Presidentes de Famalicão, Barcelos, Braga e Guimarães defendem construção de metro de superfície

Os presidentes de Câmara dos municípios que compõem o Quadrilátero Urbano – Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães – defendem a construção de um metro de superfície que una estas cidades. A ideia saiu reforçada da reunião que decorreu, no início desta semana, nos Paços do Concelho de Barcelos.

Para sustentar esta pretensão, os presidentes dos quatro municípios – Mário Constantino (Barcelos), Ricardo Rio (Braga), Mário Passos (Famalicão) e Domingos Bragança (Guimarães) – solicitaram junto da CCDRN e do Eixo-Atlântico dois estudos: um sobre a viabilidade económica do projeto; e outro sobre os impactos económicos e sociais que esse projeto traria para a região do Minho. Esta ideia de investimento será apresentada ao Governo, nomeadamente ao Ministro das Infraestruturas e ao Ministro da Coesão Territorial.
Os autarcas acreditam que este é um projeto estratégico para o desenvolvimento da região, reforçando que permitiria retirar pressão automobilística sobre as vias nacionais que ligam as quatro cidades. De outro modo, contribuiria para as metas da descarbonização; teria sustentabilidade ambiental; promoveria a coesão territorial, o desenvolvimento económico e a mobilidade de pessoas, nomeadamente estudantes que frequentam os estabelecimentos de Ensino Superior de cada uma das cidades do Quadrilátero.
Sustentando que os sucessivos governos não têm feito o investimento necessário nesta que é a terceira maior comunidade do país, os autarcas entendem que está na hora do Estado corrigir esta discriminação negativa e tratar a região minhota «como o tem feito nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto».

A descentralização de competências foi outro dos assuntos abordados neste encontro. Os autarcas não contestam a importância da política de descentralização, mas mostram-se «preocupados com a ligeireza com que o Estado tem tratado o assunto». Rejeitam, por isso, uma descentralização assente numa delegação de competências imposta, sem as devidas e justas compensações financeiras.

Famalicão: Jovem atropelada este sábado no centro da cidade sofreu ferimentos ligeiros

Sofreu ferimentos ligeiros e já teve alta hospitalar a jovem que, na tarde deste sábado, foi colhida por um automóvel, na Avenida 25 de Abril, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 14h50 e no socorro estiveram as duas corporações de bombeiros da cidade.

A vítima foi encaminhada para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Famalicão: Bombeiros acionados para viatura em chamas na freguesia de Arnoso Sta Maria

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, na manhã deste domingo, para um incêndio em viatura.

O incidente aconteceu cerca das 08h20, na Rua Primeiro de Novembro, na freguesia de Arnoso Santa Maria.

Segundo aquela corporação, para o local foram mobilizados oito elementos em duas viaturas.

Não há registo de feridos.

Famalicão: Riba d’Ave HC vence Torneio Abertura da AFSA

A equipa de futsal do Riba d’ Ave venceu, este sábado, o Torneio de Abertura da segunda divisão, prova promovida pela AFSA – Associação Futebol Salão Amador de Vila Nova de Famalicão.

A formação ribadavense levou a melhor sobre o Covense, numa final que apenas foi decidida nas grandes penalidades.

Foto Riba d’Ave

Famalicão: GD Natação fecha primeiro dia em segundo lugar

Terminado o primeiro dia de provas, os nadadores famalicenses somam 197 pontos, a 10 pontos do primeiro classificado e a 34 do quarto, posição que já não permite a subida de divisão.

Em femininos, a formação famalicense é 11.º classificada, com 146 pontos.

Da equipa famalicenses e em termos individuais, realce para Rodrigo Pereira, segundo nos 200m Mariposa, e a estafeta masculinos que foi terceira nos 4x100m Estilos.

No primeiro dia disputaram-se 18 das 38 provas que totalizam o programa do Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão. A União Piedense, em masculinos, soma 207 pontos à frente do Grupo Desportivo Natação (197) e Vikings Sports Club (178), clubes que estão na linha de promoção à 1.ª divisão.

Em femininos, a Associação Louzan Natação/EFAPEL lidera com 214 pontos.

Ascendem à 1.ª Divisão, os 1.º, 2.º e 3.º classificados masculinos e femininos.

O Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão é organizado pela Federação Portuguesa de Natação, em parceria com a Associação do Centro Norte de Portugal e a Câmara Municipal de Estarreja.

Famalicão: Jovem atropelada na Avenida 25 de abril

Uma jovem foi, na tarde deste sábado, atropelada no centro da cidade de Famalicão.

O acidente aconteceu por volta das 14h50 e para o local foram acionados as duas corporações de bombeiros do concelho.

A vítima deverá ser encaminhada para uma unidade hospitalar da região.

Não há informação sobre o seu estado de saúde.

Famalicão: Homem fica em estado grave depois de despiste em Oliveira S.Mateus

Um homem ficou, esta sexta-feira, em estado grave, depois do despiste da viatura que conduzia, em Oliveira São Mateus.

O acidente aconteceu em plena EN310, cerca das 18h00.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave e a VMER.

A GNR tomou conta da ocorrência.