Público volta aos estádios em agosto

A garantia veio pela voz de António Costa. O primeiro-ministro revelou, esta quarta-feira, que em agosto, início da nova época desportiva, os estádios de futebol poderão ter 33% da sua capacidade ocupada. Igual medida aplica-se aos restantes recintos desportivos.

Recorde-se que em maio, antes do final da I Liga, também foi a avançada a presença de público nas duas últimas jornadas, mas tal medida nunca chegou a avançar.

Famalicão: Mário Passos agradeceu ao FAC a subida à 1.ª divisão e anunciou uma prenda

A equipa sénior de hóquei em patins do FAC, que no final da época que recentemente terminou, garantiu a subida à primeira divisão foi recebida, ao final da tarde desta quinta-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho.

O presidente da Câmara Municipal fez questão de agradecer o feito do Famalicense, «cara a cara com os responsáveis e protagonistas por este êxito desportivo que engrandece e enobrece o concelho de Famalicão». Para além do agradecimento, Mário Passos anunciou que em breve o clube vai poder utilizar o pavilhão da antiga Didáxis, em Vale S. Cosme, atualmente transformado em Centro de Vacinação.

A ARS Norte deve desativar o espaço até ao final do mês, «pelo que o pavilhão passa para rede municipal desportiva, ficando disponível para que o FAC, e outros clubes, o possam utilizar». Fica, assim, resolvida a eterna questão de falta de espaço no Pavilhão Municipal que alberga centenas de atletas distribuídos por várias modalidades do emblema mais eclético do concelho.

De volta ao agradecimento do Município, Mário Passos, que teve a seu lado o vereador do Desporto, Pedro Oliveira, estendeu o seu reconhecimento à direção, equipa técnica e atletas, estes últimos, «pelo esforço, dedicação e competência» que lhes permitiu fechar a época com o primeiro lugar da zona Norte. O autarca pediu que «continuem a superar-se e nós estaremos sempre perto de vós, porque juntos somos mais fortes». De resto, o edil destacou que para além dos ganhos desportivos que uma subida à 1.ª divisão representa, «há importantes ganhos sociais e económicos para todos. O concelho ganha mais notoriedade e prestígio e, deste modo, promovemos, ainda, mais este território».

O presidente do Famalicense Atlético Clube, Nuno Neves, retribuiu os elogios de Mário Passos, considerando que o apoio municipal «foi fundamental para o sucesso desportivo». Necessariamente prestou, também, o devido tributo a toda a estrutura que garantiu o regresso à 1.ª divisão.

Já com os olhos postos na nova época, o dirigente afirma que a “espinha dorsal” do plantel vai manter-se, agora orientado por Jorge Ferreira, que substitui o treinador Vítor Silva, um dos responsáveis pelo sucesso desportivo. O objetivo «é estabilizar na 1.ª divisão, mas a ambição ninguém nos pode tirar».

Em termos orçamentais a exigência será superior, pelo que Nuno Neves espera que a subida ao patamar maior do hóquei patinado abra a portas de novos patrocinadores «que passarão a ter mais notoriedade, porque vamos jogar com alguns dos maiores emblemas mundiais da modalidade» naquele que é considerado o melhor campeonato do mundo.

 

Famalicão: Davide Figueiredo sagra-se campeão do mundo de corta-mato

O atleta famalicense sagrou-se, esta quinta-feira, campeão do mundo de corta-mato, competição disputada em Tampere, Finlândia.
Davide Figueiredo antecipava como objetivo entrar no pódio, mas conseguiu fazer os 8km da prova em 24:20, sendo o vencedor no escalão M50.
Mais um feito do atleta que é natural de Lousado, dado que em maio passado, no Europeu de Estrada, venceu a meia maratona, os 10 e 5 km, conquistando três títulos europeus no mesmo escalão.

Théo Fonseca espera marcar muitos golos ao serviço do FC Famalicão

O jovem Théo Fonseca é uma das caras novas da versão 2022/2023 do FC Famalicão. Ostentando o estatuto de jogador revelação da Liga 3 e muitos golos ao serviço do FC Felgueiras 1932, o avançado, que também espera marcar muitos ao serviço do clube famalicense, diz que «primeiramente, quero ajudar a equipa a vencer» e define-se como um jogador que trabalha muito na frente: «nunca desisto de uma bola e sou bom a finalizar».

Ainda a dar os primeiros passos no clube, o jovem jogador de 21 anos, apresenta-se aos adeptos a quem pede «apoio do primeiro ao último minuto. Sei que nunca desistem e é deste apoio que nós queremos».

O interesse do FC Famalicão representa «um salto muito alto. Estou num lugar onde muitos jogadores da Liga 3 gostariam de estar e, por isso, tenho que trabalhar muito para mostrar que mereço estar aqui». Théo fez formação em clubes franceses, em 2018 chegou ao Vitória SC, onde esteve duas épocas, tantas como no Felgueiras até ser “chamado” para o FC Famalicão.

Covid-19: Isolamento de doentes passa de sete para cinco dias

A ministra da Presidência anunciou, esta quinta-feira, que o período de isolamento por covid-19 vai passar de sete para cinco dias e que a situação de alerta devido à pandemia mantém-se até ao final do mês de julho.

Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva promete novidades para os próximos dias, garantindo que vão continuar a vigorar regras do uso de máscaras em determinadas situações, como transportes públicos. A exigência do certificado digital para entrar no país vai deixar de ser obrigatória, referiu a Ministra.

Famalicão: Presidente da Câmara recebe equipas do FAC e Riba d´Ave

Ao final da tarde desta quinta e sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal, recebe as equipas de hóquei em patins do FAC e do Riba d´Ave, formações que garantiram, na época passada, o regresso ao principal escalão da modalidade.

O Famalicense venceu a zona Norte, enquanto que os ribadavenses terminaram a prova no segundo posto.

No salão sobre dos Paços do Concelho, a primeira formação a ser recebida é o FAC, às 18h30, desta quinta-feira. Amanhã, sexta-feira, às 18 horas, é a vez do Riba d´ Ave.

 

Famalicão: Abriram as inscrições para a prova Famalicão-Joane

Já pode inscrever-se para a tradicional prova de atletismo Famalicão-Joane. Com uma taxa de apenas 5€ até ao dia 31 de julho, as inscrições devem ser feitas na plataforma da Federação Portuguesa de Atletismo: https://fpacompeticoes.pt/1584/inscrever

A 22.ª edição desta jornada de atletismo, uma organização da Associação Teatro Construção, decorre no dia 2 de outubro, com partida às 10H00 em Vila Nova de Famalicão, junto à Rotunda da Paz, na Avenida Marechal Humberto Delgado, rumo à vila de Joane.
Para além da corrida principal, o programa inclui, novamente, a caminhada Vermoim Joane (4km) e do Bike Tour Famalicão Joane (12Km).