“Trofa enCanto” regressa a 10 de junho com Orfeão de Santiago, Orfeão Famalicense e Grupo Coral de Lousado

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa organiza a 10 de junho, a 2ª edição do “Trofa EnCanto”, na Igreja Nova da Trofa, a partir das 16h00. Será uma tarde com muita música gospel, litúrgica e popular.

O Encontro de Coros tem entrada gratuita e tal como na primeira edição, Orfeão Santiago, Orfeão Famalicense e o Grupo Coral de Lousado são os grupos convidados.

Orfeão Santhyago

Fundado em 1976, surge como promoção cultural da freguesia de Santiago do Bougado. Com mais de 300 concertos, dirigido pela Maestrina Sofia Machado, desde 2022, o grupo interpreta música litúrgica, tendo participado em várias cerimónias religiosas.

Orfeão Famalicense

Sob a direção artística do Professor Fernando Dantas Moreira, com mais de um século de existência, o Orfeão tem percorrido o País com vários concertos, celebrando a música popular e litúrgica. Desde a sua fundação que o grupo é constituído por vozes exclusivamente masculinas.

Grupo Coral de Lousado

Nasceu como coro feminino nos anos 30, mas a partir de 1958 passou a 4 vozes mistas. O coro participa e soleniza liturgias dominicais, festas paroquiais e atos civis solenes. O Grupo Coral de Lousado interpreta todos os tipos de música, tornando-os num dos grupos mais polivalentes.

Deixe um comentário

Famalicão: Muito metal para ouvir no Louro

A décima edição do festival Laurus Nobilis começa esta sexta-feira e, tal como nas edições anteriores, com nomes maiores do metal.

No Louro, até domingo, o Ceve Laurus Nobilis apresenta no cartaz, entre outros, os Dark Funeral, Éden. Soen, Carach Angren, Queen of Spades, Blame Zeus, Death Valley Knights, Praetor, Éden, Dreadcult, Enemy of Reality, Sacred Sin, Dust Bolt, Ancient Settlers, Demidead, Equaleft, Quintento Explosivo e Ethereal.

Esta quinta-feira há uma receção ao campista com Post, Chaos Addiction e Revolution Within.

A edição comemorativa de 10 anos mantém-se na Casa do Artista Amador e terrenos envolventes, na freguesia do Louro. São 32 bandas – 18 internacionais – numa celebração da música alternativa e do metal.

Bilhetes e mais informações em www.laurusnobilis.pt

Famalicão: Centro de Estudos e jardins da Casa de Camilo são palco para a música

Durante três dias – 25, 26 e 27 de julho – o Centro de Estudos Camilianos e os jardins da Casa de Camilo recebem a segunda edição do Festival Cantos de Camilo, uma organização da The Village, com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão.

De entrada livre, o festival volta a contar exclusivamente com projetos musicais famalicenses, com sete talentos locais, em atuações intercaladas com momentos teatrais e literários inspirados na obra de Camilo Castelo Branco.

O primeiro dia, 25 de julho, abre ao som de Bruno Ferreira, às 21h45, no auditório do Centro de Estudos Camilianos. Antes, está marcada uma visita à exposição “Jorge, Desenhos do Meu Filho”, pelas 21 horas, e uma performance teatral pelo Grutaca – Grupo de Teatro Amador Camiliano, às 21h30.

Na tarde do dia 26, os jardins da Casa de Camilo recebem as propostas musicais de Joana D’Alma (17h30), Rafa Magalhães & Belga (18h30) e Miguel Riva (19h15).

O festival termina no 27 de julho, com os concertos de Ré Menor (17h30), Aurora Miranda (18h30) e Hot Air Balloon (19h15).

Nos dias 26 e 27 de julho, o recinto abre às 17 horas e no local dos concertos serão disponibilizadas mantas e almofadas, para maior conforto do público, e haverá pontos de venda de comida e bebida.

Famalicão: Porto Pianofest passa, pelo quarto ano, pela Fundação Cupertino de Miranda

A 10.ª edição do Porto Pianofest começa a 1 de agosto com recorde de locais e concertos e, pelo quarto ano consecutivo passa por VN Famalicão. A 11 de agosto, o festival regressa à Fundação Cupertino de Miranda para apresentações de jovens artistas, fomentando o intercâmbio cultural e reforçando os laços com a comunidade.

Com várias estreias e 25 eventos espalhados por 13 espaços ao longo de duas semanas dedicadas à música e à partilha, a edição comemorativa da primeira década do Porto Pianofest pretende ser a maior de sempre. De 1 a 12 de agosto, o festival passa por salas como a Casa da Música, o Palácio da Bolsa e, pela primeira vez, o Museu de Serralves e a Câmara Municipal do Porto, mantendo a sua missão: aproximar a música erudita do grande público.

