Regionalização, ética e liberdade marcam comemorações do 25 de abril em Famalicão

“Há uma tendência que evidencia um Estado cada vez mais afastado, cada vez mais indiferente, mais fechado no seu casulo, isolado do contexto nacional. Um estado que não conhece a realidade, que não pisa o terreno, que não fala com as pessoas”. O crescente centralismo dos órgãos do Estado foi uma das principais preocupações deixadas, esta quinta-feira, nas comemorações do 45.º aniversário do 25 de abril, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha. O autarca que abriu a sessão solene comemorativa que decorreu nos Paços do Concelho, com uma análise crítica ao Estado administrativo e legislativo atual, afirmou que “não queremos um Estado que seja indiferente ao território onde exerce as suas funções, não queremos um Estado que se refugie em Lisboa numa posição centralista, eximindo-se das suas responsabilidades e ignorando a realidade, onde os gráficos são mais importantes que as pessoas”.

Defensor assumido em diversas ocasiões da regionalização e reconhecido a nível nacional pelas suas ideias descentralizadoras do Estado, Paulo Cunha afirmou que “é fundamental reivindicar uma mudança”.“Queremos um Estado consciente, atuante, próximo, não só do ponto de vista físico, mas também da intuição, que consiga auscultar a comunidade”, afirmou acrescentando que “algo tem que ser feito”. “Nós queremos governantes que conheçam o país real, que respirem o mesmo ar das comunidades, não queremos governantes que tomem o todo pela parte”.

Mas o autarca famalicense aproveitou a presença de todos os partidos políticos com estrutura concelhia para abordar outra questão atual, a ética e o Estado legislador. Referindo-se mais uma vez a uma“tendência crescente” dos órgãos nacionais, Paulo Cunha afirmou “temos um Estado com tiques legislativos, um Estado que sente que fazer uma lei é sempre a melhor solução, como se as leis fossem resolver os problemas da comunidade”.

Para o autarca “é preciso saber combater esta tendência, que é mais uma tentação do Estado moderno”.Mas Paulo Cunha foi ainda mais longe e referiu que “mais recentemente legisla-se acerca da ética”, numa clara alusão às ligações familiares entre os membros do Governo.

“Aquilo que são os comportamentos, as condutas, as ações, aquilo que resulta da perceção que cada um tem acerca do exercício dos poderes públicos e políticos está agora a ser acoplado numa qualquer previsão legislativa e isto é o extremo do desnorte legislativo em Portugal”, salientou. Aliás para o presidente de Câmara, esta tendência “é um erro e é muito preocupante, porque constitui também um risco para a democracia”.

Apesar de todas as preocupações demonstradas, Paulo Cunha não tem dúvidas em afirmar que “o 25 de abril valeu a pena e sempre valerá a pena, mas é fundamental que não nos acomodemos pensando que tudo está feito para que eternamente tenhamos liberdade e democracia”.

Esta mesma ideia foi sublinhada pelo presidente da Assembleia Municipal de Famalicão, Nuno Melo, que encerrou a cerimónia.

Para o responsável “o 25 de abril é muito mais do que esta cerimónia, é lutando todos os dias pela liberdade”, aliás “a democracia não se faz em sessões que se realizam uma vez por ano, a democracia exerce-se através da liberdade”. Neste âmbito, Nuno Melo fez um forte apelo ao voto, salientando que “o voto é a essência da democracia”, recordando a elevada taxa de abstenção nas eleições, principalmente entre os jovens “o que contradiz abril”.

Refira-se que a sessão solene do 25 de abril foi presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, e contou com intervenção de representantes de todos os partidos políticos com estrutura concelhia – PSD, CDS, PS, BE e CDU.

Famalicão: Décima edição do Festival de Cinema Jovem apresentada sábado

Este sábado, dia 27 de abril, às 16h30, na Casa da Juventude, será apresentado o Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que vai para a 10.ª edição.

