Trabalhadores dos Registos iniciam hoje uma série de greves

O Sindicato Nacional dos Registos inicia hoje uma série de greves, de dois dias por semana em agosto, e realiza uma manifestação em Lisboa, após as últimas reuniões com o Governo não terem desbloqueado o impasse nas negociações.

Segundo o sindicato (SNR), as reivindicações contidas no pré-aviso de greve para os dias 01, 05, 08, 12, 19, 22, 26 e 29 de agosto abrangem matérias como remunerações e falta de recursos humanos no setor, entre outros problemas.

A manifestação realizar-se-á hoje, pelas 14:30, à porta do Instituto de Registos e Notariado (IRN), no Parque das Nações, Lisboa

Entre as questões remuneratórias a resolver no imediato, o SNR aponta a atualização indiciária devida por lei e não efetuada desde 2000 (embora a mesma tenha sido realizada a toda a função publica menos no IRN), a promoção dos escriturários em falta desde o descongelamento das carreiras e a não contabilização/compensação dos pontos acumulados para a progressão de todos aqueles que se encontravam no último escalão indiciário na transição para as novas carreiras de Conservador de Registos e Oficial de Registos.

Outras das matérias de resolução imediata exigida pelo sindicato consta o “modo de distribuição e falta de uniformidade na cobrança dos emolumentos pessoais comuns e a falta de pagamento do abono para falhas”.

Segundo o sindicato, os constrangimentos decorrentes da greve que se irão repercutir na vida dos cidadãos e das empresas são da inteira responsabilidade do Ministério da Justiça e das anteriores e do Conselho Diretivo do IRN que “não foram competentes, nem alinharam de boa-fé nas negociações para desconvocação da greve”.

Quanto aos serviços mínimos que devem ser assegurados durante a greve, o sindicato apresenta os atos reativos aos casamentos civis urgentes por perigo de morte ou iminência de parto, testamentos por iminência de morte e casamentos civis já agendados antes da data da convocação da greve.

Entende o SNR que não tem caráter de urgência a emissão de cartão de cidadãos ou passaporte, uma vez que os cidadãos estão cientes da validade dos seus documentos e devem promover a revalidação atempada.

25 Comments

  1. Querem aproveitar o sol acho que era melhor mandar todos para o fundo desemprego e contratar quem queira trabalhar e melhor…

  2. Querem aproveitar o sol acho que era melhor mandar todos para o fundo desemprego e contratar quem queira trabalhar e melhor…

Famalicão: Clorosol atingida por incêndio de grandes dimensões

A Clorosol, localizada na freguesia de Mouquim, em Vila Nova de Famalicão foi, na madrugada desta sexta-feira, atingida por um violento incêndio.

O alerta para o fogo foi dado aos bombeiros cerca das 00h30 e os primeiros relatos que chegaram à Cidade Hoje, provenientes de vizinhos, davam conta de chamas altas e uma densa coluna de fumo.

Graças à rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários Famalicenses e Viatodos, foi possível fazer um combate eficaz e evitar a propagação das chamas para a restante unidade industrial que se dedica ao fabrico de embalagens e detergentes.

Desconhece-se o que terá motivado o fogo nem os estragos causados.

Não há informações da existência de feridos.

[notícia atualizada às 01h24 com informação sobre corporações que estiveram envolvidas no combate às chamas e ponto de situação]

FamaBoys ‘invadem’ hotel onde descansa o F.C.Famalicão antes do jogo com o Gil Vicente

Várias dezenas de adeptos invadiram, esta quinta-feira à noite, a zona de estacionamento da unidade hoteleira onde está hospedada a equipa do Futebol Clube de Famalicão, a par da N206, em Gavião.

Com tarjas e elementos pirotécnicos, os FamaBoys gritaram cânticos numa atitude de apoio e motivação para a equipa que, na tarde desta sexta-feira, defronta o Gil Vicente, em Barcelos.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Vila Nova 1931 (@vila_nova_1931)

APPACDM fecha em Famalicão depois de penhora que também não permite pagar salários

A direção da APPACDM Braga decidiu encerrar, por tempo indeterminado, os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão, localizados nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Braga, Vila Verde e Esposende.

Na origem da decisão, está uma penhora ocorrida na última semana, por parte do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, na ordem dos 300 mil euros, que deixou a instituição “esvaziada de suporte financeiro”, pode ler-se num comunicado a que a nossa redação teve acesso.

No mesmo documento, assinado pelo diretor da APPACDM Braga, Bruno Silva, é deixada a informação de que não vai ser processado qualquer pagamento de salário no presente mês de março.

Os atuais responsáveis da APPACDM explicam ainda que a penhora ocorrida recentemente está relacionada com “incumprimentos sucessivos da direção anterior”, não conseguindo, para já, avançar com uma data para a resolução do problema.

A Cidade Hoje sabe que, na sequência destes acontecimentos, a atual direção da APPACDM Braga irá reunir com a Segurança Social. O encontro deverá acontecer no decorrer da próxima semana.

 

 

Famalicão: Procissão do Senhor “Ecce Homo” cancelada devido ao mau tempo

Foi cancelada devido ao mau tempo ao Procissão do Senhor “Ecce Homo” agendada para a noite desta quinta-feira, em Vila Nova de Famalicão.

A informação foi avançada pela organização e confirmada pelo Município de Famalicão.

Apesar de tudo, o momento da Recriação da Última Ceia, foi transferido para o interior da Igreja Matriz Antiga, pela mesma hora.

Famalicão: Recolha de lixo suspensa após acidente que matou um trabalhador

A rota que estava a ser assegurada pelo camião de recolha de lixo envolvido no acidente que vitimou um trabalhador, na manhã desta quarta-feira, em Arnoso Santa Eulália, foi suspensa. A informação foi comunicada através das redes sociais pela Junta de Freguesia de Nine, alertando a população para o facto da recolha não acontecer neste dia.

A autarquia aproveitou a comunicação para enviar as condolência à família enlutada.

 

Famalicão: Morreu trabalhador atropelado por camião do lixo

Não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer o homem que, na manhã desta quarta-feira, foi atropelado pelo camião do lixo, na freguesia de Arnoso Santa Eulália, em Famalicão.

A vítima era funcionário da empresa responsável pela recolha de resíduos sólidos no concelho, circulava na parte traseira do camião e, alegadamente, terá sido apertado contra um muro, numa manobra de marcha atrás, na Rua José Martins Moreira.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses, apoiados pela VMER local.