militantes subscritores, do orçamento da campanha e da moção de estratégia global».
As eleições diretas no PSD estão agendadas para o dia 28 de maio.

PSP detém cinco condutores com álcool a mais

Durante o fim de semana, no âmbito de operações de fiscalização rodoviária e de prevenção e combate à criminalidade, o Comando Distrital da PSP informa que foram detidas cinco pessoas por condução automóvel sobe o efeito do álcool.

As detenções aconteceram em Vila Nova de Famalicão e Braga. Os cinco detidos, com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos, conduziam veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, tendo acusado uma TAS entre 1,35 e 1,97 g/l no sangue.

Tondela e Belenenses SAD descem; Moreirense vai ao play-off

Fechadas as partidas das equipas que lutavam pela manutenção na I Liga, o Tondela, que empatou com o Boavista, a dois golos, desce de divisão, tal como o Belenenses SAD que empatou a zero em Arouca.

O Moreirense que despachou o Vizela, por 4-1, vai disputar o play-off.

As restantes partidas da última jornada disputam-se ainda este sábado e no domingo, com o FC Famalicão a receber o Braga, às 18 horas.

(Foto: Moreirense FC)

Famalicão: Incêndios em Ribeirão e S. Cosme em fase de rescaldo

Na tarde deste sábado deflagraram dois incêndios no concelho de Famalicão, um em Ribeirão e outro em Vale S. Cosme.

O alerta para estas duas ocorrências aconteceu às 16h20 e às 16h26, respetivamente, e os dois sinistros já estão em fase de rescaldo.

Em Ribeiro, na Rua Trás do Pomar, inicialmente referenciado como incêndio urbano, à chegada dos bombeiros (Famalicenses e Famalicão) verificou-se que era florestal. A intervenção foi pronta e o incêndio está em fase de rescaldo.

Em Vale S. Cosme, na Rua do Tinoco, os BV Famalicenses estiveram a combater um incêndio florestal, com um carro e cinco bombeiros, estando a situação resolvida.

(Foto arquivo)

Famalicão: Bombeiros mobilizados para dois incêndios na tarde deste sábado

Na tarde deste sábado deflagraram dois incêndios no concelho de Famalicão, um urbano, em Ribeirão, e outro florestal, em Vale S. Cosme.

O alerta para as estas duas ocorrências aconteceu às 16h20 e às 16h26, respetivamente. Em Ribeiro a intervenção decorre na rua Trás do Pomar e em S. Cosme na Rua do Tinoco.

Os BV Famalicenses estão a combater estes dois incêndios. De momento não há mais pormenores sobre estas ocorrências e que meios e, eventualmente, outras corporações envolvidos no combate às chamas.