A Câmara de Braga aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a atribuição de um apoio de 200 euros por cada nascimento ou adoção no concelho, embora a oposição tenha classificado a medida de inconsequente e insuficiente.
A vereadora do PS Sílvia Sousa disse que a medida “é inconsequente enquanto incentivo à natalidade”, questionando ainda o facto de o apoio ser “universal”, independentemente das condições económicas de cada família.
“Não é por 200 euros que uma família decide ter filhos”, referiu, apelando a que a medida seja repensada, numa perspetiva de discriminação positiva de quem mais precisa.
Para Sílvia Sousa, uma política de apoio efetivo à natalidade e adoção deveria passar por medidas mais estruturantes no âmbito das creches e da habitação, designadamente.
Também a vereadora da CDU, Bárbara Barros, considerou que a estratégia demográfica deveria assentar numa rede pública de creches e no reforço da habitação pública, bem como na disponibilização de vacinas que não fazem parte do Plano Nacional de Vacinação.
A comunista admitiu que o apoio de 200 euros poderá ser uma “ajuda essencial” para algumas famílias e “muito curto” para outras, pelo que sugeriu um eventual reforço nos próximos anos.
O presidente da câmara, Ricardo Rio, disse que o apoio, mais do que um incentivo à natalidade e à adoção, deve ser visto como uma “recompensa” para quem decide aumentar o seu agregado familiar.
O autarca admitiu que o valor poderá subir nos próximos anos e vincou que o município tem uma política “muito proativa” no apoio à natalidade e às famílias.
“Há nove anos consecutivos que somos reconhecidos como autarquia familiarmente responsável”, referiu.
O apoio financeiro de 200 euros será atribuído às crianças nascidas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2023, cujos agregados familiares tenham residência fiscal em Braga no mínimo há um ano antes da data de nascimento.
O incentivo será também concedido a crianças com idade igual ou inferior a 6 anos que sejam adotadas durante este ano.
Será atribuído numa prestação única, por cada nascimento ou adoção, “mediante comprovativo de despesas efetuadas em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança”.
O apoio será atribuído a um dos progenitores, casados ou que vivam em união de facto, com quem a criança resida, ou ao progenitor que tiver a sua guarda ou ainda a qualquer pessoa singular a quem, por decisão judicial ou administrativa, a criança esteja confiada e com quem a mesma resida, nomeadamente por adoção.
O pedido de apoio terá de ser efetuado mediante o preenchimento de um formulário que deverá ser entregue no Balcão Único ou remetido por correio ou via eletrónica.
Num país de novos ricos, os hoteis sempre cheios. Por isso o povo naose manifesta. A mairia do povo trabalhador é funcionário público logo com vinculo aos ladrões
Será que todos leram a notícia antes de comentar ?
“Mais de metade das reservas são de mercados externos”
Bem vindos sejam todos os que escolhem o nosso país para passar as festividades de natal e Ano Novo!
Abençoados os portugueses que, podendo, teimam em alavancar a economia, investem no nosso pais, geram emprego e ajudam a mitigar o aperto financeiro de muitos outros portugueses !
Só é pena não haver um Natal todos os meses ! 😉
Pois muitos vivem de ajudas para tudo claro que dá pra fazer isto não tem ajudada para a renda da casa alimentação e muito mais vivem a grande
Eu não vou porque não posso mas quem pode faz muito bem a vida são dois dias á que aproveitar 👍👍
Primeiro eu,os outros que esperem 🥂🍾⭐️👍
Eu também queria ir mas os 125 € do costa não chegam
Eu também vou… Com os 125€ do Costa😂😂😂😂
Pois pois tudo á grande e á francesa depois está tudo á espera do Costa dar uns euros😁😁😁
Tudo a viver a grande !
Em Janeiro voltam as manifestações e as greves!
Portugal é rico só têm chorões.
E ainda dizem que está mau
Estou como Colombo nem sei se é melhor fazer a festa pode ser a última
Mas quem poder faz bem,e enquanto houver saúde e vontade que às vezes faz falta
Pois tudo a gozar e brava depois ao tá tudo tão caro 🤣🤣🤣
E depois dizem que a vida está muito cara,que vão às compras e a mercearia ,a carne ,a fruta etc está caro ,enfim…
É assim que se engana o Povo!!
Está tudo bem e nadamos em dinheiro 💰😂😂😂
A crise e so depois
Cada um faz o quer ne se trabalha ou rouba logo que pague o tacho e o que interessa 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Ainda dizem que a crise
Pois, mais vale morrer caloteiro que tuberculoso!
Acho bem. O problema é que alguns dos clientes, em Janeiro, vão receber a ajuda do banco alimentar e o RSI.
Depois são os 1os a “chorarem” da crise e os que engarrafam o trânsito nas gasolineiras quando o combustível sobe 1 cêntimos.
Zé Povinho no seu melhor
Acho bem! Logo que não seja á custa de pedir empréstimos á Banca…
Joana Santos
PÃO E CIRCO
Hotelaria em grande 🙃👌❗
É a tal pobreza de que se tem falado…..
As pessoas falam , mas não sabem da vida financeira de cada um . Há quem trabalhe , e faça part-time, ou até nem façam vida boa o ano toda , para poderem aproveitar mais o natal ou Ano Novo como merecem !
Acho muito bem para quem pode 🎉🎉🙏
Se não houvesse pessoas assim, a economia parava 🙂😌
Claro, algins até serão capazes de contrair um crédito pessoal
Afinal não se queixem da crise
Se os amigos e familiares do governo forem todos já ficam esgotados 😁
Parece impossível, aí dizem que está mau? Onde está a crise?