Reforço: Ivo Pinto passa do Famalicão para o Rio Ave

Ivo Pinto foi apresentado este fim de semana como uma das novidades para a nova época do Rio Ave.

O jogador de 30 anos, que na temporada anterior vestiu a camisola do Futebol Clube de Famalicão, por empréstimo do Dínamo de Zagred, é agora aposta da equipa de Vila do Conde, também cedido pelo emblema croata.

Famalicão: Equipa de futsal derrotada pelo Benfica

Na abertura da nona jornada da Liga Placard futsal, o FC Famalicão viajou até Lisboa para defrontar o campeão nacional em título, líder da classificação e perdeu, por 4-2.

Ao final da tarde desta sexta-feira, a primeira parte não teve golos. O Benfica começou melhor e criou várias oportunidades; o FC Famalicão também ameaçou a baliza de Léo Gugiel que foi obrigado a algumas defesas complicadas.

O Benfica abriu as hostilidades logo no reatamento, com dois golos. Quando as duas equipas jogavam em “3×3” – por expulsão de Amílcar e do guarda-redes benfiquista – , Alan Gitahy reduziu, mas a resposta contrária foi rápida e elevou o marcador para 4-1. Já no último minuto, Rodrigo Pereira reduziu para o Famalicão e fixa o marcador em 4-2.

Apesar do desaire, a formação de Kitó Ferreira está a fazer um bom campeonato na época da estreia entre as melhores equipas nacionais.

O Famalicão mantém os 11 pontos e na próxima quarta-feira recebe o Sporting, segundo da classificação.

Famalicão: Zabiri bisa na derrota com o Paços de Ferreira

Na manhã desta sexta-feira, o FC Famalicão recebeu, no Estádio Municipal, o Paços de Ferreira, formação da segunda liga, para um jogo de preparação. A equipa de Hugo Oliveira perdeu, por 2-4, sendo que os dois golos famalicenses foram marcados por Zabiri, o jovem que pontificou no último mundial sub-20.

Recorde-se que está a decorrer uma pausa competitiva para compromissos das seleções e o FC Famalicão tem vários jogadores fora: Mathias de Amorim, nos sub-21 portugueses; Léo Realpe na seleção nacional do Equador e Pedro Bondo em Angola. Gustavo Sá também foi chamado para os sub-21, mas regressou a Famalicão para recuperar de um problema físico contraído no encontro com o FC Porto.

Foto FC Famalicão

Observatório de práticas de inovação social apresenta resultados na Trofa, Santo Tirso e Maia

camara trofa municipio

Sob o mote “Inovar para Transformar: Para um setor social com mais impacto e sustentabilidade”, o Seminário de Encerramento realiza-se na próxima segunda-feira, às 17h00, na Fábrica de Santo Thyrso, e marca o culminar de um percurso de diagnóstico, formação e cooperação entre instituições.

O Observatório de Práticas de Inovação Social da Área Metropolitana do Porto – Interior Norte apresenta as conclusões do trabalho dedicado à capacitação e partilha entre dezenas de IPSS dos municípios da Trofa, Santo Tirso e Maia.

O Observatório é uma iniciativa territorial que visa promover práticas de inovação social e surge como resposta à necessidade de articular entidades locais e reforçar redes de cooperação.

O programa inclui a apresentação das “Lições e Resultados do Observatório” e a Mesa Redonda “Práticas que Transformam”, com a participação de vários oradores e projetos de referência nacional – Infância: Projeto CreSer – Mariana Aroso Rodrigues (Associação Bagos D’Ouro); População Sénior: Projeto Musicalidade – Maria Amélia Ferreira (Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses) e Deficiência: Projeto MAIS – Vera Vaz (CERCI Braga).

O seminário é gratuito, mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita aqui. https://forms.office.com/e/7wP8W0uHpw.

Trofa: Mensagens em bancos de jardim assinalam dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, no dia 25 de novembro, com uma campanha de sensibilização espalhada por vários espaços públicos do concelho.

Como principal instrumento de alerta e reflexão, serão colocadas frases inspiradoras e educativas em diversos bancos de jardim, nomeadamente na Alameda, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, bem como em outros locais nas restantes freguesias do concelho.

Mensagens como “Neste banco, o respeito repousa. Que ele esteja presente em cada uma de nós”, “Mulheres livres constroem um mundo melhor”, “Respeitar as mulheres é semear justiça”, “Respeito é a base de qualquer relação.” e “O silêncio também dói. Quebre-o.” pretendem reforçar valores como respeito, igualdade, empatia e não violência.

Será também promovida a divulgação do vídeo institucional desenvolvido em 2024 que alerta para o flagelo da violência doméstica e apela à necessidade de prevenir, denunciar e agir.

Com estas iniciativas, a Câmara Municipal reafirma o seu compromisso na promoção dos direitos humanos, na defesa da igualdade de género e na prevenção da violência contra as mulheres, mobilizando a comunidade para um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa, segura e solidária.

Trofa assinala Dia Internacional das Cidades Educadoras

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa vai assinalar o Dia Internacional das Cidades Educadoras, dia 28 de novembro, com a realização da iniciativa “Ler é Cuidar — Encontro de Gerações pela Leitura”, uma atividade que junta seniores e crianças num momento de partilha e aprendizagem.

A atividade irá fortalecer os laços entre gerações e valorizar a partilha de saberes, em articulação com os seniores do Centro Comunitário Municipal da Trofa e as crianças do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Trofa.

“O espírito de uma Cidade Educadora é um espaço onde todos aprendem com todos. Ao juntar crianças e seniores em torno da leitura, promovemos não apenas o conhecimento, mas também o cuidado, o respeito e a empatia entre gerações”, salienta Sérgio Araújo, Presidente da Câmara Municipal.

Recorde-se que, no início deste ano, o Município da Trofa aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma associação sem fins lucrativos que fomenta a colaboração entre governos locais de todo o mundo, reconhecendo que a educação deve ultrapassar as paredes da escola e estar presente em toda a sociedade.

Famalicão: Diogo Tavares é baixa para vários meses

O jogador de futsal do FC Famalicão sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo – rotura do ligamento cruzado anterior – que o vai afastar dos pavilhões durante vários meses.

Diogo Tavares confirmou a lesão numa publicação nas redes sociais. O jogador não será opção de Kitó Ferreira para muito tempo, a começar já esta sexta-feira, em casa do líder do campeonato, o Benfica, partida marcada para as 19h30.