Torneio de futsal 24 horas com 1 500€ em prémios, em Viatodos

A Comissão de Festas da Isabelinha está a organizar um Torneio de Futsal 24 horas, nos dias 19 e 20 de junho, a realizar na Escola Básica e Secundária de Viatodos, em Barcelos.

Os prémios são atrativos, 1000€ para a equipa melhor classificada e 500€ para o segunda melhor em competição.

As inscrições decorrem até ao dia 14 de julho.

Deixe um comentário

Póvoa de Varzim: Avenida dos Banhos fecha ao trânsito durante 24h aos fins de semana

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai alterar o modelo de circulação na Avenida dos Banhos durante a época balnear. A decisão foi anunciada pela presidente da autarquia, Andrea Silva, citada pelo jornal local Mais Semanário.

O encerramento ao trânsito será feito apenas aos fins de semana de julho e agosto, entre as 14h de sábado e as 14h de domingo. Em caso de mau tempo, a medida poderá não ser aplicada.

Durante esse período, estão previstas atividades de animação e desporto ao longo do fim de semana.

A autarquia refere que se trata de uma experiência piloto, que será avaliada ao longo do verão.

Melhor tese de mestrado em Arqueologia é da Universidade do Minho

A melhor tese de mestrado em Arqueologia é de Clara Lemos, que já exerceu Arquitetura na Câmara Municipal de Famalicão e hoje tem funções semelhantes da Câmara de Barcelos, a sua terra natal.

O mestrado foi tirado na Universidade do Minho, com dissertação sobre “Arqueologia Agrária no Extremo (Arcos de Valdevez): Materialidade e Documentação (séculos XVII e XIX). Um trabalho que mostra as paisagens rurais e culturais desta zona do Alto Minho, numa perspetiva transdisciplinar. Através da materialidade arqueológica no território do Extremo, registos documentais e testemunhos orais da comunidade local, a investigadora procurou compreender os processos de evolução fundiária e arquitetónica, «decorrentes da adaptação às culturas, das partilhas de heranças e da evolução tecnológica, permitindo construir uma leitura diacrónica da paisagem». Clara Lemos admite que a licenciatura em Arquitetura, pela Universidade de Coimbra, e o trabalho nesta área ajudaram a realizar este trabalho.

O Prémio Eduardo da Cunha Serrão, de melhor tese de mestrado em Arqueologia, será entregue no dia 18 de junho, no Museu do Carmo, em Lisboa.

A Universidade do Minho tem-se destacado também na área da Arqueologia, já que é a segunda vez consecutiva que o galardão de melhor tese de mestrado vem de investigadores da UM.

Famalicão: Equipa de Hugo Oliveira chamada para prestigiado torneio internacional

O Futebol Clube Famalicão vai participar, de 28 de julho a 1 de agosto, na Como Cup, prestigiado torneio internacional que reúne emblemas de renome internacional. Para além da equipa organizadora e do conjunto treinado por Hugo Oliveira, integram este torneio de pré-época o Crystal Palace Football Club (Inglaterra), Racing Club de Lens (França), Villarreal Club de Fútbol (Espanha) e Al Ula Football Club (Arábia Saudita).

A presença do FC Famalicão neste torneio representa «mais um passo na afirmação além-fronteiras» e o convite surge «após mais uma campanha sólida em Portugal» e pelo facto de ser reconhecido por revelar talentos. «Um argumento forte e que muito nos orgulha, dado ser o devido reconhecimento pela dimensão que já atingimos no panorama internacional», consta de nota de imprensa do clube famalicense.

Recorde-se que o FC Famalicão é um dos projetos desportivos nacionais mais interessantes. Para além dos registos classificativos, que na época que terminou bateu recordes (56 pontos, 5.º lugar, 17 em 34 jogos sem sofrer golos…), o clube tem sido capaz de captar jovens talentos e potenciá-los para o futebol nacional e internacional. Os exemplos passados são vários – Pote, Ugarte, Luiz Júnior, Otávio, Zabiri, Iván Jaime ou Pablo; esta época, pontificam e são cobiçados Gustavo Sá, Mathias de Amorim, Carevic ou Tom Van de Looi.

Relativamente aos participantes no torneio, os italianos do Como 1907 são um dos mais entusiasmantes projetos da atualidade, com a qualificação para a Liga dos Campeões, dois anos após ter garantido a subida à Serie A e por apresentar um futebol de muita qualidade.
O Crystal Palace FC conquistou, esta época, a Liga Conferência e a Supertaça de Inglaterra. A última época foi igualmente marcante para os franceses do RC Lens. Esta equipa terminou a Ligue 1 na segunda posição e garantiu o acesso à Fase de Liga da Liga dos Campeões, tendo ainda sido o vencedor da Taça.
Os espanhóis do Villarreal CF, onde atua o ex-famalicense Luiz Júnior, foram terceiros da última edição do campeonato espanhol e vão, igualmente, disputar a liga milionária.
A estes clubes, junta-se o Al Ula Football Club. A equipa da Arábia Saudita apresenta um projeto muito interessante num país onde o futebol está em franco desenvolvimento.

Famalicão: CHEGA propõe Voto de Louvor à equipa de Kempo do FAC

O CHEGA vai propor, na próxima reunião da Assembleia Municipal, um Voto de Louvor aos atletas e à direção do Famalicense Atlético Clube (FAC), pelos títulos conquistados no Campeonato Nacional de Juniores, Seniores e Masters de Kempo, realizado no dia 30 de maio, no Pavilhão Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha.

O clube famalicense fez-se representar com 7 atletas, conquistando quatro títulos nacionais – Nuno Alves, Ana Felgueiras, Mariana Arantes e Marcos Muondo (todos em Semi Kempo) – e dois terceiros lugares, por Paulo Arantes (Semi Kempo) e Marcos Muondo (Light Kempo)

Como justificação para este Voto de Louvor, o CHEGA fala em resultados «que são o reflexo de um trabalho sério, dedicado e meritório, que enche de orgulho toda a cidade de Famalicão. É importante que o município reconheça publicamente estes feitos, que promovem o desporto, a disciplina e os valores positivos junto da nossa juventude».

Famalicão: Francisco Saldanha vai jogar em Malta

O jogador famalicense, que nas últimas épocas alinhou no Trofense, vai jogar em Malta. Francisco Saldanha, de 25 anos, foi contratado pelo Gzira United FC.

O defesa central, que também pode jogar a médio, jogou, entre outros clubes, no FC Famalicão e Benfica. Foi internacional jovem português por 37 vezes.

Famalicão: Convívio de ex-jogadores do FC Famalicão

No próximo sábado, dia 6 de junho, realiza-se o tradicional almoço das Velhas Glórias do F. C. Famalicão.
Este encontro teve início no longínquo ano de 1993 e está aberto a todos aqueles serviram o F.C. Famalicão.

O almoço de confraternização vai decorrer no Espaço ACAFADO, na Lagoa. A organização convida todos os que serviram “o nosso glorioso clube” a associarem-se a este evento que se realiza sempre no primeiro sábado do mês de junho.