Radares já conseguem apanhar quem vai ao telemóvel

A novidade já se encontra a ser testada na Austrália. Atualmente aquele país tem 45 câmaras de deteção equipadas com flash infravermelho, avança o portal de informação tecnológica pplware.

Por questões de privacidade e também por não cumprirem os requisitos, o sistema elimina todas as imagens que não sirvam para a deteção dos condutores.

Veja como funciona este sistema:

Famalicão de prata na Taça de Portugal de Boccia Sénior

A Câmara Municipal, através da seleção de Boccia Sénior, participou na Taça de Portugal Individual 2021/2022, realizada no dia 26 de maio, em São João da Madeira. Esta competição teve a participação de 64 atletas de todo o país.

A seleção famalicense esteve representada por cinco atletas, com destaque para Plácido Miranda que conseguiu a prata, depois de perder, na final, com uma atleta da maia. A participação famalicense teve a coordenação técnica Luís Silva e Vânia Pinheiro.

 

Famalicão: Ricardo Costa/Rui Vilaça vencem no Rali de Portugal

Inseridos na Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, competição monomarca, a dupla famalicense Ricardo Costa / Rui Vilaça venceu um Rali de Portugal muito duro, depois de uma boa luta com o também famalicense Miguel Campos, navegado por Nuno Rodrigues da Silva, com 22.9s a separar as duas equipas, mas com muitos acontecimentos pelo meio.

Ricardo e Miguel tiveram, ao longo da prova, os seus problemas, que permitiram “cavar” diferenças entre ambos, mas logo diminuídas pelos vários percalços técnicos que tiveram ao longo da jornada. No final, a vitória foi para Ricardo Costa, com uma diferença de 22.9s.

«É um excelente resultado para a nossa equipa, que tem trabalhado arduamente na preparação das provas para estar ao mais alto nível nesta competição». Por isso, Ricardo Costa agradece «a todos e não posso deixar de enviar um agradecimento especial aos administradores da Macedo & Macedo – Toyota, por todo o apoio e empenho que nos têm dado».

Com três provas realizadas, Miguel Campos lidera este troféu, com 59 pontos, mais um que Ricardo Costa.

Todos ao Jamor para apoiar a equipa feminina do FC Famalicão

No tarde do dia 28 de maio, a equipa feminina do FC Famalicão disputa a final da Taça de Portugal, contra o Sporting, no Estádio Nacional do Jamor.

Para este momento singular na história do emblema famalicense, o clube continua a desenvolver uma campanha que convida os famalicenses a fazerem parte desta festa do futebol. O ingresso e transporte custam 10 euros e os interessados devem dirigir-se à Loja Oficial ou à Academia.

Vários clubes famalicenses, associando-se a este apelo e a este momento inédito no desporto concelhio, estão a partilhar nas redes sociais este convite, apelando a que todos apoiem a equipa neste importante jogo, marcado para as 17h15 do dia 28 de maio.

Famalicão: Pedro Almeida promete competitividade no Rali de Portugal

Ao volante de um Skoda Fabia, Pedro Almeida e Mário Castro vão disputar o Rally de Portugal, prova do WRC – Campeonato do Mundo de Ralis que se realiza entre quinta-feira e domingo, entre Coimbra e Matosinhos. A dupla está inscrita no WRC2 e no CPR – Campeonato de Portugal de Ralis.

«O nosso foco é o CPR e estar bem, em especial nas classificativas que pontuam para o Campeonato de Portugal», salienta Pedro Almeida.

Pedro Almeida, que vai para a quarta participação, diz que quer «desfrutar do evento, mas impondo-nos a responsabilidade de sermos muito competitivos, de dar o máximo e continuar a aproximação aos registos dos pilotos mais rápidos do CPR, somando pontos no campeonato».

O famalicense salienta ainda a dureza da prova, que exige atenção aos pilotos nacionais. «Temos trabalhado muito na preparação e confiamos na fiabilidade do Skoda Fábia, fundamental para cumprir os nossos objetivos. No Rally de Portugal partimos mais atrás, já encontramos o terreno degradado e isso exige-nos cuidados redobrados», aponta o piloto.

O Rally de Portugal começa esta quinta-feira com uma curta super especial em Coimbra e prolonga-se até domingo, com final em Matosinhos. A classificação do CPR- Campeonato de Portugal de Ralis fica fechada no final de sexta-feira, após a realização da especial de classificação 9, a super especial de Lousada.

GNR detém 233 condutores sob o efeito do álcool

A Guarda Nacional Republicana realizou, entre os dias 6 e 12 de maio, um conjunto de operações em todo o país, tendo em vista a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.

Destas ações, e segundo comunicado emitido este sábado, há a registar 532 pessoas detidas, 233 das quais por condução sob o efeito do álcool e 135 por condução sem o devido título legal.

Foram, ainda, detidas 12 pessoas por violência doméstica, 22 por tráfico de droga, 10 por posse de ilegal armas e uma por incêndio florestal.

Na fiscalização rodoviária, a Guarda contabilizou neste período 7 911 infrações, entre as quais se destacam 1 734 por excessos de velocidade; 471 por falta de inspeção periódica obrigatória; 435 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; 393 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; e 255 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

António Rios Amorim assume COTEC Portugal e Isabel Furtado continua na direção

O presidente da Corticeira Amorim é o novo líder da direção da associação empresarial para o triénio de 2022 a 2025, sucedendo à famalicense Isabel Furtado que continua na estrutura diretiva.

Na Assembleia Geral da COTEC Portugal, que se realizou na tarde desta quarta-feira, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, foi reconduzido na presidência da Mesa da Assembleia Geral, Vasco de Mello, presidente do Conselho de Administração da Brisa Auto-Estradas de Portugal; António Portela, CEO da BIAL é o novo presidente do Conselho Geral e Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, o presidente do Conselho Consultivo. O Conselho Fiscal será presidido por Pedro Caeiro, director comercial do Millennium BCP.

Cessou funções Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, que continua na direção da associação, assim como Manuela Tavares de Sousa, presidente da Imperial, a quem se juntaram os gestores José Rui Marcelino, CEO da Almadesign e António Redondo, CEO da Navigator.

A COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação conta com 331 Associados e tem como missão promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país.