Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Braga volta a encerrar

O serviço de urgência de Obstetrícia e Ginecologia está encerrado esta quarta-feira (22 de junho) até às 08h00 de amanhã, face à «impossibilidade de se completarem as escalas de trabalho necessárias», refere em comunicado a administração do Hospital.

Recorde-se que no passado fim de semana, o serviço de Obstetrícia e Ginecologia deste hospital esteve fechado pelos mesmos motivos.

Também para domingo, dia 26 de junho, ainda não foram assegurados médicos, encontrando-se o hospital a «envidar todos os esforços» para assegurar o funcionamento nesse dia.

Como aconteceu no passado fim de semana, em casos de urgência, é pedido aos utentes que contactem a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 e que se dirijam a um dos outros hospitais referenciados, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, entre os quais Guimarães, Famalicão e Viana.

Em casos de maior complexidade, os utentes devem dirigir-se ao Centro Hospitalar de São João, no Porto.

 

Dia Internacional do Voluntariado assinalado na Trofa

A Câmara Municipal da Trofa comemora o Dia Internacional do Voluntário, no dia 5 de dezembro, com uma homenagem a todos os cidadãos que se dedicam à prática do voluntariado no Concelho.

A sessão, intitulada “Sentimentos de um Voluntário”, tem lugar no Auditório Fórum Trofa XXI, pelas 15h00. A primeira parte desta sessão comemorativa será dedicada ao debate e reflexão sobre a temática do voluntariado, nomeadamente, a sua importância para o desenvolvimento local e no seio das diferentes instituições.

«Pela sua dedicação e pelos seus esforços incessantes, todos os voluntários merecem o nosso profundo agradecimento e reconhecimento. Os voluntários são um apoio importante do nosso trabalho, substituindo-se, muitas vezes, às próprias responsabilidades do Estado, e materializando o contributo ativo da comunidade. Sem eles, seriam impossíveis muitas atividades de emergência social e de proteção da dignidade humana», realça Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

De recordar que a Câmara Municipal da Trofa tem um Banco Local de Voluntariado aberto à participação de todos os interessados. Mais informações em https://mun-trofa.pt/menu/477/banco-local-de-voluntariado-da-trofa.

 

 

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue promove duas colheitas

Quinta-feira (feriado) e no próximo domingo, a Associação de Dadores de Sangue promove duas dádivas, ambas entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Na quinta-feira, 1 de dezembro, a colheita decorre na Escola Básica de Delães com o apoio da escola e do CNE-89 desta localidade; no domingo, é no quartel dos BV Famalicenses. As duas colheitas são abertas à população em geral.

 

 

 

Famalicão: Centro Hospitalar assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Esta sexta-feira, dia em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Equipa de Prevenção da Violência em Adultos do Centro Hospitalar do Médio Ave desenvolveu, uma ação de divulgação junto dos serviços, alertando para a importância da atuação por parte dos profissionais de saúde, perante uma eventual situação de suspeita ou confirmação de violência.

Na ocasião, foi distribuído um flyer com a apresentação da EPVA e algumas informações úteis, designadamente onde pode registar um caso de violência e quais as atribuições da EPVA do Centro Hospitalar. E de entre as atribuições da equipa está, por exemplo, a prestação de apoio de consultadoria aos profissionais e equipas de saúde, contribuir para melhorar a informação prestada à população e estabelecimento de mecanismos de cooperação intrainstitucional.

Trofa com verdadeiro espírito natalício

Entre 1 e 23 de dezembro, o centro da Trofa é um verdadeiro Mercado de Natal, com divertimentos gratuitos, desde comboio de natal, mega rampa de gelo, pista de bumpers cars, casa do Pai Natal, presépios gigante, mega parada de Natal, animação de rua, ateliers, gospel, concertos, street food, feira do livro, mercadinho.

A Alameda da Estação e Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro serão os locais onde a animação natalícia, de acesso gratuito, será constante.

A programação será variada com o objetivo de juntar a comunidade trofense no espírito natalício, perdido nos últimos dois anos devido à pandemia.

A inauguração do Mercado de Natal está programada para as 15 horas do dia 1 de dezembro com uma mega parada de Natal a percorrer o centro da cidade.

Mas há dias que a iluminação natalícia dá brilho às ruas da cidade, num convite ao Natal. A novidade deste ano foi a colocação de uma Árvore de Natal gigante com 16 metros de altura na Praça dos Paços do Concelho da Trofa.

A Árvore de Natal é um dos “photopoints” de Natal, onde todos os trofenses e todos aqueles que visitam a cidade podem tirar fotos e partilhar nas redes sociais.

Horário da feira do livro

Segunda a Quinta-Feira – 09h30 – 12h30 | 13h30 – 21h00

Sexta a Domingo – 09h30 -12h30 | 13h30 – 23h00

Horário do mercado

Sexta-Feira – 20h00- 23h00

Sábados, Domingos e Feriados – 15h00-23h00

Horário para a presença do Pai Natal

Sábados e Domingos – 16h00 – 18h00

 

 

 

Famalicão: Alunos da Didáxis visitam Centro de Investigação de Demências

As turmas do Curso Técnico de Geriatria da Didáxis visitaram, na passada quarta-feira, o CIDIFAD – Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento de Demências. Trata-se de uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave que entrou em funcionamento em outubro do ano passado.

Este centro representa uma resposta pioneira em Portugal que dispõe de recursos inovadores para o acompanhamento de pessoas com demência.

Os alunos do estabelecimento de ensino de Riba de Ave visitaram vários espaços terapêuticos, observaram recursos e técnicas abordados nas aulas, o que permitiu consolidar conhecimentos adquiridos em contexto escolar.

IPCA vai ter residência para estudantes

O IPCA vai ter a primeira residência para estudantes. Já foi feita a escritura pública de um edifício para o efeito. Um sonho concretizado ao final de 26 anos, que trará condições de habitação a preços compatíveis com as condições económicas dos estudantes. É também a possibilidade para o IPCA atrair estudantes de localidades mais distantes e de mais estrangeiros.

A futura residência fica localizada na Rua do Aldão, em Vila Frescaínha S. Martinho, a 200 metros do Campus, em Barcelos.

A aquisição deste edifício foi possível com verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no seguimento da candidatura apresentada no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), tendo sido atribuído cerca de 2.024,00 milhões de euros. A verba destina-se à aquisição do edifício, adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da residência de estudantes. Esta residência terá capacidade para 62 camas a disponibilizar em setembro de 2023.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, no final da escritura, salientou a importância do edifício para o reforço da afirmação na área social e na melhoria das condições de acesso e frequência da comunidade estudantil, contribuindo para a efetiva igualdade de oportunidades e respondendo mais eficazmente às necessidades e expectativas dos estudantes e das suas famílias.