Trofa: Centro de Informação ao Consumidor registou mais de 2300 atendimentos

De setembro de 2020 a setembro de 2021, o Centro Municipal de Informação ao Consumidor (CMIC) atendeu 2356 munícipes, dando resposta à prestação de informação para esclarecimento de dúvidas e prevenção de conflitos de consumo. Este serviço da Câmara Municipal da Trofa é gratuito e localiza-se no Fórum Trofa XXI.

O CMIC tem como missão promover e salvaguardar os direitos dos consumidores, mediante o cumprimento dos seus deveres. A sua ação concretiza-se através da prestação de informação para esclarecimento de dúvidas e prevenção de conflitos de consumo, no apoio à elaboração de reclamações e na realização de mediação de litígios.

Da totalidade dos atendimentos registados (2356), o assunto mais recorrente está relacionado com os serviços públicos essenciais (serviços postais e comunicações eletrónicas; energia e água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos), que atinge 1 763 atendimentos (74,83%). As questões mais colocadas estão relacionadas com faturação, seguindo-se a desconformidade do bem (defeito de produtos/serviços).

Dos 2356 atendimentos registados, apenas 17 foram alvo de mediação, através do envio do respetivo processo para o TRIAVE – Tribunal Arbitral de Guimarães (Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave, Tâmega e Sousa). Foram arquivados favoravelmente 16 processos iniciados em 2020, com desfecho favorável aos consumidores, e um deles foi arquivado dada a existência de processo de injunção.

No mesmo período de tempo – setembro de 2020 a setembro de 2021 -, o Centro Municipal de Informação ao Consumidor realizou 5 sessões informativas aos consumidores, duas das quais dedicadas aos jovens.

Distrital do PSD congratula-se com eleitos para órgãos da Assembleia da República

A Comissão Política Distrital do PSD de Braga congratula-se pela eleição de Jorge Paulo Oliveira para secretário da Mesa da Assembleia da República, e do vimaranense Emídio Guerreiro para presidente do Conselho de Administração do órgão.

Recorde-se que a Assembleia da República será liderada por José Pedro Aguiar-Branco, também do PSD.

O famalicense Jorge Paulo Oliveira está no Parlamento desde 2011 e foi eleito para novo mandato nas eleições de 10 de março, integrando a lista da Aliança Democrática pelo distrito de Braga.

Paulo Cunha, presidente da Distrital do PSD e vice-presidente nacional desta estrutura partidária, recorda que a escolha dos deputados à Assembleia da República foi um «processo exigente e responsável» para «garantir os seus melhores candidatos – apesar de o Distrito ter muitos, e bons – mulheres e homens, que ofereciam, e oferecem, muita confiança a todos os eleitores do território bracarense», destaca o político famalicense. E que este é o resultado dessas opções, conclui o responsável pelo PSD no distrito de Braga.

Trofa recebe maior evento de Kyokushin de Portugal

camara trofa municipio

Depois do Open Kyokushin Portugal, a Trofa recebe um torneio internacional de Kyokushin que vai reunir mais de 100 atletas de vários países da Europa.

Kyokushin é um estilo de karaté dinâmico, baseado nos princípios do “bushido”, o caminho do guerreiro.

Trofa Kyokushin International Tournament vai realizar-se no Pavilhão Municipal da Escola Secundária da Trofa, no dia 8 de junho, a partir das 14h00.

O evento é organizado pela Associação de Karaté do Porto, pela Associação Kyokushin do Ave e pela Câmara Municipal da Trofa.

Famalicão: IP lança concurso de 10 milhões para a reabilitação da Estrada 206

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público para a empreitada de reabilitação da ER206, que liga Famalicão e Guimarães. O troço a intervencionar inicia-se junto à rotunda de acesso à variante nascente de Vila Nova de Famalicão (Moutados) e desenvolve-se até ao seu entroncamento com a ER310, numa extensão total de 15,128 quilómetros.

O investimento previsto atinge os 10 milhões de euros, com um prazo de execução de 420 dias.

Segundo o plano da obra, estão previstas intervenções ao nível do pavimento, no reforço/reabilitação/ substituição dos sistemas de drenagem e de sinalização e segurança. Serão reformuladas duas interseções, através da construção de duas rotundas aos quilómetros 24,317 e 28,776. Incluída, também, a criação de passeios em algumas zonas do troço.

Esta intervenção tem como objetivo a melhoria das características de circulação da via, repondo os níveis de serviço adequados a uma estrada desta natureza e contribuir para o aumento da segurança e circulação das diferentes tipologias de tráfego.

A via atravessa as freguesias de Gavião, Vale (S. Martinho), Requião, Vermoim, Pousada de Saramagos e Joane, e no concelho de Guimarães, cruza a União de Freguesias de Airão S. Maria e Airão S. João e Vermil, e as Freguesias de Ronfe e de Brito.

PSP detém 28 pessoas numa semana

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Entre os dias 17 a 24 de março, o Comando Distrital da PSP de Braga efetuou 28 detenções na sua área de responsabilidade, que inclui o núcleo urbano de Famalicão.

Das detenções, quatro foram por condução sob o efeito do álcool, outras tantas por furtos e duas por desobediência. A PSP deu, ainda, cumprimento a 16 mandados de detenção judiciais.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, registou 61 acidentes, dos quais resultaram 15 feridos leves.

GNR de folga detém homem que estava a bater na namorada em pleno Centro Comercial

Um homem de 46 anos foi visto por um GNR a agredir a namorada, na última quinta-feira, em Guimarães. O agente, que se encontrava de folga, interveio de imediato na situação que ocorreu num dos centros comerciais de Guimarães.

O homem, relata o Jornal de Notícias, “passou a noite nas celas do posto da GNR de São Torcato e foi presente ao Tribunal de Guimarães na sexta-feira, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, estando impedido de contactar a vítima”.

Autoridade Marítima faz alerta: Cuidado nas idas ao mar, muitas praias estão sem nadador-salvador

Com a previsão de bom tempo para o primeiro fim de semana de primavera, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselha a população a ter cautela nas praias e zonas costeiras.

Em comunicado, a AMN lembra que, nesta época do ano, o mar ainda se encontra em regime de inverno, o que significa que apresenta um risco elevado devido à agitação marítima.

A AMN recorda ainda que a maioria das praias ainda não tem nadadores-salvadores, o que significa que o tempo de resposta a uma situação de socorro pode ser mais demorado.