Revelação: Apresentadora Oprah Winfrey adora chocolates de Famalicão e compra-os com frequência

A estrela de televisão Oprah Winfrey é apaixonada pelos chocolates “made in” Famalicão da Casa Grande.

A novidade foi dada numa entrevista que o responsável de negócios desta fábrica de chocolates deu ao jornal online ECO. João Pinho revelou que a apresentadora internacionalmente reconhecida é cliente frequente da Casa Grande, sendo fã dos chocolates premium que agora estão disponíveis no mercado dos EUA, através de um acordo com a gigante Amazon.

Esta marca que nasceu em Vila Nova de Famalicão não para de crescer, acabando de assinar mais um contrato, desta feita, com a Hussel.

A partir desta sexta os chocolates da Casa Grande também passam a estar disponíveis na rede de lojas da Hussel, de norte a sul do país.

Famalicão: Casa ao Lado recebe prémio Clube Unesco pelo projeto Tear

A Casa ao Lado recebeu o Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes UNESCO, pelo desenvolvimento do Projeto TEAR – Territórios Artísticos. A cerimónia do 2.º Fórum Nacional das Redes UNESCO decorreu no Altice Forum Braga, no dia 26 de novembro.

A Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação Manuel António da Mota instituírem o Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes UNESCO sob o mote “Criar Alicerces na Sociedade, Construir Pontes para a Paz”.

Este prémio visa recompensar os esforços dos Clubes que se destacam pelo alcance das suas iniciativas em prol da promoção dos valores defendidos pela UNESCO, contribuindo igualmente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A sessão de abertura esteve a cargo de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e de José Filipe Moraes Cabral, presidente da Comissão Nacional da UNESCO. Presente esteve também Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República.

O evento promove o interconhecimento e a aproximação entre as redes e reúne Escolas e Bibliotecas associadas à CNU, Clubes UNESCO, locais destacados como Património Mundial de Portugal, Reservas Mundiais da Biosfera, Geoparques Mundiais da UNESCO, Cidades Criativas e Cidades de Aprendizagem de Portugal.

Famalicão representado na maior feira mundial de materiais e acessórios para desporto

Mais uma vez, Vila Nova de Famalicão está na feira internacional dirigida ao negócio de materiais e acessórios para desporto, a ISPO Munich 2022, que está a decorrer em Munique, na Alemanha, até dia 30 de novembro.

O certame conta com a presença das empresas famalicenses Dune Bleue, Fradelsport, Oldtrading, Olmac, Trivialtex e TMG, bem como os centros de investigação CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos e CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, sendo que este último está a apresentar a linha ‘iTechStyle Green Circle’, constituída por produtos sustentáveis e ligados à economia circular.

A edição deste ano da ISPO Munich tem como tema ‘New perspectives on sports’ e conta com uma participação recorde de 1.660 expositores, oriundos de 55 países, que estão a apresentar as últimas tendências do desporto de segmentos como desportos da neve, outdoor, saúde e fitness, urbano e desporto de equipa.

«É incontestável a qualidade e inovação que os nossos expositores apresentam, numa montra mundial que abre portas a novos clientes, novos negócios e, esperamos, um ainda maior volume de exportações», refere Augusto Lima, vereador da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, aquando da sua visita ao espaço, esta segunda-feira. «É um excelente exemplo da afirmação de Famalicão como ‘Cidade Têxtil’, a nível internacional», concluiu o autarca.

 

Famalicão: GD Joane vota orçamento para a época

O Grupo Desportivo de Joane reúne em assembleia geral, no dia 11 de dezembro, pelas 9 horas. Da ordem de trabalhos consta a apresentação, discussão e votação do orçamento para a época 222/2023 e outros assuntos de interesse para a coletividade joanense.

A reunião decorre na sede do clube, na Avenida Padre Benjamim Salgado.

Famalicão: Eco-alunos de Castelões aprendem a costurar

“Desperdício está fora de moda” foi o tema que levou os alunos de 3º e 4º anos da escola básica de Castelões a aprender a costurar. Idealizaram um saco para o pão e, para o conseguirem, tiveram de escolher os tecidos, fazer o molde, o recorte, a costura e a decoração.

Como o estabelecimento de ensino é uma Eco-Escola, faz parte do seu projeto educativo promover atividades que desenvolvam competências no âmbito da formação ambiental. Desta vez, a área de intervenção foi o reaproveitamento de têxteis, numa iniciativa que envolveu a comunidade educativa e com duas sessões de costura nas instalações da Junta de Freguesia, que disponibilizou as máquinas.

Esta atividade inseriu-se na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, iniciativa que decorre anualmente em novembro por toda a Europa e tem como objetivo consciencializar os cidadãos para a redução de resíduos, para a reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais. O tema deste ano, “Têxteis Sustentáveis e Circulares”, tem como propósito desafiar os cidadãos a atenderem a estes princípios.

Para assinalar esta semana, a RESINORTE lançou o concurso “Desperdício está fora de moda”, com o objetivo de reaproveitar os têxteis para outras finalidades. Foi o que os alunos de Castelões fizeram e esperam ganhar este concurso provando que são eco-estudantes.

Famalicão: Equipas/grupos da D. Sancho apresentam-se

No dia 23 de novembro decorreu a apresentação dos vários grupos/equipas de desporto escolar do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, apadrinhados por vários elementos do futebol de formação do F. C. Famalicão. Perante bancadas repletas de alunos e professores foram apresentadas as várias equipas, bem como os professores responsáveis e parceiros desportivos.

Nos discursos, de Helena Pereira, diretora do Agrupamento, do vereador do Desporto, Pedro Oliveira, e de Isabel Columbano, Coordenadora do desporto escolar, foi vincada a importância da prática desportiva, designadamente em contexto escolar, como fundamental no bem-estar e na formação integral dos jovens. Depois destas intervenções decorreu uma sessão fotográfica das várias equipas, terminando com uma foto de grupo demonstrativa da dinâmica e entusiasmo com que se vive o desporto na D. Sancho I.

Os responsáveis escolares agradecem a todos os que dão corpo e dimensão ao projeto, bem como ao “sponsor” – Bazar Desportivo – por, mais uma vez, colaborar com o desporto escolar deste agrupamento.

 

Famalicão: Festival de Patinagem do Riba d´ Ave encheu o pavilhão das Tílias

Foi um pavilhão das Tílias lotado que aplaudiu, na noite do passado sábado, os atletas da patinagem artística. Depois de um interregno pela pandemia, o Riba d´ Ave Hóquei Clube organizou um Festival de Patinagem Artística para o qual convidou vários clubes, desde o Alto Minho até à zona de Basto, e convidados especiais, que encheram o ringue de cor, alegria e talento.

“O Nosso País” foi o tema do espetáculo pelo que muitas das músicas escolhidas, bem como a decoração feita pelos pais dos atletas, homenageou a cultura e as tradições portuguesas.

Estiveram presentes a Academia de Patinagem de Guimarães, Associação Desportiva os Limianos, Casa do Povo de Areias, Clube Cávado Patinagem Artística, Escola Desportiva de Viana, Escola de Patinagem Artística de Basto, Futebol Clube de Aliviada, Riba D’Ave Hóquei Clube e os convidados especiais e campeões Dinis Gomes, Maria Antunes e Francisca Oliveira.

No final da noite, o presidente do clube ribadavense, Ângelo Lopes, e o vereador do Desporto da Câmara Municipal, Pedro Oliveira, presente no festival desde o primeiro minuto, felicitaram os atletas, os treinadores e as famílias pelo sucesso do evento, pela dedicação e pelo esforço que emprestam à modalidade.