Trofa inaugura “Biblioteca Humana”, proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem

A Câmara Municipal da Trofa e as jovens preponentes, inauguraram, na passada segunda-feira, a “Biblioteca Humana da Trofa”, projeto vencedor do OPJ – Orçamento Participativo Jovem de 2022. O espaço está de portas abertas, na Rua Conde de S. Bento, e funcionará às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas, assente num modelo de storytelling, em que cada história que se conta e se escuta, cria uma ponte e abre caminhos para a integração.

«Contar uma história, ouvir, perceber o problema, ajudar as pessoas, é e será uma das principais valências da biblioteca. Temos assistido, ao longo dos últimos tempos, a fixação de pessoas estrangeiras na Trofa e este será mais um espaço que ajudará as pessoas na integração na comunidade», salientou Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

Bárbara Barros e Tânia Quintas são os rostos do projeto que conta com o apoio da Cruz Vermelha da Trofa, e tem como objetivo a criação de oportunidades para as pessoas poderem partilhar as suas histórias e vivências, promovendo o diálogo e a aproximação entre pessoas. Na base do projeto esteve «a perceção da necessidade premente de comunicação, por parte da sociedade atual. Cada vez mais sentimos que as pessoas têm necessidade de falar, contar um episódio da sua vida, expressar os seus sentimentos e, desta necessidade, surgiu a ideia de concorrer com o projeto ao OPJ da Câmara Municipal», referiu Daniela Esteves, presidente da Cruz Vermelha – Delegação da Trofa.

Recorde-se que anualmente, a Câmara Municipal da Trofa dispõe de uma verba de 27 500 euros do Orçamento Municipal para a concretização dos projetos vencedores, dos quais 20 000 euros são de âmbito geral ou associativo e 7.500 são de âmbito escolar.

Deixe um comentário

Famalicão: Ana Moura canta nos 24 anos da Casa das Artes

Para assinalar o 24.º aniversário, a Casa das Artes traz ao grande auditório Ana Moura. O concerto está marcado para o dia 31 de maio, a partir das 21h30.

A cantora editou em 2022 o seu sétimo álbum. Da “Casa Guilhermina” vários temas tornaram-se êxitos na rádio e no streaming: “Andorinhas”, “Jacarandá” numa ode a Prince, “Agarra em Mim” com Pedro Mafama ou “Arraial Triste”. Se em 2021 Ana Moura já tinha sido considerada a artista feminina mais ouvida no Spotify em Portugal, no ano seguinte, com “Casa Guilhermina”, alcançou o primeiro lugar do top nacional de vendas e um galardão de Ouro. O tema “Andorinhas” destacou-se nos Globos de Ouro 2022 com o prémio de “Melhor Música” e nos Play 2022 venceu as categorias de “Melhor Videoclip” e “Melhor Artista Feminina”. No final de 2023, Ana Moura lançou “Lá Vai Ela”, o primeiro tema após o sucesso de “Casa Guilhermina”.

A entrada para o concerto na Casa das Artes tem um custo de 20 euros; estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e seniores (a partir dos 65 anos), 10 Euros.

Suspeito de violar mulher em ginásio da Trofa foi detido

Um homem de 53 anos foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita de violar uma mulher, com cerca de 30 anos, num ginásio da Trofa. A acusação remonta ao mês de março, em que o suspeito terá abordado a vítima através das redes sociais “propondo-lhe os seus serviços de preparador físico num ginásio, sob pretexto de lhe ser efetuada uma avaliação física”.

A vítima terá aceitado a proposta e “já no ginásio e não obstante a resistência da vítima, o arguido acabou por violá-la”, refere a PJ em comunicado.

A agressão foi denunciada e as autoridades deram conta da existência de uma ocorrência anterior com características semelhantes por parte do suspeito.

Depois de presente a primeiro interrogatório judicial, o homem de 53 anos está proibido de contactar a vítima e frequentar o ginásio e deve também apresentar-se às autoridades semanalmente. Como medida de coação, o suspeito foi suspenso de funções.

Incêndio destrói dois armazéns de reciclagem, em Santo Tirso

Na madrugada desta quinta-feira, um incêndio deflagrou em dois armazéns industriais de uma empresa de reciclagem que foram totalmente tomados pelas chamas, na Rua Doutor Francisco Carneiro, em Areias, Santo Tirso.

O alerta foi dado por volta das 5h00 e mobilizou para o local mais de 50 operacionais de várias corporações, entre elas os Bombeiros Tirsenses, Santo Tirso, Trofa, Vila das Aves e Famalicenses.

Não há registo de vítimas e até ao momento não são conhecidas as causas do incêndio de grandes dimensões.

Imagem: BV Santo Tirso

Famalicão: Já há livros (muitos) na Praça D. Maria II

Até domingo, a Praça D. Maria II está transformada numa biblioteca e livraria ao ar livre, com inúmeras obras em exposição e para venda. As propostas são muitas e para todas as idades.