Os atores Isabela Valadeiro, Carla Chambel, João Amaral e Lucas Dutra e os jornalistas/críticos de cinema Rui Pedro Tendinha e Tiago Alves são algumas das personalidades da sétima arte que este sábado marcarão presença em Famalicão.

Para além da apresentação do Ymotion’24, a sessão ficará ainda marcada pela inauguração da mostra cinematográfica escolar “Juventude em Foco”, com curtas metragens e projetos premiados nas últimas edições do festival, realizadas por estudantes de Multimédia da Escola Padre Benjamim Salgado, de Joane, e do curso de Audiovisual da Escola Camilo Castelo Branco, em Famalicão.

Será ainda exibido o Making Of do filme “Revolução (Sem) Sangue”, com a presença do realizador Rui Sousa e de parte do elenco do filme.

Famalicão: AE D. Maria II obtém terceiro lugar no XVII Congresso Nacional Cientistas em Ação

O trabalho desenvolvido pelos alunos do Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento D. Maria II foi novamente reconhecido com o 3.° Prémio no XVII Congresso Nacional Cientistas em Ação, organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, que teve lugar nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2024.

O Clube Ciência Viva na Escola D. Maria II congratula-se com «o excelente trabalho desenvolvido pelos alunos no presente ano letivo, sendo os prémios e galardões recebidos como um incentivo para continuar a motivar os alunos para a ciência e para o prosseguimento de estudos na área científica e tecnológica».

Estão de parabéns os alunos Bruna Novais, Duarte Azevedo, Afonso Fernandes e Tomás Oliveira, premiados pelo caráter inovador do projeto; um trabalho que tinha como foco o estudo da influência do pH e da exposição solar na quantidade de mioplásticos detetada na água engarrafada destinada a consumo humano. Além do trabalho premiado, mais três alunas do clube (Inês Fernandes, Diana Teixeira e Mariana Pinto) apresentaram um outro trabalho sobre o potencial antimicrobiano das ervas usadas em chás e mezinhas das nossas avós.

Recorde-se que o Congresso Nacional Cientistas em Ação tem como principais objetivos fortalecer a rede de contactos entre escolas e potenciar a troca de ideias e experiências entre alunos, professores e cientistas. Pretende promover o espírito científico dos jovens, através do incentivo à realização de projetos de investigação com uma forte componente de trabalho experimental. Cada comunicação é apresentada e defendida perante colegas, investigadores, cientistas e elementos do júri, em painéis, à semelhança de um verdadeiro Congresso Científico, havendo, ainda, lugar a uma mostra de maquetes e montagens experimentais para melhor ilustrar os trabalhos desenvolvidos e os resultados alcançados.

Árbitro Manuel Oliveira dirige jogo entre Estoril e Famalicão

Manuel Oliveira, árbitro da Associação de Futebol do Porto, vai dirigir a partida entre o Estoril e o Famalicão, da 31.ª jornada da Liga Betclic.
Carlos Campos e Hugo Santos são os assistentes, enquanto que Vítor Ferreira é o 4.º árbitro. André Narciso e Vasco Marques (VAR/AVAR).
O jogo está marcado para as 18 horas de domingo. A equipa treinada por Vasco Seabra é décima quarta, com 30 pontos, enquanto que a formação de Armando Evangelista é oitava, com 36 pontos.

Famalicão: Equipa de Oliveira Santa Maria conquista vários pódios em Itália, Espanha e Portugal

A equipa Pegasus OCR ProTeam, de Oliveira Santa Maria, conquistou, no passado fim de semana, vários pódios em provas distintas.

Em Itália, Filipe Batista foi terceiro, M35-39, na “Spartan de Gubbio”; em Espanha, Ricardo Campos venceu o Age Group, M25-29, na “O Caminho Race”, realizada em Zinxo de Limia.

