Selecionador nacional pode chamar jovem talento do FC Famalicão

Gustavo Sá, jogador do FC Famalicão, está na lista do selecionador nacional, Roberto Martínez, e poderá ser chamado para o próximo estágio. As boas exibições do jovem formado no FC Famalicão e jogador da equipa sénior têm suscitado a admiração de vários clubes da Primeira Liga e até o selecionador nacional está atento às qualidades e performance do atleta.

O médio ofensivo, que tem sido chamado para a Seleção Nacional de Sub-19, e esteve inclusive em Malta, no Campeonato Europeu, poderá vir a integrar a principal equipa nacional já em março.

Em declarações ao Canal 11, Roberto Martínez afirmou ser importante analisar outros jogadores e mencionou três, onde se inclui Gustavo Sá. «Em todos os jogos, há detalhes que mostram o talento. Depois, é preciso consistência. Gostei muito de ver o Gustavo Sá, que tem papel importante. Gosto de ver isso. João Marques, do Estoril, e Rodrigo Gomes são, sem dúvida, jogadores que têm talento para jogar na Seleção, mas o caminho é difícil», advertiu, acrescentando que «é bom ver os jogadores com exigência máxima numa idade jovem.»

O olhar do selecionador nacional para este jogador “made in Famalicão” é mais uma prova do trabalho que está a ser desenvolvido no clube que teve, como mais recente momento, o apuramento dos sub-19 para a fase de campeão nacional. Deste modo, e muito embora a primeira fase não tenha terminado, a equipa de Vítor Barros vai defender o título conquistado na época passada. O primeiro da sua história. A estes feitos dos juniores – o título da época passada e a garantia de poder lutar pelo bicampeonato – acresce o desempenho dos sub-23, novamente na fase de campeão.

Dois “instantes” do trabalho que se faz na formação do FC Famalicão e que deixa o treinador da equipa principal, João Pedro Sousa, orgulhoso. Aliás, o técnico avisa os mais distraídos que «é importante que as pessoas estejam mais atentas ao trabalho que é desenvolvido na formação. Não é só nos sub-19». Uma posição que não baliza unicamente no título nacional. «Há um trabalho de base que vem de baixo, que alimenta os sub-19, os sub-23 e a equipa principal». É um trabalho do clube que já promoveu jogadores como Gustavo Sá, Pablo (agora emprestado ao Paços de Ferreira), Afonso Rodrigues ou Martim Almeida, que deram o salto para a equipa principal. Não esquecer, por exemplo, outro caso de sucesso: Luiz Júnior chegou do Brasil para prosseguir a sua formação nos sub-19, rapidamente subiu aos sub-23 e mais rápido ainda ao plantel principal, onde se afirmou como titular indiscutível e alvo da cobiça de clubes de maior nomeada, encantados com as boas exibições e a particular apetência para a defesa de grandes penalidades.

Em pouco mais de cinco anos de SAD, o salto qualitativo da formação foi enorme e o jogador “made in Famalicão”, como Miguel Ribeiro reafirmou várias vezes, também se prova por várias chamadas às respetivas seleções. Ou, ainda, pelos sub-17 que estão na luta pelo apuramento para a segunda fase do campeonato nacional.

2 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: Mauro Xavier apresenta “A Nossa Camisola” na Praça-Mercado

A Casa do Benfica de Famalicão promove, este sábado, às 15 horas, a apresentação do livro “A Nossa Camisola”. A publicação, que será apresentada na Praça-Mercado, conta com a presença do autor, Mauro Xavier, figura pública bem conhecida do universo benfiquista e administrador da Fundação Benfica.

Para além da apresentação do livro, com esta iniciativa os promotores pretendem dar a conhecer e falar um pouco sobre a visão e ideias de Mauro Xavier para o futuro do clube.

Famalicão: Requalificação do Centro de Saúde começa terça-feira

A assinatura do auto de consignação da requalificação do Centro de Saúde de Famalicão decorre na próxima terça-feira, 22 de abril, às 11h30, nas instalações da unidade de saúde, na Avenida 25 de Abril.

Esta intervenção representa um investimento de cerca de 2.8 milhões de euros e prevê a intervenção nos dois pisos do edifício, com a melhoria das condições infraestruturais e a adaptação aos atuais padrões energéticos, a criação de novos espaços e funcionalidades. A obra tem um prazo de execução de 365 dias e resulta de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência.

Com o arranque das obras, as três Unidades de Saúde Familiar e a Unidade de Cuidados à Comunidade D. Maria II, instaladas neste edifício, estão a ser transferidas para as instalações provisórias localizadas na Antiga Reguladora, no topo da Rua José Carvalho.

A construção do atual Centro de Saúde de Famalicão remonta ao início da década de 90, pelo que a obra permitirá ajustar o edifício aos padrões de prestação de cuidados de saúde numa unidade que serve cerca de 40 mil utentes.

