PRESIDENTE DO FAMALICÃO REAGE AOS DESACATOS EM COIMBRA

O Futebol Clube de Famalicão reagiu aos episódios de violência, protagonizados por adeptos do Académica de Coimbra, na tarde deste domingo, no final do Académica – Famalicão.

 

Comunicado

O Futebol Clube de Famalicão e os seus adeptos deram hoje em Coimbra uma demonstração de claro apoio e fervor clubístico.

Tal demonstração, além de ser apanágio da nossa cidade e adeptos, vai de encontro ao que enquanto representantes do clube defendemos para um crescimento sustentado e no caminho que definimos para nos fazer crescer.

O Raça e Paixão de um apoio inequívoco – seja onde for – que prestam à nossa equipa, ficou uma vez mais demonstrado pelos mais de 500 adeptos que estiveram nas bancadas do estádio Cidade de Coimbra. É com eles que vamos continuar a fazer o nosso percurso e em defesa do espetáculo de futebol, que temos de repudiar as lamentáveis agressões registadas no final do jogo.

No final da partida registaram-se incidentes com arremesso de cadeiras das bancadas superiores do estádio em direção ao setor onde estavam os adeptos do Futebol Clube de Famalicão, que depois foram encaminhados para o exterior quando não estavam ainda criadas as condições de segurança necessárias para a sua saída.

Lamentavelmente entendemos que não foram tomadas as medidas preventivas que um jogo de mais de 4000 mil adeptos exigia. A força policial com 11 elementos é manifestamente escassa para conseguir conter qualquer alteração da ordem pública, como foi o caso.

O Futebol Clube de Famalicão promove todas as semanas a apologia de um espetáculo desportivo e procuramos dar contributos positivos para que, dentro e fora das quatro linhas, o futebol seja e saia valorizado.

Nós, Futebol Clube de Famalicão, não nos vamos desviar do caminho que temos definido e continuar a defender aqueles que, domingo após domingo, acompanham a nossa equipa. São famílias inteiras que hoje viveram momentos de pânico à saída do estádio. Não nos revemos nos atos registados e vamos, junto das devidas instâncias e organismos, defender intransigentemente os nossos adeptos e o futebol.

O presidente do FC Famalicão Jorge Silva

Penetra (FC Famalicão) chamado para a fase de qualificação dos sub-21

A convocatória da seleção sub-21 para os últimos três jogos da fase de qualificação para o Europeu 2023 inclui o nome de Alexandre Penetra. O defesa central do Futebol Clube de Famalicão foi chamado pelo selecionador para os jogos com Bielorrússia (dia 4 de junho, 14 horas), Liechtenstein (dia 7 de junho, 19.45 horas) e Grécia (dia 11 de junho, 20.15 horas, Estádio Cidade de Barcelos).

Alexandre Penetra estreou-se pela seleção sub-21 no passado mês de março, frente à Islândia, tendo sido titular que manteve no jogo seguinte, frente à Grécia, que permitiu a Portugal saltar para o primeiro lugar do Grupo 4.

FC Famalicão: Anúncio da continuidade de Rui Pedro Silva está por dias

Rui Pedro Silva mantém-se no comando técnico do FC Famalicão. Em entrevista exclusiva à CIDADE HOJE, que pode ver na íntegra a partir das 21 horas desta sexta-feira, Miguel Ribeiro revela que decorre uma fase de negociações «e mais uns dias anunciamos».

Rui Pedro Silva chegou ao FC Famalicão à décima sexta jornada da época passada, com a equipa no penúltimo lugar, com 11 pontos, e fechou a temporada com 39 pontos e o oitavo lugar na Primeira Liga, a segunda melhor posição de sempre do clube.

Na entrevista à CIDADE HOJE, o presidente da SAD reconhece algum «desconforto e instabilidade» nas duas últimas épocas, mas reitera «que sabemos para onde vamos», desde logo pela manutenção da equipa na principal liga nacional em «lugares de topo». O propósito de chegar à Europa (que já fugiu, por dois minutos, na Madeira) «é uma expetativa, uma ambição e objetivo», sustenta.

A continuidade de alguns jogadores que foram peças-chave, designadamente do melhor marcador, Banza, que esteve por empréstimo, «depende da vontade do jogador, embora tenhamos opção de compra».

Ao nível das infraestruturas, a SAD aguarda por novidades sobre o novo Estádio Municipal, «sendo que há um compromisso assumido pela autarquia quando foi constituída esta SAD», recorda o dirigente.

A aposta no centro de treinos mantém-se, sendo um projeto para começar durante a nova época desportiva. Miguel Ribeiro refere que após consulta e visitas a potenciais terrenos, já há um referenciado. O projeto há-de avançar em fases, «começando pelo mais necessário: relvados e estruturas de apoio».

Tudo isto e muito mais para ouvir na noite desta sexta-feira, a partir das 21 horas, no Facebook da CIDADE HOJE.

Equipa feminina do FC Famalicão fecha campeonato este sábado

A última jornada da fase de apuramento de campeão nacional, da Liga BPI, disputa-se este fim de semana.

O FC Famalicão joga em Braga, no sábado, às 11 horas, partida que vai determinar que equipa fecha o pódio nacional.

Já está definido o título nacional – Benfica, tal como o segundo lugar (Sporting) faltando apenas definir o terceiro classificado, entre famalicenses e bracarenses. A equipa de Jorge Barcellos soma 22 pontos, tantos como o Braga.

Esta partida serve, ainda, de ensaio para a final da Taça de Portugal que oporá as famalicenses ao Sporting, na tarde do dia 28 de maio, no Estádio do Jamor.

Para este jornada histórica, o clube famalicense tem à venda na Loja Oficial e na Academia os bilhetes, bem como disponibiliza transporte, tudo a 10 euros.

 

Todos ao Jamor para apoiar a equipa feminina do FC Famalicão

No tarde do dia 28 de maio, a equipa feminina do FC Famalicão disputa a final da Taça de Portugal, contra o Sporting, no Estádio Nacional do Jamor.

Para este momento singular na história do emblema famalicense, o clube continua a desenvolver uma campanha que convida os famalicenses a fazerem parte desta festa do futebol. O ingresso e transporte custam 10 euros e os interessados devem dirigir-se à Loja Oficial ou à Academia.

Vários clubes famalicenses, associando-se a este apelo e a este momento inédito no desporto concelhio, estão a partilhar nas redes sociais este convite, apelando a que todos apoiem a equipa neste importante jogo, marcado para as 17h15 do dia 28 de maio.

Futebol feminino: Famalicão B sobe à 2.ª divisão

A equipa B feminina do FC Famalicão garantiu, no passado sábado, o primeiro lugar na fase de apuramento de campeão da série sul, da terceira divisão e, deste modo, subiu à 2.ª divisão.

Este feito foi conseguido após vitória, 3-1, sobre a ID Vieirense, na Academia FC Famalicão, com golos de Érica Bispo (21’), Ana Brandão (74’) e Maria Ribeiro (92’).
O treinador da equipa, Renato Lobo, e a capitã da equipa, Ana Cruz, olham para o feito como resultado do empenho, trabalho e resiliência «das jogadoras que tudo fizeram para alcançar este objetivo».

A equipa famalicense fez um percurso memorável com apenas uma derrota num total de 22 jogos, assegurando a liderança da classificação a duas jornadas do fim da competição. O título nacional da 3.ª divisão será disputado com o vencedor da série norte – SC Braga B ou Lank Vilaverdense B.