
A Câmara Municipal da Trofa e as jovens preponentes, inauguraram, na passada segunda-feira, a “Biblioteca Humana da Trofa”, projeto vencedor do OPJ – Orçamento Participativo Jovem de 2022. O espaço está de portas abertas, na Rua Conde de S. Bento, e funcionará às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas, assente num modelo de storytelling, em que cada história que se conta e se escuta, cria uma ponte e abre caminhos para a integração.
«Contar uma história, ouvir, perceber o problema, ajudar as pessoas, é e será uma das principais valências da biblioteca. Temos assistido, ao longo dos últimos tempos, a fixação de pessoas estrangeiras na Trofa e este será mais um espaço que ajudará as pessoas na integração na comunidade», salientou Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.
Bárbara Barros e Tânia Quintas são os rostos do projeto que conta com o apoio da Cruz Vermelha da Trofa, e tem como objetivo a criação de oportunidades para as pessoas poderem partilhar as suas histórias e vivências, promovendo o diálogo e a aproximação entre pessoas. Na base do projeto esteve «a perceção da necessidade premente de comunicação, por parte da sociedade atual. Cada vez mais sentimos que as pessoas têm necessidade de falar, contar um episódio da sua vida, expressar os seus sentimentos e, desta necessidade, surgiu a ideia de concorrer com o projeto ao OPJ da Câmara Municipal», referiu Daniela Esteves, presidente da Cruz Vermelha – Delegação da Trofa.
Recorde-se que anualmente, a Câmara Municipal da Trofa dispõe de uma verba de 27 500 euros do Orçamento Municipal para a concretização dos projetos vencedores, dos quais 20 000 euros são de âmbito geral ou associativo e 7.500 são de âmbito escolar.