Trofa debate futuro do movimento associativo desportivo

Durante a manhã do dia 3 de julho, o Município da Trofa organiza o segundo Fórum do Movimento Associativo Desportivo, no auditório Fórum Trofa XXI.

Desafios, propostas de desenvolvimento futuro e diferentes perspetivas sobre a atividade desportiva de clubes e associações são os objetivos deste encontro que, para além dos objetivos traçados pela Câmara Municipal, será um momento de análise da conjuntura atual do fenómeno desportivo, troca de conhecimentos e experiências e construção de sinergias de participação para mais e melhor desporto neste concelho.

A sessão de abertura está marcada para as 9h30, com o vereador do Desporto, Sérgio Araújo, prosseguindo com a apresentação da “Carta Desportiva” por Sérgio Matos, Escola Superior Desporto e Lazer do Instituo Politécnico de Viana do Castelo. O segundo tema está a cargo de Sara Santos, CreativeLab, com a “Criatividade no Desporto”. “Desporto como projeto de inclusão social” será a temática apresentada pela Escolinha de Rugby da Trofa.

A encerrar o Fórum, haverá espaço para uma tertúlia com os participantes sobre o projeto conjunto de desenvolvimento desportivo no concelho trofense, debate aberto à participação das associações desportivas.

Salvamento: Três menores de idade em risco de afogamento no mar da Póvoa de Varzim

A tarde desta quinta-feira ficou marcada por dois episódios de resgate no mar da Póvoa de Varzim. O primeiro ocorreu cerca das 15h30, na Praia do Enseada, com três jovens, menores de idade, em dificuldades para abandonar o mar.

O alerta foi dado para o nº de emergência balnear, por um nadador fora de serviço que avistou os jovens em dificuldade.

Em instantes foram mobilizados meios da Autoridade Marítima Nacional (através do projeto seawatch), do Serviço Anual de Assistência Balnear (SAAB) de Vila do Conde, da estação salva vidas da Póvoa de Varzim e ainda da Polícia Marítima.

Uma das vítimas ainda conseguiu sair do mar pelo próprio pé, com ajuda de populares, sendo que as outras duas foram levadas pela corrente e resgatadas pelos nadadores salvadores.

Duas das jovens foram encaminhadas para o hospital local.

Com a subida das temperaturas e o fim da época balnear, as praias da região da Póvoa de Varzim estão sem vigilância, no entanto, numa medida recente da Câmara Municipal de Vila do Conde, o concelho vizinho conta com um serviço inovador (SAAB – Serviço Anual de Assistência Balnear) que reforça a segurança fora de época.

 

Famalicão: Delegação avalia candidatura a Cidade Europeia do Desporto

Na próxima semana, entre segunda e quarta-feira, uma delegação da ACES Europa vai avaliar a candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto, em 2025.

Desta visita técnica constam vários momentos que permitirão à comissão de avaliação conhecer o parque desportivo do concelho, a dinâmica das associações e instituições, bem como os diversos programas/projetos desenvolvidos pela autarquia de promoção da atividade física.

A receção à comitiva acontece logo pela manhã de segunda-feira, nos Paços do Concelho e, a partir desse momento, sucedem-se várias visitas, sendo que a defesa da candidatura, pelo presidente do Município, Mário Passos, decorrerá na noite de terça-feira, na Casa das Artes.

 

CD Trofense celebra 93 anos com tertúlia apresentada por Miguel 7 Estacas

Na noite desta quinta-feira, às 21 horas, o CD Trofense promove uma tertúlia que para assinalar os 93 anos do clube.

A iniciativa, que decorre no estádio, promete muito humor, dado que a apresentação está a cargo de Miguel 7 Estacas que vai conversar com dois ex-jogadores do clube: Tiago Pereira e Miguel Guimarães. No final, cantam-se os parabéns ao CD Trofense pelos 93 anos.

Famalicenses terminam em 3º lugar no Trail mais difícil de Portugal

Na última semana, três famalicenses participaram num ultra-trail mundialmente conhecido, considerado a prova mais dura e longa de Portugal, o One Hundred World Championship.

Miguel Machado, Bruno Pereira e Miguel de Oliveira conquistaram o 3º lugar na classificação masculina da prova com 320 kms que começou na quinta-feira dia 21 de setembro e terminou no domingo, dia 24.