Esta intervenção decorre de um conjunto de outras em curso na área da Saúde. É o caso da construção das novas Unidades de Saúde Familiar de São Miguel-o-Anjo (Calendário) e Joane, já em fase de obra, e de outras obras que entretanto avançam para o terreno como a construção das novas unidades de Nine e Ruivães/Landim e da ampliação e requalificação da unidade de saúde de Lousado.

Famalicão: Covense e Adespo jogam a final do Troféu MKA

O Troféu MKA em fustal, realiza-se este sábado, dia 19, no Pavilhão das Tílias, em Riba de Ave. Covense e Adespo são os finalistas e candidatos a vencerem o primeiro troféu da época.
Esta prova envolveu apenas equipas da 1.ª divisão que foram divididas em duas séries, com jogos a serem disputados a uma só mão, sendo os finalistas os primeiros classificados de cada grupo.
Assim, o vencedor deste troféu será encontrado este sábado. O jogo está agendado para as 16 horas colocando frente-a-frente o Covense (Ruivães) e da Adespo (Portela Santa Marinha).

FC Famalicão vai ao Dragão na melhor fase da época

Apesar de um início difícil no comando técnico do FC Famalicão, que começou a 16 de dezembro, em Braga (3-3), seguindo-se apenas 3 pontos em seis partidas, a 31 de janeiro, com a vitória (0-2) no Bessa, Hugo Oliveira entrou num ciclo profícuo. Nas nove partidas seguintes, o Famalicão somou seis vitórias, um empate e duas derrotas.

Se considerarmos apenas esta última dezena de jogos, o Famalicão estaria em terceiro lugar, com o Sporting e o Vitória. Neste “minicampeonato” apenas o Benfica e o Braga somaram mais pontos que os famalicenses que conquistaram 22 em 30 possíveis.

Na verdade, Hugo Oliveira já edificou um projeto e uma ideia de jogo que o coloca como o treinador do Famalicão com maior percentagem de vitórias na I Liga, com uma taxa de 43,8%, mais do que Armando Evangelista, João Pedro Sousa. E atingiu este estatuto não com sete vitórias em 10 jogos, mas sete em 16, devido ao já mencionado arranque tremido.

É com esta confiança que a equipa segue, esta sexta-feira, para o Porto em busca, quem sabe, da segunda vitória sobre os portistas no seu reduto. Foi a 7 de março de 1993, sob o comando de José Romão, com um golo do central Vieira. Estávamos na época 92/93 e o jogo foi no Estádio das Antas. Desde então, não mais o Famalicão repetiu o feito (na condição de visitante) em jogos para o principal campeonato nacional de futebol.

As justificadas esperanças do FC Famalicão na deslocação ao Estádio do Dragão, encontram eco nas declarações de Simon Elisor. O avançado francês, de 25 anos, que esta quinta-feira falou sobre a partida, reconhece o valor do FC Porto, «uma excelente equipa do nosso campeonato, mas temos a ambição e penso que vamos ao Porto para obter um bom resultado». Elisor diz que a equipa «está motivada e, por isso, esperamos ganhar. Estamos muito confiantes e temos de continuar assim».

Famalicão: Recriação da Última Ceia e Procissão Ecce Homo na noite desta quinta-feira

As celebrações da Semana Santa prosseguem na noite desta quinta-feira. Às 21 horas, na Praça 9 de Abril, será recriada a Última Ceia.

Segue-se a Procissão Ecce Homo, às 21h30, com o habitual percurso: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Álvaro Roçadas, Rua de S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril.

As celebrações da Sexta-feira Santa começam às 10h30, na igreja matriz antiga, com a Oração Litúrgica de Laudes; 14h45, na nova matriz, celebração da Paixão; 20h30, na Praça 9 de Abril, recriação do Julgamento de Jesus. A procissão do Enterro do Senhor arranca às 21h30, na igreja matriz antiga, com o mesmo percurso da anterior.

No sábado, há a vigília pascal, marcada para as 21 horas, na nova matriz. Entre sábado e domingo, dia 27, as ruas da cidade terão exposição de cruzes floridas.

Domingo, dia de Páscoa, às 8 horas, será celebrada, na igreja matriz antiga, uma eucaristia solene; o compasso sai às 9 horas, da igreja matriz antiga. Haverá mais eucaristias do Dia de Páscoa, na matriz nova, às 10h30 e às 12h30.

Famalicão: JSD inaugura sala na sede do PSD

Na manhã deste sábado, a Juventude Social Democrata inaugura a sua nova sala na sede do partido, na Rua Adriano Pinto Basto. O momento está marcado para as 11 horas, com a presença de dirigentes locais, distritais e nacionais da JSD e do PSD.

O novo espaço representa, segundo a “jota”, «um novo ciclo de proximidade, compromisso e renovação geracional no seio do PSD». A sala será um local de trabalho, debate e preparação política «para jovens que acreditam nos valores sociais-democratas e que querem construir o futuro com responsabilidade».