Trofa: BUPI já registou mais de 600 matrizes em seis meses

camara trofa municipio

O BUPI – Balcão único do Prédio da Trofa registou desde a sua entrada em funcionamento, em junho de 2024, mais de 600 matrizes, num total de 250 atendimentos.

Com dois postos de atendimento, no Mercado Feira da Trofa, nas instalações do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Trofa e nos Paços do Concelho, o BUPI funciona por marcação prévia.

O BUPI é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita.

Em seis meses de funcionamento, o BUPI já realizou 250 atendimentos, num total de 687 Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG), mais de 660 matrizes processadas.

Recorde-se que o projeto piloto, começou em 2017, em 10 Municípios. Para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade, os proprietários precisam fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, não sendo suficiente a mera inscrição dos terrenos nas Finanças.

Sendo uma ferramenta gratuita até 2025, cabe aos Municípios sensibilizar a população para a necessidade de registo dos seus prédios. O BUPI pretende prestar um serviço de atendimento especializado com a ajuda de um técnico vai poder desenhar um polígono que representa os limites do seu terreno no mapa.

O Balcão Único do Prédio funciona por marcação prévia, através do e-mail: bupi@mun-trofa.pt ou através de contacto com o atendimento BUPI da Câmara Municipal da Trofa – 252 409 290

Deixe um comentário

Lei aprovada: Presos podem ser colocados a limpar matas e florestas

A Assembleia da República aprovou a nova Lei de Política Criminal para o período de 2026 a 2028.

Entre as medidas previstas está a participação de reclusos em trabalhos de limpeza de matas e florestas para ajudar a prevenir incêndios. O diploma permite ainda operações policiais reforçadas em zonas consideradas de “criminalidade de impacto social”, incluindo revistas a pessoas e viaturas nos termos da lei.

A criminalidade violenta, a violência doméstica, a corrupção e os incêndios florestais continuam entre as prioridades definidas. O documento segue agora para promulgação do Presidente da República.

Empresária Raquel Silva é madrinha da Marcha de Vale S.Martinho

As Marchas Antoninas desfilam na noite desta sexta-feira, pela ruas da cidade de Famalicão.

Com o aproximar da hora, são algumas as marchas que vão divulgados os padrinhos / madrinhas escolhidos pela esta edição.

Raquel Silva, empresária na área da intermediação de crédito, foi a convidada pela Marcha de Vale S.Martinho, num ano marcado pelo regresso deste grupo a esta tradição famalicense.

 

Noite tropical: Hoje vão estar quase 30 graus às 21h00

Esta sexta-feira será o dia mais quente da semana. Para Vila Nova de Famalicão espera-se um dia com uma máxima a rondar os 38 graus, sendo que o pico da temperatura deverá ser atingido entre as 14h e as 16h.

A noite promete ser tropical, com registo de temperaturas elevadas. Segundo a previsão às 21h00 estarão 28 graus, temperatura essa que vai descendo gradualmente, de uma forma bastante ligeira, durante a madrugada.

Gasóleo desce 3 cêntimos e gasolina sobe meio cêntimo

Os preços dos combustíveis vão voltar a sofrer alterações na próxima semana, entre os dias 15 e 21 de junho.

De acordo com as previsões, o gasóleo deverá ficar 3 cêntimos por litro mais barato, enquanto a gasolina deverá registar uma subida de 0,5 cêntimo por litro.

Famalicão: Motociclista ferido em colisão entre mota e carrinha na Av. de França

Um motociclista ficou ferido, na tarde desta quinta-feira, na sequência da colisão da mota onde seguia com uma carrinha.

O acidente aconteceu cerca das 18h00, na Avenida de França.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão que asseguraram o transporte da vítima para o hospital local.

Não existem, para já, informações sobre o estado de saúde do motociclista bem como o tipo de ferimentos.

Famalicão: Condutor em estado grave na sequência de colisão entre carro e camião na N206 (Vermoim)

Uma pessoa ficou em estado grave, na tarde desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um carro e um camião, na N206, em Vermoim, Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 15h10, na Av. João XXI e a vítima, que ficou encarcerada, seguia ao volante do veículo ligeiro.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses, apoiados pela VMER de Guimarães.

A vítima foi encaminhada para o Hospital de Braga.