Trofa: Abertas até 3 de novembro candidaturas ao 12.º Orçamento Participativo Jovem

Até 3 de novembro os jovens da Trofa podem candidatar as suas ideias ao OPJ – Orçamento Participativo Jovem. Na sua 12ª edição, o OPJ conta com 27 500 euros disponibilizada pela Câmara Municipal para concretizar os projetos vencedores.

O Orçamento Participativo Jovem da Trofa pretende promover o desenvolvimento pessoal e social dos jovens do concelho no quadro de uma educação para a cidadania; aprofundar o diálogo entre os jovens e os eleitos municipais na procura das melhores políticas concelhias, adequando-as às necessidades e expetativas dos jovens; reforçar a qualidade da democracia concelhia, valorizando os processos participativos, a transparência nas decisões e a responsabilidade na prestação de contas.

Tal como em edições anteriores, o OPJ disponibiliza 7500 euros para propostas de âmbito escolar e 20 mil euros para propostas de âmbito concelhio.

O Orçamento Participativo Jovem é um instrumento onde os jovens munícipes do concelho da Trofa, com idades entre os 10 e os 35 anos, podem deliberar e decidir sobre as prioridades do Orçamento Municipal e supervisionar a sua execução.

As candidaturas podem ser apresentadas individual ou coletivamente por jovens residentes ou estudantes no concelho ou membros de associações locais, com idade entre os 10 e os 35 anos. Para mais informações, bem como acesso a todos os documentos necessários, basta aceder ao link https://mun-trofa.pt/menu/346/orcamento-participativo-jovem

 

Deixe um comentário

Suspeito de violar mulher em ginásio da Trofa foi detido

Um homem de 53 anos foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita de violar uma mulher, com cerca de 30 anos, num ginásio da Trofa. A acusação remonta ao mês de março, em que o suspeito terá abordado a vítima através das redes sociais “propondo-lhe os seus serviços de preparador físico num ginásio, sob pretexto de lhe ser efetuada uma avaliação física”.

A vítima terá aceitado a proposta e “já no ginásio e não obstante a resistência da vítima, o arguido acabou por violá-la”, refere a PJ em comunicado.

A agressão foi denunciada e as autoridades deram conta da existência de uma ocorrência anterior com características semelhantes por parte do suspeito.

Depois de presente a primeiro interrogatório judicial, o homem de 53 anos está proibido de contactar a vítima e frequentar o ginásio e deve também apresentar-se às autoridades semanalmente. Como medida de coação, o suspeito foi suspenso de funções.

Incêndio destrói dois armazéns de reciclagem, em Santo Tirso

Na madrugada desta quinta-feira, um incêndio deflagrou em dois armazéns industriais de uma empresa de reciclagem que foram totalmente tomados pelas chamas, na Rua Doutor Francisco Carneiro, em Areias, Santo Tirso.

O alerta foi dado por volta das 5h00 e mobilizou para o local mais de 50 operacionais de várias corporações, entre elas os Bombeiros Tirsenses, Santo Tirso, Trofa, Vila das Aves e Famalicenses.

Não há registo de vítimas e até ao momento não são conhecidas as causas do incêndio de grandes dimensões.

Imagem: BV Santo Tirso

Famalicão: Sandra Cardoso (CDU) apresenta propostas que levará ao Parlamento se for eleita

A lista da CDU candidata à Assembleia da República nas eleições legislativas de 18 de maio, propõe 25 medidas para o distrito de Braga, sendo que algumas dizem mais respeito a Vila Nova de Famalicão. Uma das proposta passa pela melhoria do Hospital de Famalicão; a concretização de um sistema de mobilidade público integrando o quadrilátero Braga – Guimarães – V.N. de Famalicão – Barcelos; criação do Passe Social Intermodal e Inter-Regional, redução do preço dos passes sociais; construção de acessos à A7 em Famalicão; requalificação e integração do Plano Rodoviário Nacional da VIM – Vizela/Joane; despoluição e requalificação das margens do Rio Cávado, do Rio Ave.

