“Trofa enCanto” regressa a 10 de junho com Orfeão de Santiago, Orfeão Famalicense e Grupo Coral de Lousado

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa organiza a 10 de junho, a 2ª edição do “Trofa EnCanto”, na Igreja Nova da Trofa, a partir das 16h00. Será uma tarde com muita música gospel, litúrgica e popular.

O Encontro de Coros tem entrada gratuita e tal como na primeira edição, Orfeão Santiago, Orfeão Famalicense e o Grupo Coral de Lousado são os grupos convidados.

Orfeão Santhyago

Fundado em 1976, surge como promoção cultural da freguesia de Santiago do Bougado. Com mais de 300 concertos, dirigido pela Maestrina Sofia Machado, desde 2022, o grupo interpreta música litúrgica, tendo participado em várias cerimónias religiosas.

Orfeão Famalicense

Sob a direção artística do Professor Fernando Dantas Moreira, com mais de um século de existência, o Orfeão tem percorrido o País com vários concertos, celebrando a música popular e litúrgica. Desde a sua fundação que o grupo é constituído por vozes exclusivamente masculinas.

Grupo Coral de Lousado

Nasceu como coro feminino nos anos 30, mas a partir de 1958 passou a 4 vozes mistas. O coro participa e soleniza liturgias dominicais, festas paroquiais e atos civis solenes. O Grupo Coral de Lousado interpreta todos os tipos de música, tornando-os num dos grupos mais polivalentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Vai à Vila – Mercado das Emoções

A Praça D. Maria II vai receber mais uma edição do Mercado Vai à Vila, no fim de semana de 29 e 30 de junho.

As emoções vão ser trabalhadas através da promoção da saúde mental, desenvolvimento pessoal, bem-estar e equilíbrio emocional, profissionais ligados às áreas do yoga, shiatsu e musicoterapia.

No domingo à tarde haverá animação cultural às 14h00 com Esacro e às 16h00 o Folclore na Praça com o Rancho Regional de Fradelos, Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege e Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ruivães.

Imagem: Município de Famalicão

Famalicão: Já há programa para a 11.ª edição do Festival Internacional de Polifonia Portuguesa

A Fundação Cupertino de Miranda apresenta, em julho, a 11.ª edição do Festival Internacional de Polifonia Portuguesa (FIPP). Como anteriormente, decorrerá em locais com história e arquitetura do período barroco.

No dia 4 de julho, na Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, Coimbra, pelas 19h30, com Concerto Cupertinos; no dia 5 de julho, na Igreja de São Lourenço (Grilos), Porto, às 19 horas, Concerto Cupertinos e o organista Yves Rechsteiner; dia 6 de julho, na Igreja de São Gonçalo, Amarante, às 22 horas, com concerto Cupertinos e o organista Yves Rechsteiner; no dia 12 de julho, na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Landim, Vila Nova de Famalicão, às 21h30, com Concerto Cupertinos; no dia 13 de julho, na Basílica do Bom Jesus do Monte, Braga, às 21h30, com concerto Cupertinos; a 14 de julho, na Igreja de Santa Clara, no Porto, às 19 horas, com concerto Cupertinos.

Nascido no seio da Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão, em 2009, o grupo vocal Cupertinos dedica-se quase em exclusivo à música portuguesa dos séculos XVI e XVII, alicerçada num núcleo de compositores de renome mundial como Duarte Lobo (c.1565-1646), Manuel Cardoso (1566-1650), Filipe de Magalhães (c.1571-1652) ou Pedro de Cristo (c.1550-1618). […] Os Cupertinos conquistaram o primeiro galardão com a inclusão na “Bestenliste” da “deutscher Schallplattenkritik” e foram distinguidos nos Gramophone Classical Music Awards 2019, vencendo na categoria de “Música Antiga”. Foram finalistas na edição de 2020 e 2023 dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa e vencedores na categoria Melhor Álbum Música Clássica/Erudita na edição de 2021.

Famalicão: Município promove “A saúde nas férias”, esta quarta-feira

A sessão deste mês do “Haja Saúde” vai deixar alguns conselhos que devem ser tidos em conta na hora de fazer as malas para ir de férias.

A conversa está agendada para esta quarta-feira, dia 19 de junho, às 21h00, na Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão.

A iniciativa tem entrada livre e vai contar com a participação da médica de Medicina Geral e Familiar Ana Azevedo.

O Haja Saúde também já tem sessão agendada para o próximo mês, vai acontecer no dia 10 de julho, às 21h00, no CIDIFAD – Santa Casa da Misericórdia de Riba D´Ave, sobre o diagnóstico precoce e o acompanhamento das pessoas com demência.

Famalicão: ÀMOSTRA de 25 a 29 de junho, na Casa das Artes

De 25 a 29 de junho, às 21h30, o Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão vai receber a apresentação do primeiro trabalho profissional dos alunos finalistas do Instituto Nacional de Artes do Circo.

Àmostra vai concretizar-se em 5 noites, num total de 17 solos dos artistas de circo contemporâneo.

O espetáculo está direcionado a maiores de 6 anos e tem a duração de 90 minutos.

A entrada para o público em geral fica por quatro euros, dois euros para estudantes e detentores do Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores.

Famalicão: Ribeirão em Festa de 22 de junho a 14 de julho

A vila de Ribeirão prepara-se para assinalar o 38º aniversário com um programa diverso que contempla iniciativas desportivas e animação cultural.

Música, dança, circo, teatro e artes plásticas são algumas das atividades em agenda entre o dia 22 de junho e 14 de julho.

Destaque para o regresso do Desfile de Moda – Ribeirão, dia 29 de Junho, com as atuações de Matilde Batista e Miguel Abreu, em frente à Junta de Freguesia pelas 21h30.

Conheça aqui a programação completa.

Famalicão: Programação da Casa do Artista Amador, esta semana

Na próxima quarta-feira, dia 19, haverá Café Filosófico a partir das 21h30, com entrada livre.

A Associação THE VILLAGE VNF é a convidada desta semana, com o tema Hino da Família 2024: “Somos todos família, Famalicão 2024”.

Na sexta-feira, dia 21, está agendada uma Jam Session, a partir das 21h30, também com entrada livre, aberta a todos os músicos que queiram participar mediante inscrição na hora.

No sábado, dia 22, o Rock in Roll é a grande atração na Casa do Artista Amador, com os DEFERA e SEMTAROLA. O concerto está agendado para as 21h30 e a entrada tem um custo de 5 euros.