A 5.ª edição do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore decorre de 31 de julho a 3 de agosto com as danças típicas da Polónia, Colômbia, Chile, Bulgária, Chéquia, México, Hungria e, claro, Portugal.
À semelhança dos anos anteriores, além da cidade, haverá apresentações descentralizadas, desta vez em Joane e Landim. A gala de abertura acontece na noite de 31 de julho, às 21h30, na Praça D. Maria II; no dia 1 de agosto, à mesma hora, exibição no adro do Mosteiro, em Landim; no dia seguinte, também às 21h30, é o encerramento, no Parque da Ribeira, em Joane.
O festival, da responsabilidade do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, tem o apoio do município de Vila Nova de Famalicão, das Juntas de Freguesia de Joane e Landim, da CCDR-Norte, da Federação do Folclore Português, da Fundação INATEL, da Associação CIOFF Portugal, das gráficas ENIF e Dar Ideias e do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.
«O FAMAFOLK afirma-se, ano após ano, como um palco privilegiado para o encontro de culturas. Em 2025, regressa com novo fôlego e renovado entusiasmo para oferecer ao público uma verdadeira celebração da diversidade através da dança e da música tradicional dos quatro cantos do mundo», refere o presidente da Rusga de Joane, Ricardo Mendes Azevedo.
Esta é, também, a edição final do ciclo de avaliação para a obtenção do selo de qualidade do CIOFF® (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), entidade com estatuto consultivo junto da UNESCO.
Do programa consta, no dia 31 de julho, às 15h30, um workshop sobre “Danças do Mundo”, marcado para a Praça D. Maria II; 21h30, na mesma Praça, espetáculo de abertura com o Grupo Etnográfico Rusga de Joane, Grupo Etnográfico da Areosa (Viana do Castelo), mais da Polónia, Colômbia, Hungria, Bulgária, Chile, Chéquia e México. Na sexta-feira, dia 1, pelas 21h30, no Adro do Mosteiro, com o Grupo Etnográfico Rusga de Joane, Rancho Folclórico de S. Pedro de Bairro, mais os estrangeiros convidados. No sábado, dia 2, no Parque da Ribeira, além dos estrangeiros, atua o Rancho Folclórico e Etnográfico do Vale de Açores (Mortágua), terminando com o Grupo Etnográfico Rusga de Joane.
No domingo, dia 3, entre as 11 e as 12, junto à igreja de Joane está marcada uma cerimónia Ecuménica (a busca pela união apesar das diferenças).
Lina Sousa está bonito no sr.Perdoes
Aceito
Trofa tem parque ,podem ir até sre dos pordoes tinha lá capela parque agora não sei como está
Vitor Sampaio
Porque não para os de Famalicão, também!?
Eu aceito
Jose Silva eu disse porno!! Nao gays. Porque isso agora e moda
José Carlos não é filmes gays
Parque N S Das Dores a Trofa é linda
Carlos Reis 😀😀
José Carlos vou lhe perguntar
Carlos Reis esse fica com o Virgílio..😀😀
José Carlos moço faz cuidado
Actores nacionais
Pode entrar o castelo branco
Tem algum no município
Com jeito para isso
Manuela Pinto