Trofa: Apresentação do livro “Políticas locais de habitação”

Álvaro Santos, Miguel Branco-Teixeira e Paulo Valença vão apresentar o livro “Políticas Locais de Habitação”, no Fórum Trofa XXI, pelas 18 horas do dia 18 de maio, a convite do presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

A autarquia da Trofa acredita que o livro pretende contribuir para a análise do passado do setor habitacional para, através dele, se poder melhor enquadrar o presente e começar a traçar o caminho certo para o futuro.

Com prefácio de Luís Marques Mendes, esta publicação conta com o contributo de mais de duas dezenas de personalidades, agentes que legislam, regulam, investigam, pensam, executam, lidam e interagem com as muitas variáveis que concorrem para o direito à habitação. «É altura de convocar todos aqueles que estão interessados neste domínio, atores públicos e privados, mobilizando-os para percorrer, em conjunto, um caminho que tem uma causa comum e muito nobre – a melhoria das condições da habitação em Portugal», desafia o analista político.

 

Deixe um comentário

Carro de famalicense encontrado na Trofa “mergulhado” num ribeiro

Na manhã deste domingo, pelas 9h30, os Bombeiros Voluntários da Trofa foram alertados para a presença de uma viatura parcialmente submersa num curso de água, nas proximidades da variante à EN 14, entre Covelas e Bougado, no lugar de Cedões, avança a Trofa TV.

O veículo, trancado e sem ocupantes, pertencerá a um residente de Vila Nova de Famalicão.

A GNR iniciou uma investigação para esclarecer as circunstâncias do ocorrido, abrindo a hipótese para um possível acidente ou furto.

Imagem: Bombeiros Voluntários da Trofa

IPCA abre doutoramento em Engenharia da Digitalização

Estão abertas as candidaturas para o doutoramento em Engenharia da Digitalização no IPCA. A 1.ª fase decorre até 30 de abril, através da página: https://estudar.ipca.pt/candidaturas-2025-26/doutoramentos/.

É uma parceria desenvolvida no âmbito da Universidade Europeia RUN-EU, em conjunto pelo IPCA, o Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS) na Irlanda. Esta colaboração internacional permite aos estudantes beneficiarem das infraestruturas, laboratórios e grupos de investigação das três universidades, promovendo um ambiente de pesquisa diversificado e de alta qualidade.

Concebido pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA, o programa doutoral permite o desenvolvimento de projetos de investigação nas novas tecnologias digitais aplicadas à automação de processos e serviços, como os sistemas ciberfísicos, de robótica, de inteligência artificial, de Cloud e IoT, a tecnologia 5G (conectividade), assim como os sistemas energéticos sustentáveis e inteligentes, constituindo-se, no seu conjunto, como alicerces da transição digital na indústria e serviços, em particular nos setores industriais.

Suspeito de homicídio em Famalicão chega extraditado do Brasil

Bruno “Espanhol”, suspeito do homicídio de Hugo Ribeiro à porta da discoteca Noa, em S. Cosme, Famalicão, foi extraditado do Brasil para Famalicão e ficou em prisão preventiva, noticiou o Jornal de Notícias.

O arguido fugiu 18 dias após o crime, em março de 2022, sendo detido a 29 de março de 2024. A extradição atrasou-se devido a processos pendentes no Brasil. O julgamento, adiado várias vezes, vai decorrer em Famalicão a partir de maio.

Segundo o Ministério Público, Bruno “Espanhol” e Diogo “Xió” atacaram a vítima durante uma rixa, golpeando-a com uma faca e um paralelo na cabeça. Hugo Ribeiro, ainda foi levado ao hospital de Braga, mas acabou por falecer.

Trofa: Diogo Piçarra, Plutónio e Nenny no Festival da Juventude

Já foram revelados os primeiros nomes do Festival da Juventude da Trofa (Belive).

O evento acontece de 24 a 26 de julho, no recinto do Mercado / Feira da Trofa.

No primeiro dia, às 22h30, atua Diogo Piçarra. Seguindo-se, dia 25, Plutónio às 23h00 e Nenny fecha o festival, no dia 26, com espetáculo marcado para as 23h00.

Todos os concertos são de entrada livre. O Belive é uma organização da Câmara Municipal da Trofa, em parceria com a Junta de Freguesia de Bougado.

Feira da Isabelinha com Maninho, Ivo Lucas, Vítor Rodrigues e Vassala

Já foi anunciado parte do cartaz deste ano da Feira da Isabelinha. De 18 a 21 de abril estão previstas inúmeras iniciativas que prometem atrair milhares de pessoas até à freguesia de Viatodos.

Sabe-se para já que a animação musical vai estar a cargo dos artistas Maninho, Ivo Lucas, Vítor Rodrigues e Vassala.

É espectável que, dentro em breve, a organização divulgue o programa completo com dia / hora de cada atuação e restantes atividades.

 

 

Desde 2022 que Famalicão luta por Juízos Centrais: Justiça continua sem resposta

O Relatório Anual da Comarca Judicial de Braga de 2024 volta a destacar a necessidade da criação de Juízos Centrais Cíveis, Criminais e de Instrução Criminal em Vila Nova de Famalicão. O documento, assinado pelo juiz-presidente, João Paulo Pereira, sublinha as dificuldades operacionais decorrentes da ausência destas estruturas na cidade.

De acordo com o relatório, Famalicão concentra a investigação dos crimes relacionados com tráfico e consumo de droga na Comarca. No entanto, sempre que a intervenção do Juiz de Instrução Criminal é necessária, os processos têm de ser transferidos para os Juízos de Instrução Criminal de Braga ou de Guimarães, o que complica e pode atrasar a gestão dos inquéritos.

A criação destes juízos em Famalicão teria, ainda, «a enorme vantagem de possibilitar também uma melhor racionalização dos meios disponíveis, no que concerne às instalações (sobrecarregadas com inúmeras diligências nos Palácios de Justiça de Braga e de Guimarães», pela utilização das «subaproveitadas no moderno e espaçoso Palácio da Justiça de Vila Nova de Famalicão».

Esta não é a primeira vez que o problema é apontado. No Relatório Anual de 2023, a mesma reivindicação foi feita, sem que tenham sido tomadas medidas para colmatar a situação. Além disso, este é um processo que a Delegação da Ordem dos Advogados de Famalicão tem vindo a defender junto do Ministério da Justiça e de outras entidades desde 2022.