Póvoa de Varzim: Adolescente em estado grave depois de esfaqueado no Parque da Cidade

Um adolescente foi esfaqueado, na última noite, em pleno Parque da Cidade da Póvoa de Varzim.

Segundo relata a Onda Viva, o crime aconteceu na sequência de uma rixa, cerca das 00h30. Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim que asseguraram o transporte do jovem para o serviço de urgência do hospital local.

Ainda de acordo com a mesma fonte, “o rapaz terá sofrido duas facadas na zona superior do corpo e ficou com ferimentos aparentemente graves, mas encontra-se estável e não corre perigo de vida”.

Depois de dar entrada no hospital, o jovem foi submetido a uma cirurgia.

Zé Amaro, Augusto Canário e Banda Myllenium animam Expotrofa

Dois anos depois da última edição, a EXPOTROFA está de regresso com cinco dias de muitas atividades e com as habituais tasquinhas. Augusto Canário anima a noite desta quarta-feira, a partir das 21h30; na quinta-feira, o palco será para a Banda Myllenium e, no sábado, Zé Amaro dá concerto.

Com entrada gratuita, a Alameda da Estação recebe a EXPOTROFA que se assume como uma das maiores exposições da região Norte. O evento dá a conhecer as empresas da região, os artesãos locais e as associações do concelho. Tal como em edições anteriores, a oferta gastronómica está assegurada com as tasquinhas que mobilizam muitos trofenses e visitantes.

A edição deste ano encerra, no domingo, com um desfile de Moda, com a participação do comércio local na área do vestuário e acessórios, aberto a todos os estabelecimentos comerciais do concelho.

«Ao longo dos últimos 3 meses temos sentido a mobilização do nosso tecido associativo nas suas mais diversas atividades e muitos falam do regresso da EXPOTROFA. Sentimos que será um grande certame e mobilizará centenas de pessoas à Alameda da Estação. Da nossa parte tudo faremos para acolher e proporcionar momentos de convívio e lazer a todo os que nos visitarão», salienta Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

PROGRAMA

6 JULHO|QUARTA-FEIRA

19h00: Abertura Oficial; 19h15: Head Phone – Academia de Música da Trofa; 21h00: Escola Passos de Dança; 21h30: Augusto Canário

7 JULHO|QUINTA-FEIRA

20h00: A Rapaziada; 21h00: MTV4 Dance – Academia de Dança; 21h30: Banda MYLLENIUM

8 JULHO|SEXTA-FEIRS

20h00: Sons e Cantares do Ave; 21h00: Alva – Escola de Artes de Palco; 22h00: Orquestra Urbana da Trofa apresenta Variações com Paulo Praça

9 JULHO|SÁBADO

15h00: Rufos do Castro; 16h00: Charanga da Orquestra Ritmos Ligeiros; 17h00: Curinga; 20h00: Curinga; 21h00: Marcha da Trofa – Coreto D’Alameda; 22h00: Zé Amaro

10 JULHO|DOMINGO

15h00: Banda às Riscas; 17h00: Dupla Cantares ao Desafio: Domingos Soalheira e Liliana Oliveira, João Oliveira na Concertina; 19h00: Sons e Cantares D’Outrora; 21h00: Noite de Moda

HORÁRIOS: Quarta e quinta-feira, das 19 às 24 horas; sexta-feira, das 19 às 01 horas; sábado: 10 às 01 horas; domingo, 10 às 24 horas.

 

 

Famalicão: PSP detém quatro pessoas por tráfico de droga

Na tarde desta quarta-feira, no âmbito de um processo de investigação de tráfico de estupefacientes, a PSP, dando cumprimento a vários mandados de busca domiciliária e a viaturas, deteve quatro pessoas (3 homens e uma mulher) com idades compreendidas entre os 42 e 51 anos.

A operação, que decorreu na cidade de Famalicão, pelas 17h30, resultou, ainda, na apreensão de heroína para cerca de 320 doses; cocaína para 200 doses; liamba suficiente para 10 doses; 899 euros em dinheiro, uma pistola e duas viaturas.

Os detidos, que já estavam referenciados pela prática de vários ilícitos da mesma natureza, foram presentes esta quinta-feira, no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão para aplicação das respetivas medidas de coação.

Câmara da Trofa organiza visita guiada ao património religioso do Coronado

O Município da Trofa organizada, a 3 de julho, entre as 9 e as 12h30, mais uma visita ao Património Religioso do Coronado, sob a orientação do especialista em história da arte, José Manuel Tedim, filho, neto e sobrinho de Santeiros.

Os interessados devem inscrever-se até esta quinta-feira, pelo e-mail: patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou pelo telefone 252 409 290.

Esta caminhada começa no Largo do Divino Espírito Santo e terá um percurso de cerca de 3,6km com passagens pela Igreja de São Mamede do Coronado, seguido de visita à Capela de Santa Eulália, passando pela Igreja de São Romão do Coronado e terminando na Capela do Divino Espírito Santo.

A Freguesia de São Mamede do Coronado e a história do território trofense é marcada por oficinas de produção de arte sacra onde os santeiros esculpem e pintam imagens religiosas. Esta visita pretende divulgar o património cultural, material e imaterial, associado ao saber-fazer dos Santeiros do Vale do Coronado, dando ao conhecer os artistas, técnicas e histórias de vida associadas ao ofício, projetado internacionalmente por José Ferreira Thedim, autor da imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições, do Santuário de Fátima, criada em 1920.

De recordar que esta arte sacra foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e está em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

 

 

Viagens Porto – Vigo no comboio Celta a 5,25 euros

A partir de 1 de julho e até 30 de setembro deste ano, pode viajar no comboio Celta, para viagens Porto-Vigo, por apenas 5,25 euros.

Esta campanha da CP e da RENFE, decorre do sucesso das anteriores ações promocionais, particularmente a realizada entre março e maio de 2022, que permitiu registar, segundo a CP, um crescimento de procura da ordem dos 40%, face ao período homologo de 2019.

O comboio Celta liga o Porto à Galiza, com partidas diárias das cidades de Porto – Campanhã e de Vigo e paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença.

A CP recomenda a consulta de informações mais detalhadas em cp.pt ou através da Linha de Atendimento – 808 109 110 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em metalúrgica

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram, na manhã desta quarta-feira, acionados para uma situação de incêndio numa metalúrgica localizada da freguesia de Lousado.

O incidente aconteceu cerca das 09h30, na Rua do Carvalhinho, naquela freguesia famalicense.

Segundo os soldados da paz, os colaboradores da empresa “antes da chegada dos meios de socorro, implementaram os procedimentos previstos no plano de emergência e, desta forma, contribuíram de forma decisiva para mitigar a situação”.

Do fogo não resultaram vítimas, apenas danos materiais, informa a mesma fonte.

Para o teatro de operações foram enviados 3 veículos com 9 elementos.

Imagem: B.V.Famalicão

Famalicão: Um ferido em colisão na freguesia de Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na sequência de uma colisão entre viaturas, na freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, avança o Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.

O sinistro aconteceu cerca das 11h10, na Rua da Indústria.

Ainda segundo a mesma fonte, para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, apoiados pela VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.