
O Rotary Club de Famalicão apresentou esta quinta-feira, o ultra trail de 50 km que vai organizar juntamente com o Liberdade Futebol Clube, Ginásio Status e Câmara Municipal de Famalicão.
A prova está marcada para o dia 28 de maio, com partida e chegada ao Parque da Devesa, em Famalicão.
Emanuel Costa, do Rotary Club de Famalicão, explicou que há mais inscritos do que no ano passado e que o objetivo é chegar aos 1500. Há já atletas de 40 concelhos, alguns estrangeiros, sendo o maior número de Espanha (100 inscritos).
A prova vai na 6.ª edição, mas é a segunda vez que o Rotary organiza os 50Km. Uma vez que a edição do ano passado correu bem, resolveu repetir, procurando trazer algo diferente ao desporto famalicense.
Os participantes nos 50km saem do Parque da Devesa em direção a S. Martinho, com passagens pelos concelhos de Braga e Guimarães e regresso ao Parque da Devesa. Começam às 8 horas e o primeiro deverá chegar por volta da uma hora, sendo que os restantes poderão terminar até ao final da tarde.
Há uma distância de 22km e uma outra de 15 km, com partida junto à igreja de S. Martinho, pelo que vão de autocarro da Devesa até ao local. Além disso, há uma caminhada de 8 km, também com início em S. Martinho e meta na Devesa.
Além da vertente desportiva, há um objetivo ambiental e um outro de cariz social, como sempre acontece nos eventos organizados pelo Rotary Club. Emanuel Costa desvenda que o apoio este ano é para o projeto Cuidar Maior, de Requião, que apoia em vários concelhos o cuidador informal.
O vereador do Desporto, Pedro Oliveira, reconhece valor à prova, salientando que das 9 que se realizam no concelho esta é a de maior distância. Destaca também a vertente solidária que lhe está adstrita. «Razões suficientes para ter o nosso apoio», a que soma o valor turístico da mesma, pelo número de atletas vindos de outras geografias.
Pedro Costa, da secção de trail do Liberdade FC, falou da importância de definir um bom trilho, com segurança e atrativo para quem participa. As distâncias atravessam terrenos públicos e privados, devidamente assinalados e com a presença de voluntários e forças de segurança que garantem ajuda a quem precisar. Há sempre algumas desistências, mas a organização garante que não são muitas e que este trail de longa distância está a conquistar público.
Por isso, para dar oportunidade a todos, inclusive aos mais pequenos, no dia da prova haverá um trail kids de um km. Carlos Sá e Ester Alves são dois atletas premiados no trail longo que apadrinham esta prova. Os dois estarão hoje (quinta-feira) na Devesa e a Ester Alves regressa no dia da prova.
As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas no site ‘Meu Tempo’ em www.meutempo.pt/prova?lap50 .