Regra das cinco substituições no futebol passa a permanente

O IFAB – International Football Association Board, organismo que tutela e define as regras do futebol, aprovou esta segunda-feira a continuidade das cinco substituições em todas as competições oficiais.

Esta regra, que foi criada na sequência da pandemia de Covid-19, foi bem recebida pelo mundo do futebol e, agora passa a definitiva. A decisão foi ratificada em Doha, no decorrer da assembleia anual do órgão que regulamenta as leis do jogo.

Além desta regra, o IFAB anunciou que continua a decorrer o estudo, para implementação em definitivo, de uma substituição por concussão. Há várias ligas, incluindo a portuguesa, neste estudo, mas não há nenhuma decisão em definitivo.

Famalicão: AFSA encerra época desportiva com as finais das taças

Encontrados os campeões dos campeonatos concelhios de futsal – AD Pedome (1.ª divisão e veteranos) e Requionenses (2.ª divisão) -, a Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão prepara-se para encerrar a época desportiva, com as finais das taças.

No dia 16 de julho, no Pavilhão Municipal, às 19 horas, defrontam-se o Covense e Pedome, em veteranos, e às 21 horas, a Aderm e Outeirense decidem que fica com o troféu em seniores.

Esta festa de final de época do futsal concelhio contempla, ainda, a entrega dos troféus das equipas vencedoras dos campeonatos.

FC Famalicão continua a guardar os jovens talentos

Hugo Oliveira renovou o vínculo contratual com o Futebol Clube de Famalicão. O defesa, de 17 anos, prolongou a ligação ao clube até à temporada 2026/2027. Recorde-se que recentemente a SAD acertou o prolongamento dos contratos com os jovens Gustavo Sá e Samuel Lobato, em resultado de uma política de retenção dos jovens talentos.

O central chegou ao Futebol Clube de Famalicão na temporada anterior para os sub-19 e as boas atuações no Campeonato Nacional captaram a atenção da equipa técnica da Seleção Nacional sub-18, pela qual tem somado internacionalizações. Depois da estreia em Marbelha, em fevereiro, seguiram-se as conquistas do Torneio Internacional do Porto (marcou um golo) e do Torneio Internacional de Lisboa, em março e junho, respetivamente. Já na passada semana esteve ao serviço da Seleção sub-18 nos Jogos do Mediterrâneo.

«Quero dar tudo pelo clube, quer pela oportunidade que me está a proporcionar quer pela confiança demonstrada». São estas as primeiras palavras do jovem jogador após acertar o prolongamento do contrato. «Orgulhoso» pela época nos sub-19, premiada com a chamada à Seleção sub-18, Hugo Oliveira definiu «a chegada à equipa principal» como o principal objetivo a alcançar.

Famalicão: Diretora do voleibol do FAC galardoada

Conceição Rodrigues, mais conhecida por Susi, foi galardoada na gala da Associação de Voleibol do Porto. A cerimónia decorreu no passado dia 1 de julho, e Susi foi considerada a Dirigente do Ano no escalão masculino.

Desta forma, a diretora do FAC viu distinguida a excelente época da equipa sénior que terminou com o título nacional da 3.ª divisão e a consequente subida de divisão.

 

Mais um reforço para a equipa feminina do FC Famalicão

Inês Maia, de 23 anos, é a mais recente reforço da equipa feminina do FC Famalicão.

A atleta, que joga na linha média, podendo também atuar no centro da defesa, já representou equipas como o Braga, Valadares Gaia e o Boavista.

Inês junta-se às já anunciadas Raquel Infante, Mafalda Marujo e Gabriela Vinhas.

 

Famalicão: Escola de futebol da Didáxis em destaque em torneio internacional no Algarve

A Escola de Futebol Afonsinhos/Didáxis participou, no passado fim de semana, na oitava edição do Torneio Internacional Infantil “A Copa do Guadiana”, que decorreu em Vila Real de Santo António.
A equipa do escalão U8 (nascidos em 2015 e 2014) conseguiu o terceiro lugar entre 18 equipas participantes e trouxe a taça fair-play, pelo seu comportamento exemplar dentro e fora de campo.
O escalão de U10 ( nascidos em 2013 e 2012) conseguiu um lugar na primeira metade da classificação, num leque de 32 equipas. Ainda neste escalão, o fair-play também esteve presente com Afonso Sá Domingues a ver um cartão branco durante uma partida, cartão este que visa reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes por jogadores e treinadores envolvidos na prova e, também, os espetadores.

Famalicão: Nuno Neves recandidata-se à presidência do FAC

O Famalicense Atlético Clube reúne em assembleia geral, no dia 21 de julho, pelas 18h30, no salão da Academia de Bilhar, situado na central de camionagem. Da ordem de trabalhos consta a eleição dos corpos sociais do clube para a nova época desportiva e o atual presidente, Nuno Neves, recandidata-se.

O dirigente avança com a candidatura e leva consigo praticamente toda a direção deste mandato, «havendo apenas algumas alterações pontuais, devido a indisponibilidades pessoais». Em termos de objetivos, Nuno Neves pretende «cimentar este projeto desportivo que, na época finda, conseguiu importantes conquistas». A equipa de hóquei em patins subiu à 1.ª divisão «e queremos estabilizar a modalidade no escalão principal português»; o basquetebol esteve às portas da 1.ª divisão e o voleibol masculino subiu à 2.ª divisão. Nuno Neves fala numa época muito positiva, assinalando que é propósito reforçar, «na medida do possível, cada uma destas modalidades».

O presidente do FAC espera que «esta visibilidade desportiva que ganhamos tenha o devido retorno em termos de patrocínios. O clube, nestas e noutras modalidades, tem alcançado bons resultados e para que assim continuemos é importante o apoio financeiro das empresas para que este projeto seja, cada vez mais, reforçado: a bem dos atletas, do clube e do concelho».

A assembleia do dia 21 de julho começa com a apresentação do relatório e contas da Direção e parecer do Conselho Fiscal, prossegue com a eleições dos corpos sociais para 2022/2023, continua com a discussão e aprovação do plano de atividades para a mesma época e termina com a discussão de outros assuntos de interesse.