A jornalista Fátima Campos Ferreira, o escritor Jorge Reis-Sá, vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2024, e o camilianista João Paulo Braga são alguns dos convidados.

O evento tem um programa de animação cultural e literária com apresentações e lançamentos de livros, encontros com escritores, sessões de contos, espetáculos de teatro e concertos poéticos para todas as faixas etárias.

No ano em que se celebra o bicentenário de Camilo Castelo Branco, o Mercado do Livro recebe a apresentação da obra “Camilo Castelo Branco, Viagens na Minha Terra”, do famalicense João Paulo Braga, no feriado de 25 de abril, às 21h00.

No dia seguinte, dia 26, pelas 15h00, realce para o lançamento do livro “Famalicão – Coleção Portugal”, de Jorge Reis-Sá. A obra, dedicada ao concelho de Vila Nova de Famalicão, é o 10.º volume da Coleção Portugal que, concelho a concelho, ilha a ilha e escritor a escritor, coloca o país inteiro dentro de um livro.

A jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira, autora do livro “Ramalho Eanes – Palavra Que Conta”, vai conversar com os famalicenses no dia 27 de abril, pelas 15h00.

No decurso desta “feira do livro” também há sessões de contos para os mais novos, com a mediadora de leitura Marta Ribeiro. “Recordar Os Contos Tradicionais” e “Em Português Nos [Des]entendemos” são as obras escolhidos para os dias 23 e 24 de abril, respetivamente, ambos às 14h30. Também há um espetáculo de teatro infantil “As Conquistas de Abril – Uma História Para Pequenos e Graúdos”, por Ana Rita Janeiro, artista plástica, escritora e compositora. A peça está marcada para o feriado de 25 de abril, às 10h30.

Os expositores representam o mercado livreiro e editorial famalicense com as participações da Livraria Municipal, Casa de Camilo – Centro de Estudos, Livraria Fontenova, Livreiro Arlindo Moreira, Edições Húmus, Editora Centro Atlântico, Editorial Novembro e Fundação Cupertino de Miranda.

O Mercado do Livro, que pode ser visitado das 10h00 às 19h00 nos dias 23, 24 e 27 de abril, e das 10h às 22h nos dias 25 e 26, está inserido no “Vai à Vila”. É promovido pela autarquia, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Famalicão: Sandra Cardoso (CDU) apresenta propostas que levará ao Parlamento se for eleita

A lista da CDU candidata à Assembleia da República nas eleições legislativas de 18 de maio, propõe 25 medidas para o distrito de Braga, sendo que algumas dizem mais respeito a Vila Nova de Famalicão. Uma das proposta passa pela melhoria do Hospital de Famalicão; a concretização de um sistema de mobilidade público integrando o quadrilátero Braga – Guimarães – V.N. de Famalicão – Barcelos; criação do Passe Social Intermodal e Inter-Regional, redução do preço dos passes sociais; construção de acessos à A7 em Famalicão; requalificação e integração do Plano Rodoviário Nacional da VIM – Vizela/Joane; despoluição e requalificação das margens do Rio Cávado, do Rio Ave.

Sandra Cardoso, primeira candidata da CDU pelo distrito de Braga, promete levar estes temas ao Parlamento, caso seja eleita. «São questões de importância estratégica para a região que, pese embora sejam reconhecidas como necessárias, persistem por resolver», sublinha.

Na apresentação, Sandra Cardoso afirmou que «o futuro do país não será alterado se não se alterar a relação de forças política e eleitoral, com uma significativa votação na CDU».

Famalicão: Mostra Comunitária de Seide, este fim de semana

Este fim de semana, Seide está em festa com a realização de mais uma mostra comunitária que tem início às 14h00 de sábado e decorre até ao final da tarde de domingo, no largo Sra. do Parto.

O ambiente será de convício entre toda a comunidade e a animação está garantida com atividades diversas desde apresentações culturais, música e uma caminhada solidária.

Fique a conhecer toda a programação:

Sábado

14h00 | Abertura da mostra comunitária

14h30 | Momento de Homenagem aos Antigos Combatentes, com Prof. António Sousa e Prof. André Amaro

15h00 | Apresentações Culturais

– Coro Litúrgico de Sr.ª do Parto;

– Coro Litúrgico de S. Miguel

– Coro Manuel Faria;

– Catequese S. Miguel + Agrupamento 463 de Seide

– EB 1 de Seide

– Sei d’Arte

– Centro Social e Paroquial de Seide

– Academia Sénior de Seide

17h00 | Apresentação – Aruê Capoeira

20h00 | Lanche – Jantar Convívio

21h00 | Atuação Musical – Incognituna

Tuna Masculina da CESPU, Famalicão

Domingo

10h00 | Caminhada Solidária IPO

Restauração assegurada pela Comissão de Festas Nossa Senhora do Parto 2025

Almoço, Lanches e Jantar

Durante a tarde haverá ainda jogos e animação