Tribunal decreta encerramento da SAD da Oliveirense

O Juízo de Comércio de Vila Nova de Famalicão decretou, segundo despacho de quinta-feira passada, 30 de janeiro, o encerramento da Associação Desportiva Oliveirense, Futebol, SAD que, assim, está impossibilitada de praticar qualquer ato de gestão. Pode, no entanto, a SAD ou qualquer outro credor, recorrer do despacho, e tem 15 dias para o fazer, mas o recurso não tem efeitos suspensivos. Com a decisão judicial, cessam, também, todos os contratos de trabalho.

Não é normal que uma decisão como esta aconteça antes da assembleia de credores, marcada para 27 de fevereiro, mas as informações recolhidas pelo administrador da insolvência levou-o a pedir o encerramento antecipado da SAD e o tribunal aceitou o pedido.

A SAD da AD Oliveirense funciona de forma caótica, onde «quem pode mandar, não quer, e quem quer mandar, não pode», assim escreve o administrador de insolvência no pedido feito ao tribunal.

No documento a que CIDADE HOJE teve acesso, com data de 27 de janeiro passado, o administrador da insolvência, ao longo de 13 páginas, expõe a situação da Associação Desportiva Oliveirense, Futebol SAD que foi declarada insolvente a 17 de dezembro de 2019.

Ao longo do documento, é manifesta a dificuldade em se perceber quem manda e quem faz o quê na SAD, há reservas quanto ao quadro de pessoal, bem como ao montante das dívidas. O não cumprimento das obrigações fiscais, pelo menos desde o início da presente época e documentos sem assinaturas originais (cópias de outros documentos) são, entre outras, situações graves descritas no relatório.

No pedido feito ao tribunal, o administrador descreve, por exemplo, que a presente época carece de qualquer planeamento financeiro, dada a insuficiência de receitas próprias; que desde julho de 2019 não há contabilidade organizada; bem como assinala que a insuficiência de capitais próprios e/ou receitas não garantem o cumprimento das obrigações – salários e outros encargos.

Perante este cenário, o administrador da insolvência requereu, a 27 de janeiro, ao Juiz do Tribunal da Comarca de Braga – Juízo do Comércio de Vila Nova de Famalicão, autorização para promover o encerramento antecipado da insolvente, antes da assembleia de 27 de fevereiro, pedido que foi aceite, conforme despacho de 30 de janeiro, a que CH teve acesso.

Ao longo das últimas horas, CH teve contactos com elementos próximos da SAD que dizem desconhecer a decisão judicial, assumindo que tudo corre normalmente e que até foram inscritos novos jogadores nos últimos dias.

Recorde-se que o pedido de insolvência da SAD da Oliveirense foi feito pelo ex-treinador Manuel Jesus Crespo Garcia, por falta de pagamento de salários que lhe eram devidos quando serviu o clube no início da presente época desportiva.

A AD Oliveirense, que compete no Campeonato de Portugal, tem jogo marcado para este domingo, no Campo de Ribes, com o Mirandela.

Multidão enche recinto para ver os Calema em Mogege

Foi uma verdadeira enchente a que se viveu na noite deste sábado, em Mogege, Vila Nova de Famalicão. Milhares de pessoas marcaram presença no recinto das Festas de Santa Marinha para assistir ao muito aguardado concerto dos Calema.

A dupla subiu ao palco às 22h00 e rapidamente conquistou o público com os seus maiores sucessos, num espetáculo cheio de ritmo, emoção e muita energia. Como prometido pela organização, foi uma atuação vibrante, que pôs toda a gente a cantar e dançar do início ao fim.

Nem a chuva que se fez sentir durante a noite foi capaz de desmobilizar a multidão, que se manteve firme e entusiasta até ao último minuto. No final do concerto, os Calema agradeceram emocionados pela calorosa receção e carinho do público que nem o mau tempo afastou.

Já chove em Famalicão: Tempo instável durante este domingo

A chuva está de regresso à região, conforme adiantaram a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Este será um cenário que se deve manter até ao final da tarde deste domingo.

O sol deverá regressar em pleno na quinta-feira, com os termómetros a chegarem aos 30 graus.

Para este domingo e segunda-feira a temperatura não deve ir além dos 23 graus.

Famalicão: Hugo Azevedo leva seleção nacional a mais um título europeu

Ao final da tarde deste sábado, a seleção nacional sub-17 de hóquei em patins sagrou-se campeã da Europa. Trata-se do segundo título consecutivo sob a liderança do treinador famalicense Hugo Azevedo.

Na final, em Gujan-Mestras, França, vitória sobre a Espanha, no desempate por penáltis, após empate 2-2.

Hugo Azevedo é natural de Delães, fez grande parte da sua carreira no Riba d’ Ave e é o atual treinador da Juventude Pacense.

Padre Francisco Carreira homenageado na peregrinação a Lemenhe

A comunidade de Vila Nova de Famalicão prepara-se para prestar homenagem ao arcipreste local, padre Francisco Miguel Carreira, este domingo, durante a peregrinação ao santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Lemenhe.

A distinção acontecerá no decorrer da eucaristia campal, agendada para as 11h00, e pretende assinalar o contributo do sacerdote ao longo dos últimos anos à frente do Arciprestado.

Em agosto, o padre Francisco deixará funções para rumar a Roma, onde dará continuidade aos seus estudos teológicos, por proposta do Arcebispo de Braga.

A homenagem insere-se no encerramento das festividades em honra da Senhora do Carmo, que decorrem desde o dia 11 de julho.

Famalicão: Três feridos em colisão entre três carros na N206 (Vermoim)

Três pessoas ficaram feridas, ao início da noite deste sábado, na sequência de uma colisão a envolver três veículos, em plena N206, na freguesia de Vermoim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 20h00 e para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses.

As vítimas, com ferimentos ligeiros, foram encaminhadas para o hospital local.

Famalicão: Ana Marinho “muito feliz” pelo desempenho nos Europeus de Atletismo

Nos Europeus de Atletismo sub-23, Ana Marinho alcançou um excelente resultado nos 10 mil metros. Na Noruega, ao final da tarde desta sexta-feira, a famalicense terminou em nono lugar com 34m02s20”, muito perto do seu recorde pessoal (34.00,99).

No final da prova, Ana Marinho disse estar “muito feliz. Um dos maiores objetivos que tinha era estar aqui e tentar mostrar que valia esta marca, tentar aproximar-me do meu recorde pessoal e numa boa prova, quem sabe, batê-lo, e estou contente por entrar no top-10.” Acrescenta que tentou baixar os 34 e chegar aos 33 minutos, “mas estive muito tempo sozinha e acaba por ser duro”, referiu a atleta no final da sua prova.