«Celebrar 10 edições do Porto Pianofest é muito mais do que assinalar uma data, é reafirmar um compromisso com a cidade, com os artistas e com o público. O festival cresceu, mas mantém-se fiel à missão com que foi criado: democratizar o acesso à música erudita e promover espaços de encontro e partilha. Também a componente pedagógica e a aposta na descentralização, levando a música a novos públicos, têm sido pilares fundamentais deste percurso, contribuindo para a formação de novas gerações de músicos e oferecendo-lhes experiências concretas de palco, fundamentais para o seu desenvolvimento artístico e profissional», afirma Nuno Marques, pianista português que criou e dirige o Porto Pianofest.

Famalicão: Bente celebra Festas do Divino Salvador de 6 a 10 de agosto

De 6 a 10 de agosto, Bente celebra as Festas em honra do Divino Salvador.

A programação começa com a eucaristia às 18h30, na quarta-feira, dia 6. A procissão de velas em honra de Nossa Senha de Fátima está agendada para a noite de sexta-feira, às 21h00, dia em que é celebrada a noite branca com animação dos Meninos da Favela às 23h00 e sessão de fogo de artifício às 00h30.

No sábado, dia 9, a Tuna Académica Feminina de Economia do Porto atua às 21h30, uma hora depois a animação fica a cargo da Liliana Oliveira com Coração Minhoto. Às 00h30 haverá uma grandiosa sessão de fogo de artifício.

No domingo, às 09h30 é celebrada a missa solene em honra do Padroeiro Divino Salvador e às 17h00 sai à rua a procissão, acompanhada pela Banda Marcial de Arnoso e FNA de Bente.

O Rancho Folclórico Danças e Cantares de Joane vai animar a festa a partir das 18h00 e depois de sorteados um conjunto de prémios, a festa encerra às 20h00 com mais uma sessão de fogo de artifício.

Famalicão: Get The Blessing, Clã, Ana Lua Caiano e himalion atuam juntam ao lago do Parque da Devesa

Clã, Get The Blessing, Ana Lua Caiano e Himalion vão atuar ao pôr-do-sol, junto ao lago, no Parque da Devesa. Trata-se de mais uma edição Devesa Sunset – nos dias 1, 8, 15 e 22 de agosto -, sempre de entrada gratuita e às 19 horas.

A edição deste ano começa a 1 de agosto com a atuação dos britânicos Get The Blessing, de Clive Deamer, Jim Barr, Pete Judge e Jake McMurchie, nomes reconhecidos do jazz-rock mundial, que integraram bandas de renome, como Radiohead, Portishead e Massive Attack. Criada em 1999, a banda já arrecadou vários prémios, entre os quais o BBC Jazz Awards, com o álbum “All is Yes” (2008). Em Famalicão, vão apresentar o seu sétimo álbum: “Pallett” (2023).

No dia 8 de agosto, sobe ao palco um grupo bem conhecido – os Clã – que vão celebrar ao vivo as suas canções. Desta vez, num registo mais acústico.

Uma semana depois, a 15 de agosto, é a vez de Ana Lua Caiano, uma das revelações da música portuguesa. A jovem artista tem corrido o mundo com o seu álbum de estreia “Vou ficar neste quadrado” (2024), considerado um dos melhores do ano passado. Conta já com vários prémios e nomeações, entre os quais o “Prémio da Crítica” nos Prémios Play – Prémios da Música Portuguesa 2025 e o prémio de “Melhor Artista Solo”, por votação do público, na 1ª Gala “Futurawards” (2025), na qual também esteve nomeada nas categorias “Melhor Disco Nacional”, “Melhor Atuação ao Vivo” e “Melhor Teledisco”.

O Devesa Sunset encerra no dia 22 de agosto, com o concerto de himalion, projeto de Diogo Sarabando. Inspirado pela montanha do Pico, o músico aveirense lançou as sementes do álbum “WYSIATI” (2025), produzido com o apoio de Robin Pecknold (Fleet Foxes). O trabalho cruza os territórios do género chamber pop com os do indie folk.

O Devesa Sunset é promovido desde 2015 pelo Município de Vila Nova de Famalicão.

Trofa promove dia aberto na escavação arqueológica do Castro de Alvarelhos

O município da Trofa realiza, no dia 16 de julho, o primeiro “Dia Aberto” na escavação arqueológica em curso no Castro de Alvarelhos. Decorre entre as 10 e as 12 horas, com ponto de encontro na entrada do percurso interpretativo (coordenadas: 41°18’3.37″N/ 8°37’8.32″W). A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do email: patrimoniocultural@mun-trofa.pt. Esta iniciativa, integrada no projeto de investigação resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal da Trofa e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pretende aproximar o público do trabalho arqueológico, proporcionando uma oportunidade única para acompanhar de perto os trabalhos em curso, conhecer os investigadores e compreender os métodos e objetivos da investigação. Durante a visita, os participantes terão acesso a explicações técnicas no terreno, acompanhadas por uma visita guiada ao sítio arqueológico.