PSD assinala dia sem carros com passeio de bicicleta

A Comissão Política Concelhia do PSD de Famalicão vai assinalar o Dia Europeu Sem Carros, domingo, dia 22, com um passeio de bicicletas pelas estradas nacionais 204 e 206, com saída de Joane.

O objetivo é chamar a atenção para o «mau estado do piso destas duas artérias nacionais em território famalicense e para a necessidade de uma intervenção que inclua a preocupação pela circulação de bicicletas».

Os social-democratas encontram-se às 9h30, no antigo campo da feira de Joane. Pretendem percorrer os 12 km até Famalicão, prosseguindo pela Estrada Nacional 204 até Brufe pela Avenida 9 de Julho, onde têm ocorrido diversos acidentes graves nos últimos meses.

Jorge Paulo Oliveira, o primeiro candidato famalicense do PSD pelas listas de Braga, diz que esta «é uma iniciativa com causas» e desafia os cidadãos do concelho «a tomarem uma atitude».

O passeio é de baixa dificuldade, não carece de inscrição e não assegura seguro de acidentes pessoais.

Combustíveis descem mas não tanto: Governo subiu imposto esta sexta-feira

Os preços da gasolina e do gasóleo vão continuar a cair, mas menos do que esperado. Esta sexta-feira, o ISP subiu 1,6 cêntimos por litro na gasolina e 2,4 cêntimos no gasóleo, descongelando o desconto que estava em vigor desde 2022.

O Governo justifica a medida como uma “reversão gradual” das taxas temporárias, seguindo recomendações da Comissão Europeia. A queda que se esperava, como os 3,5 cêntimos por litro previstos pelo ACP, já não se verifica.

Taça de Portugal: Famalicão já tem dia e hora para ir ao Dragão

Já está confirmado: o FC Famalicão joga no Estádio do Dragão no dia 18 de dezembro, às 20h45, frente ao FC Porto, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. A partida terá transmissão na Cidade Hoje, RTP e SportTV.

Os oitavos arrancam a 17 de dezembro e fecham a 23, com várias equipas da Liga a entrar em ação. Para o Famalicão, será um dos duelos mais aguardados desta eliminatória.

Famalicão: PS quer saneamento e água para todos os famalicenses

Os vereadores socialistas apresentaram uma proposta que visa o acesso de todos os famalicenses a água potável e saneamento. Tendo por base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) “Água Potável e Saneamento”, os socialistas propõem que o município assuma «como prioridade atingir uma taxa de cobertura de 100% na rede pública de abastecimento de água, bem como iniciar os trabalhos de requalificação das redes mais antigas (especialmente na área urbana do concelho), visando a sua substituição até 2029».

A proposta assenta na necessidade de assegurar que o concelho «está alinhado com as melhores práticas de sustentabilidade gestão responsável dos recursos hídricos, através de uma abordagem integrada que inclui a gestão de resíduos, a melhoria da qualidade da água, a gestão da água para atividades económicas, o consumo responsável, a redução da poluição e o respeito pelo ambiente e ordenamento do território».

Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política do PS e também vereador, diz que «são inúmeras as situações, de conhecimento de todos famalicenses, de problemas relacionados com saneamento no cento urbano».

Famalicão: Município diz que a Cultura faz parte de um território moderno

Estão a decorrer, durante esta sexta-feira, na biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda, os Encontros de Outono, uma organização do Museu Bernardino Machado, que faz parte da rede nacional de museus, com apoio do município de Famalicão.

O tema desta 25.ª edição são “As Relações Luso-Espanholas (1926-1975)”. Todos os anos o tema é diferente, sempre com convidados de relevo. Desta vez, foram convidados Fernando Rosas (Universidade Nova de Lisboa), Ramón Villares (Universidade de Santiago de Compostela); Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8); Luís Bigotte Chorão, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, entre vários outros.

Abriu a sessão o presidente da Câmara Municipal de Famalicão. Mário Passos disse que um concelho não basta ser pujante em termos económicos e ter a sua demografia a crescer, como Famalicão, «é preciso apostar na cultura e incentivar o espírito crítico». O autarca diz que é este o caminho que Famalicão quer impulsionar e dá Os Encontros de Outono como um bom exemplo. «Queremos ser, cada vez mais, um território cosmopolita, moderno e promotor de felicidade», frisou o autarca, que foi aos Encontros de Outono acompanhado pela nova vereadora da cultura, Susana Pereira.

Os temas começaram a ser discutidos por Norberto Cunha, coordenador Científico do Museu Bernardino Machado. O professor referiu-se ao tema “As Relações Luso-Espanholas (1926-1975)” como uma oportunidade para abordar as relações de vizinhança, sociais e políticas, e os problemas de fronteira (real ou imaginária) num período em que os dois países atravessavam ditaduras.

Norberto Cunha destacou a importância dos conferencistas e dos temas. Exemplos: “O exílio português em Espanha: entre solidariedades e repressão (1927-1936); “Espanha e Portugal entre a ditadura e a democracia: houve uma transição ibérica?”; “Salazarismo e Franquismo: da Nova Ordem Europeia de 1936-45 à “reserva moral do Ocidente”.

Famalicão: Vários agentes da PSP agredidos

O aparato registado ao final da manhã desta sexta-feira, junto ao posto da PSP de Famalicão, deveu-se à agressão a vários agentes da PSP.

Ao que a Cidade Hoje apurou, um agente que se encontrava de folga terá sido abordado num estabelecimento comercial por um indivíduo que há algum tempo foi multado por cometer uma contraordenação na estrada. Ao reconhecer o polícia, terá partido para agressão física. Na sequência dos desacatos, foram chamados reforços policiais e o suspeito, que se fazia acompanhar de outras pessoas, acabou por ser detido e levado para o posto da PSP de Famalicão.

Uma vez no posto, o indivíduo ainda conseguiu agredir outros agentes, sendo que um teve de receber tratamento hospital.

O suspeito, a quem lhe foi apreendida uma arma branca, ficou detido e em breve será presente a tribunal para conhecer as medidas de coação.

Famalicão: Detenção gera aparato à porta da PSP

A detenção de um homem, na manhã desta sexta-feira, gerou um forte aparato policial à porta da esquadra da PSP de Famalicão.

Várias pessoas, que contestam a intervenção das autoridades, concentraram-se em protesto à entrada do posto.

Foram pedidos reforços policiais para evitar uma eventual escalada de violência.

No local também se encontram os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

A Cidade Hoje solicitou à PSP esclarecimentos adicionais, que foram remetidos para mais tarde.