Sandra Cardoso, primeira candidata da CDU pelo distrito de Braga, promete levar estes temas ao Parlamento, caso seja eleita. «São questões de importância estratégica para a região que, pese embora sejam reconhecidas como necessárias, persistem por resolver», sublinha.

Na apresentação, Sandra Cardoso afirmou que «o futuro do país não será alterado se não se alterar a relação de forças política e eleitoral, com uma significativa votação na CDU».

Famalicão: Assembleia Municipal vota contas municipais de 2024

A Assembleia Municipal reúne na noite do dia 28 de abril, às 21 horas, para, entre outros pontos, discutir e votar a proposta da Câmara Municipal do Relatório de Gestão de 2024 e documentos de prestação de contas. Recorde-se que o documento foi aprovado, em sede do executivo municipal, a 11 de abril, com os votos da maioria PSD/CDS. O PS votou contra.

Na ocasião, Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, fez um balanço positivo num ano «de forte investimento e crescimento», reconhecendo a importância dos fundos europeus captados. «Demos continuidade a uma série de projetos estruturantes para a construção de um concelho cada vez mais coeso, inclusivo e inovador». Deu como exemplos, os investimentos em unidades de saúde, o arranque da construção do centro de atletismo, o novo skate parque e a residência de estudantes. Menciona, ainda, o investimento na educação, com 47 milhões, e as intervenções ambientais, com a criação do Parque de Sinçães Norte e do Pelhe. Mário Passos realçou, também, que, apesar do investimento, a «Câmara apresenta uma forte solidez financeira», o que, no seu entender, demonstra «uma gestão equilibrada e focada em não comprometer as próximas gerações».

O Partido Socialista votou contra e o vereador Paulo Folhadela explicou que «não encontramos evidência entre o que foi a despesa e a obra realizada». O autarca socialista referiu, ainda, que com aquele orçamento exigia-se «um critério mais rigoroso na execução, que pudesse levar para os famalicenses novas ofertas e novas dinâmicas».

A reunião da próxima segunda-feira terá lugar no Salão da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho.

Foto arquivo

Famalicão: Gustavo Sá volta a ser terceiro melhor jovem da I Liga

Gustavo Sá foi eleito, pelo Sindicato dos Jogadores, o terceiro melhor jovem da I Liga no mês de março, algo que acontece pela segunda vez consecutiva.

Telmo Arcanjo, do Vitória SC, foi eleito o Melhor Jovem de março da Primeira Liga, o extremo do Vitória SC somou 14,4% dos votos, seguido pelo médio ofensivo Rodrigo Mora (FC Porto), com 13,66%. O internacional sub-21, Gustavo S, conquistou 11,99% das preferências.

Gustavo Sá foi titular em três dos quatro jogos realizados pela equipa (falhou o jogo com o CD Nacional por castigo) e assinou a assistência para o golo de Mathias Amorim na receção ao AFS.

Famalicão está a desenvolver um plano de ação para a Cultura

O Município de Vila Nova de Famalicão está a criar um Plano de Ação para a Cultura que vai vigorar até 2030.

Depois do diagnóstico, que decorre desde o mês de março, a instituições, técnicos, artistas e população, resultará o mapeamento do estado atual do setor cultural e criativo. Estarão identificados os principais problemas, necessidades e oportunidades deste setor no concelho de Famalicão.

Uma vez elaborado o documento, o mesmo servirá de “bússola” para as políticas municipais, mostrando objetivos, estratégias e metas a atingir até ao final da década.

Segundo o vereador da Cultura, «a elaboração deste documento vai permitir-nos obter informação valiosa sobre o estado da cultura no nosso território e é mais uma ferramenta de trabalho que temos ao nosso dispor», refere Pedro Oliveira.

Este trabalho foi dado a conhecer ao Conselho Municipal da Cultura no passado dia 14 de abril, num encontro que decorreu na Casa das Artes e que ficou também marcado pela realização de uma sessão de auscultação técnica, dirigida aos membros deste órgão.