Póvoa de Varzim: Surfista e nadador salvam homem de morrer afogado na Praia da Estela

Na manhã desta segunda-feira, um homem de 46 anos foi retirado do mar da Póvoa de Varzim.

A vítima, que estava com o filho na água, numa praia da freguesia de Estela, tentou sair do mar quando percebeu que se estava a afogar.

Nas proximidades, estava um surfista que avançou de imediato para o mar, depois de alertado pelo filho da vítima que havia conseguido sair da água.

O homem foi assistido pela equipa d’Os Delfins e, mais tarde, pelos Bombeiros da Póvoa de Varzim.

Depois de estabilizado foi levado para o Hospital Pedro Hispano.

Fonte: Mais/Semanário

7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Jovem de 17 anos detido por conduzir sem carta no centro da cidade

Na tarde desta quarta-feira, por volta das 14h30, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um jovem de 17 anos na cidade de Vila Nova de Famalicão, na Rua Luís Barroso. A detenção ocorreu porque o jovem não possuía qualquer documento que o habilitasse a conduzir veículos motorizados.

A situação foi detetada pelos agentes da PSP que patrulhavam a zona e que se aperceberam de que o jovem conduzia um veículo sem qualquer licença de condução. Após a intervenção policial, o jovem foi detido e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Jovem acabou detido depois de ameaçar e tentar agredir PSP

Agentes da PSP detiveram, esta quarta-feira ao final da tarde, na Rua D.Sancho I, no centro de Famalicão um jovem de 22 anos.

Na sequência da detenção terá estado um episódio onde com ameaças e tentativa de agressão.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Médicos e enfermeiros portugueses faltam ao trabalho mais do que nunca

O absentismo por razões de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal aumentou 54% em 2022 em relação a 2019, totalizando três milhões de dias de ausência ao trabalho por doença. Médicos e enfermeiros citam a junção do cansaço e desmotivação devido às fracas condições de trabalho como causa.

O rácio enfermeiro/doente em Portugal está abaixo da média da OCDE e a Ordem dos Médicos aponta negligência do governo em avaliar o atual capital humano do SNS.

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares apresentará em breve os resultados de um barómetro realizado em colaboração com a Direção Executiva do SNS.

Fonte: JN

HumanitAVE entrega material escolar e equipamentos do F.C.Famalicão na Guiné-Bissau

A associação HumanitAVE, com sede na freguesia de Pedome, em Famalicão, realizou esta semana a entrega de kits escolares à escola de Facan, na Guiné-Bissau. Esta iniciativa foi realizada graças à campanha “Ajuda a Aprender”, promovida pelo Futebol Clube de Famalicão.

Além da distribuição de material escolar, a comunidade local também recebeu alguns equipamentos do emblema famalicense.

A HumanitAVE, que tem como objetivo ajudar as populações mais desfavorecidas, está atualmente na Guiné-Bissau numa missão humanitária de duas semanas. Esta associação já desenvolveu vários projetos de solidariedade internacional, contribuindo para a melhoria das condições de vida de muitas comunidades.

T-Rex anunciado para as Antoninas’23: Concerto dia 10 de junho na Praça D.Maria II

Depois de anunciados os Xutos e Pontapés e Maninho, é vez de T-Rex também se juntar ao leque de artistas que vão animar as Festas Antoninas de Famalicão, na Praça D.Maria II.

T-Rex é um artista português nascido em 1994 em Viana do Castelo. Desde muito jovem, teve uma forte paixão pela música e começou a produzir e gravar as suas próprias faixas em casa.

O artista começou a ganhar notoriedade na cena musical portuguesa com a sua música eletrónica, que se destacava pela sonoridade experimental e inovadora. Em 2015, T-Rex lançou o seu primeiro EP intitulado “Echoes”, que foi bem recebido pelos críticos e público em geral.

Desde então, T-Rex tem continuado a produzir e lançar novas músicas, tendo já colaborado com vários artistas portugueses e internacionais. O seu estilo musical é influenciado por uma variedade de géneros musicais, como o hip hop, a música eletrónica e o rock.

O concerto de T-Rex está marcado para dia 10 de junho.

Portugal está entre os maiores consumidores de água engarrafada do mundo

Portugal é o 35º país do mundo com maior consumo de água engarrafada, com mais de 50 litros per capita em 2021, segundo um estudo da ONU. O país, que tem uma boa qualidade de água de torneira, integra a lista dos 50 principais países em consumo de água engarrafada, liderada por Singapura com 1.129 litros. O consumo total de água engarrafada em Portugal em 2021 foi de cerca de um milhão de litros, de acordo com o relatório “Indústria da Água Engarrafada: Análise de Impactos e Tendências”.

Apesar de Portugal ter uma das melhores percentagens de água segura em Portugal continental, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) com 98,96%, a água utilizada pela indústria de água engarrafada pode levar ao esgotamento dos recursos hídricos subterrâneos em áreas de grande consumo em muitas partes do mundo. O estudo do Instituto Universitário para a Água, Ambiente e Saúde da Universidade das Nações Unidas abrange 109 países e alerta que mais de dois mil milhões de pessoas em todo o mundo dependem de águas subterrâneas como a sua principal fonte de água.

O relatório também chama a atenção para a relação entre o consumo de água engarrafada e a poluição por plástico, lembrando que os recipientes de plástico representam de longe a embalagem mais comum utilizada na indústria e que os materiais plásticos podem levar até 1.000 anos para se degradarem.

No Dia Mundial da Água, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ressaltou a necessidade de aumentar a consciencialização sobre a crise global da água e o agravamento das situações estruturais de escassez. Já o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou para o facto de a humanidade estar a esgotar os recursos hídricos do planeta, antes do início da Conferência da Água de 2023 das Nações Unidas, sobre as necessidades de milhares de milhões de pessoas, em risco perante uma iminente crise hídrica mundial.