Em Portugal, no “Ultra Geira Romana” a equipa venceu a classificação coletiva, com Nélson Loureiro (que também venceu a prova), Luciano Pereira e Hélder Rodrigues.

Estes bons resultados juntam-se aos alcançados no fim de semana anterior, com a participação no Fireman do Sabugal, segunda etapa da Liga OCR Portugal e a contar também para a Taça de Portugal. Nesta prova, a equipa conquistou os 3 primeiros lugares da geral masculina e 11 pódios em grupos de idade.

Famalicão: Floresta BTT propõe desafio 140 e 90km por caminhos florestais e estradas secundárias

Está para breve – 4 de maio – mais uma edição do Argatintas Adventure, uma iniciativa do Floresta BTT que apresenta dois percursos, um de 140 km e outro de 90 km que serão percorridos por mais de três centenas de betetistas.

O percurso principal, conhecido por Percurso ABV, é um desafio de superação pessoal, exigente física e mentalmente, com todos os condimentos de uma ultramaratona de BTT. O ponto mais distante é o alto do Talefe, em Vieira do Minho. Além dos municípios de Famalicão e Vieira do Minho, os atletas vão, também, passar por caminhos florestais e estradas secundárias dos territórios de Braga, Póvoa de Lanhoso e Guimarães. Sendo o traçado mais difícil é, curiosamente, aquele que reúne maior número de inscritos.

O outro percurso – uma novidade nesta 4.ª edição –, conhecido por Percurso Maia, Machado e Maia, tem como local mais distante a capela da Senhora da Lapa, também em Vieira do Minho.

Os atletas poderão, então, escolher entre estes dois percursos que são sequenciais e desfrutar de uma aventura de BTT pura e dura. Com um kit de ofertas bem recheado, os atletas que concluírem com êxito as suas prestações vão receber a respetiva medalha de finisher. A partida e a chegada realizam-se nas imediações do Pavilhão Municipal Terras de Vermoim. O tiro de partida está agendado para as 6h30 e o horário limite para a chegada são as 20 horas.

As duas distâncias serão percorridas por orientação exclusiva por GPS, sem qualquer uso de fitas sinalizadoras.

Mais uma vez, a organização conta com o apoio da ONG famalicense HumanitAve que confere um pendor solidário a esta iniciativa. Durante o dia haverão várias atividades, nomeadamente uma aula solidária de Zumba, pelas 16 horas, com Isabel Araújo do Fit Club ATC.

O Floresta BTT, pela voz de Paulo Branco, considera estarem reunidas «todas as condições para mais um evento marcante, tendo connosco atletas de vários pontos do país, o que nos apraz registar». De resto, agradece o apoio de várias marcas que se associam a esta jornada desportiva, bem como da Junta de Freguesia de Vermoim e da Câmara Municipal.

Pedro Fernandes, do Mouquim Bike Team, e Ana Soliz, do ACDM Lamela Team, são os padrinhos da 4.ª edição do Argatintas Adventure.

Famalicão: Ainda há Mercado do Livro no centro da cidade

O Mercado do Livro, patente no centro da cidade, no âmbito do projeto municipal “Vai à Vila”, ainda está a decorrer. Na tarde desta quarta-feira, às 14h30, há uma sessão de contos – “Os provérbios nunca saem de moda!” – pela Biblioteca Municipal; à noite, às 21h00, há uma Noite Camiliana, com tertúlia evocativa do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, por Sérgio Guimarães de Sousa e João Paulo Braga, com moderação de Elzira Queiroga.

O Mercado do Livro, patente desde o dia 20 de abril, é uma iniciativa do Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que pretende trazer “o livro e a leitura” para o espaço público.
A iniciativa integra, ainda, representantes do mercado livreiro e editorial famalicense, em concreto, com as participações da Livraria Municipal; Livraria Fontenova; Livreiro Arlindo Moreira; Edições Húmus, Editora Centro Atlântico; Editorial Novembro e Fundação Cupertino de Miranda.