Os atletas famalicenses terminaram a prova em 65 horas, tendo descansado apenas 30 a 45 minutos por noite.

Miguel Machado fala das dificuldades, mas não esconde o orgulho no final da prova “é muito diferente das provas que costumamos fazer em Portugal porque não temos bases de vida, nem bases de assistência. É sem dúvida a prova mais difícil em que existe em Portugal até agora, não só pela distância como também pela dificuldade das serras que passamos. Para além das dores, os últimos 50km eram trilhos muito técnicos, em pedra, que dificultaram o término da prova, no entanto, o que sinto é um orgulho enorme, não tenho mesmo palavras para descrever esta sensação!”.

Os atletas foram acompanhados durante o percurso por três pessoas que lhes forneciam todos os bens necessários à sobrevivência e continuidade em prova como água e comida.

Realizada na região do Douro e Vouga, a prova aconteceu dentro do Geoparque de Arouca, atravessando cinco serras e cruzando sete municípios (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra) e quatro áreas protegidas da Rede Natura 2000.

Os atletas Miguel Machado e Bruno Pereira representam a equipa “O que queremos é monte” e Miguel de Oliveira a “CBRun” de Bairro.

O famalicense Miguel Machado já foi finalista nas provas Alut, UTMB, PT 281 e extremo Sul Brazil.

Miguel Oliveira foi finalista de provas como TPG, Oh Meu Deus e Viriato.

E Bruno Pereira já foi finalista do TPG, Sico e UTM.

Trofa no top 10 nacional das exportações

Segundo dados lançados pela PORDATA, o Concelho da Trofa integra o Top 10 nacional das exportações e mantém o crescimento que vem a registar nos últimos 8 anos.

Só no último ano a Trofa registou um aumento de 30% no volume de exportações, foi classificado como o 4º concelho com maior crescimento e o 9º concelho mais exportador da região Norte do país em 2022.

Sérgio Humberto, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa salienta o papel do município no apoio à área empresarial “O nosso trabalho, enquanto Câmara Municipal, é trabalhar com os nossos empresários e com as nossas empresas, numa cooperação de proximidade, percebendo as suas dificuldades e tentando em conjunto encontrar soluções. Os resultados divulgados são o reflexo desta cooperação e demonstra, uma vez mais, as potencialidades do cluster empresarial instalado na Trofa.”

TROFA EM NÚMEROS

8º: Crescimento das Exportações per capita

10º: Crescimento de exportações 2022 (4º no Norte)

19º: Exportações 2021

19º: Exportações 2022 (9º no Norte)

21º: Importações 2022

21º: Saldo Balança Comercial

Trofa: Caminhada comentada sobre invasões francesas

No dia 1 de outubro, a Câmara Municipal da Trofa vai organizar uma caminhada comentada sobre as invasões francesas com início às 9h00 no Monumento aos Defensores da Barca e fim no Souto de Bairros, por volta das 13h00.

Inserida na agenda dos “Itinerários Napoleónicos em Portugal”, esta é uma iniciativa com inscrição gratuita, mas obrigatória que pode ser feita até dia 28 de setembro, através do e-mail: turismo@mun-trofa.pt

A Câmara Municipal disponibiliza transporte de regresso a todos os inscritos.

Sobre a história…

Em março de 1809, as tropas do Marechal Junot invadiram Portugal pela fronteira de Chaves. Após derrotar as forças portuguesas em Braga, este exército com cerca de 24.000 homens marchou rapidamente para a linha defensiva que, entretanto, havia sido montada na margem sul do rio Ave, de forma a proteger o avanço francês sobre o Porto.

A ponte da Estrada Real Porto-Braga, sobre este rio, situava-se na freguesia de São Martinho de Bougado, originando diversos episódios militares que, ainda hoje, estão bem presentes na memória local e na tradição oral.

Sendo este o ponto de partida, a Câmara Municipal vai organizar uma caminhada comentada e homenagear as pessoas que protagonizaram estes episódios marcantes da história local.

A iniciativa vai começar com o simbólico descerramento de uma nova placa evocativa dos que perderam a vida em combate.