Teatro gratuito para todas as idades na Trofa

O Festival de Teatro da Trofa está de regresso de 9 a 20 de março, em vários locais do concelho, com acesso gratuito, mas com obrigatoriedade de levantar bilhetes, na Casa da Cultura, na Câmara Municipal, no Polo do Coronado e junto dos grupos de teatro do concelho.

Estão programadas cinco sessões, com a participação dos grupos de teatro trofenses – Alva – Associação Artes, Palco e do GTAC – Grupo de Teatro Amador do Coronado. E, ainda, com a participação das companhias de Teatro Ali’Arte Associação Cultural, Protagoniza Magia e ADN de Palco.

O salão paroquial de S. Mamede do Coronado recebe a primeira peça de teatro intitulada “A Tentação, da autoria do GTAC – Grupo de Teatro Amador do Coronado, no dia 9 de março, pelas 21h30.

A 16 de março, sábado, Alva- Associação Artes de Palco apresenta o musical “Charlie, a Fabrica de Chocolate“, no Salão Paroquial de Alvarelhos, a partir das 21h30. No dia seguinte, 17 de março, sobe ao palco do auditório AEBA- Associação Empresarial do baixo Ave, duas matinés da comédia “De Sogra e de Louco…todos temos um pouco, pela companhia Ali’Arte Associação Cultural, às 15h00 e às 18h00.

Direcionado para as escolas do 1.º Ciclo do Concelho da Trofa, a Protagoniza Magia apresenta o musical “Ariel – A Princesa dos Mares. As sessões estão agendadas para 19 de março, às 10h30 e 14h30, no Salão Paroquial de Alvarelhos.

A encerrar o Festival de Teatro, a Câmara Municipal da Trofa apresenta no dia 20 de março, no Salão Paroquial de Alvarelhos, às 10h30 e às 14h30, “Oz – O Musical”, para todas as escolas do Pré-Escolar do Concelho. Conta com figurinos coloridos, música, dança, novas dinâmicas cénicas, muita interatividade, efeitos especiais através do recurso a máquinas de fumo e de bolhas de sabão, entre muitos outros elementos inovadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Amarcultura participou no Cortejo Histórico das Feiras Novas

Esta é já a sexta participação da coletividade calendarense neste evento da mais antiga vila de Portugal, Ponte de Lima, no decurso de «um honroso convite que surgiu do crescente prestígio que a Amarcultura tem alcançado, desde 2009, na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, e ao qual a comissão de festas das Feiras Novas não ficou indiferente».

Desta vez, no passado dia 8 de setembro, a Amarcultura recriou um quadro sobre a criação das Feiras Novas, pelo rei D. Pedro VI, em 1826. Dezasseis elementos potenciaram a teatralidade e a interação com o público, motivando o aplauso dos milhares de pessoas que assistiram ao cortejo que, este ano, tinha como tema as “Figuras e Episódios da História de Ponte de Lima”.

 

Famalicão: Banda de Riba de Ave participa no Festival de Vila Nova de Cerveira

A Banda de Música de Riba de Ave é uma das associações convidadas para participar na décima sétima edição do Festival de Bandas de Música, em Vila Nova de Cerveira.

O festival decorre no dia 22 de setembro, com a participação de cinco bandas que vão prestar uma homenagem ao maestro e compositor Ilídio Costa, seguindo-se os respetivos concertos.

No dia 29 do mesmo mês, a banda ribadavense marca presença nas Festas de S. Miguel Arcanjo, na vila das Aves, em despique com a Banda de Vila Verde.

Foto arquivo

Famalicão: Greculeme vai a eleições sexta-feira

O Greculeme – Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe realiza o seu ato eleitoral na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, entre as 19h30 às 21h30, seguindo-se a assembleia de tomada de posse.

Este ato eleitoral ocorre no ano em que a associação celebra 30 anos de atividade, maioritariamente, centrada no teatro amador e na dinamização cultural das tradições locais.

As eleições visam legitimar novos órgãos sociais que têm pela frente a conclusão das obras de ampliação e renovação da sede.

Em breve, os associados e toda a população terá acesso a desfrutar de condições melhoradas para a realização de teatro e de outras atividades culturais.

Foto arquivo

Urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga encerrada este sábado

A urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrada até às 08h00 de domingo, devido à falta de pessoal por baixas médicas, informou a Rádio Universitária do Minho (RUM).

Este é o segundo fecho do serviço em setembro. A ULS de Braga está a trabalhar para evitar novos encerramentos.

PJ detém suspeito de atear oito incêndios na zona de fronteira entre Famalicão e Braga.

A Polícia Judiciária deteve um homem de 50 anos, suspeito de provocar vários incêndios nas freguesias de Arentim e Escudeiros, em Braga. Entre 19 de julho e 4 de setembro, foram registados oito incêndios, um dos quais de grandes dimensões, que chegou a ameaçar habitações.

O suspeito, reformado por invalidez, foi detido fora de flagrante delito e é acusado de usar chama direta para atear os fogos durante o dia. A sua atuação pôs em risco vastas áreas florestais.

O homem será apresentado ao tribunal para a aplicação das medidas de coação.

Famalicão: Festa das Colheitas em Joane, este fim de semana

Nos dias 14 e 15 de setembro vai decorrer a Festa das Colheitas de Joane, uma organização conjunta do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, do Grupo Infantil e Juvenil de Danças e do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane.

Destaque para a Feira Rural, um dos momentos altos do evento, a decorrer no domingo, dia 15, durante todo o dia, no Parque da Ribeira em Joane.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (14 de setembro)

16h00 – Cantares ao Desafio: Sara de Gaia e Duarte da Póvoa de Lanhoso

21h30 – Grupo Show-On (Banda de Baile)

Domingo (15 de setembro)

15h00 – Grupos Folclore:

Rancho Típico da Amorosa – Leça da Palmeira, Matosinhos

Grupo Folclórico de Santa Cristina de Longos – Guimarães

16h30 – 13º Encontro de Concertinas de Joane

Todo o fim de semana: Tasquinhas, comida tradicional e o VINHO DOCE, o rei da festa!