Trofa: “Incorporart” junta diversos estilos culturais num só espetáculo

A Associação Sons do Estaminé, em parceria com a Câmara Municipal da Trofa, apresenta o espetáculo “INcorporART”, que junta diversos estilos culturais, procurando quebrar estereótipos e preconceitos quanto às diferentes possibilidades de apresentar a arte (na forma, local e objetivos).

O espetáculo, integrado nas comemorações do 24º aniversário do Município da Trofa, tem lugar esta sexta-feira, 18 de novembro, pelas 21h30, no salão polivalente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa.

“INcorporART” junta música, artes circenses, marchas populares, teatro, dança e movimento. É objetivo que os jovens e as crianças sejam parte ativa e central de todo o espetáculo.

Estas atividades serão desenvolvidas por instituições e escolas do concelho da Trofa. As artes circenses estarão a cargo da Associação Asas e dos alunos da Escola EB 2,3 de São Romão do Coronado. A Orquestra Urbana da Trofa será responsável pela música; a performance teatral será interpretada pelo TEAM – Teatro Experimental Amador do Muro; as danças e movimento serão apresentadas por Raúl Maia da APPACDM Trofa e a Associação Coretos da Alameda demonstrará as Marchas Populares.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Teatro N’Aldeia em Ribeirão, Brufe, Abade de Vermoim, Riba d’Ave e Vilarinho das Cambas

As freguesias de Ribeirão, Brufe, Abade de Vermoim, Riba d’Ave e Vilarinho das Cambas recebem, esta semana, a iniciativa municipal Teatro N’Aldeia.

Esta quinta-feira, às 16 horas, será apresentada “Salsada de Comédia”, protagonizado pela Associação Projeto AMARCULTURA, no salão paroquial de Ribeirão. Na sexta-feira, às 21h30, Brufe convida para a peça “Ser ou Não Ser Personagem Secundária”, pela PASEC: Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais.

No sábado, pode ver “Beatriz e o Peixe Palhaço”, protagonizado pela Elsa Pinho, pelas 16h00, no salão paroquial de Abade de Vermoim. Na noite do mesmo dia, às 21h30, a Associação Projeto AMARCULTURA apresenta “Salsada de Comédia”, no salão paroquial de Riba d’Ave.

No domingo, 11, é dia de “A verdadeira história do Lobo Mau”, pelo Núcleo de Teatro Associação Cultural de Vermoim, no salão paroquial de Vilarinho das Cambas, pelas 16h00. Todas as sessões têm entrada livre.

Recorde-se que o Teatro N’Aldeia é uma iniciativa promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão que decorre até 18 de dezembro.
Toda a programação disponível em www.famalicao.pt/agenda-municipal-famalicao

 

Famalicão: Bgreen acolhido por alunos chineses

Uma parceria entre a OFICINA, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a municipalidade de Binzhou e a Escola Experimental de Binzhou, levou a que o bgreen (festival de vídeo ecológico) fosse acolhido pelos alunos chineses desta escola que, juntamente com os seus professores, tiveram a oportunidade de partilhar os seus vídeos e as suas preocupações com o meio ambiente.

Alunos e responsáveis dos dois países assumiram o compromisso de espalhar a mensagem ecológica a outras partes do globo.

Este “International Youth Webinar”, que decorreu em novembro, contou ainda com a presença dos vice-diretores dos Negócios Estrangeiros e do Departamento Educacional de Binzhou, o diretor da Associação para a Amizade com Países Estrangeiros, o diretor geral da Escola Experimental de Binzhou, os representantes da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão na pessoa do vereador para a Educação, do diretor do Planeamento Estratégico e da responsável pelas Relações Internacionais e ainda os representantes da OFICINA – Escola Profissional do INA, assim como, alunos de ambas as escolas.

 

Famalicão: Concertos de Natal e Mostras Comunitárias no Mercado Municipal

Até ao dia 18 de dezembro, há concertos de Natal na Praça – Mercado Municipal. Atuam 10 coros comunitários famalicenses, aos domingos e feriados, às 16 e às 17 horas. A iniciativa chama-se Comunidades (en)Coro, que surgem em paralelo com as Mostras Comunitárias de Natal, que decorrem das 13h30 às 18h30.

A iniciativa Comunidades [en]Coro é desenvolvida pelo Município de Vila Nova de Famalicão através das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) do concelho, desde 2019, e conta este ano, pela primeira vez, com a presença de artesãos, produtores e associações locais.

As atuações arrancaram no passado dia 1 de dezembro, com a atuação da CSIF da Área Urbana (Famalicão, Calendário, Antas, Abade de Vermoim, Brufe e Gavião) e da CSIF de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos; seguidas, no dia 4, das atuações dos coros comunitários da CSIF de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro e da CSIF de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais.

Já os próximos concertos têm lugar no dia 8 de dezembro e serão protagonizados por cidadãos das CSIFs de Vale do Pelhe (Cruz, Vale S. Cosme, Telhado, Portela, Requião e Vale S. Martinho), e de Joane, Vermoim, Pousada de Saramagos e Mogege.

Segue-se o domingo, dia 11, em que atuam as comunidades das CSIFs de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas e de Landim, Avidos, Lagoa e Seide.

A iniciativa termina no dia 18 de dezembro com os coros da CSIF de Vale do Este (Arnoso Sta. Maria, Arnoso Sta. Eulália, Sezures, Lemenhe, Mouquim, Jesufrei e Nine) e da CSIF de Castelões, Oliveira S. Mateus, Oliveira Sta. Maria, Riba de Ave e Pedome.

De referir que os concertos das Comunidades [en]Coro estão a ser transmitidos em direto no site do Município em www.famalicao.pt/diretos e na página de facebook oficial em www.facebook.com/municipiodevnfamalicao.

CD Trofense elege novos órgãos sociais

A Comissão Administrativa do Clube Desportivo Trofense convoca os sócios para uma Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar esta quarta-feira, 7 de dezembro, pelas 20:30h, na Junta de Freguesia de Bougado (São Martinho e Santiago), polo de S. Martinho.

Da ordem de trabalhos consta a eleição dos órgãos sociais para o biénio 2022/2024, ato que decorre até às 22 horas; segue-se a tomada de posse e, por último, a discussão de outros assuntos de interesse para o clube.

Só será permitida a participação de sócios do clube com as quotas em dia (inclusive a quota de dezembro de 2022); só poderão votar os sócios de idade igual ou superior a 15 anos e que tenham completado, pelo menos, três meses de associado.

Famalicão: Cantigas de Natal em Joane

A igreja paroquial de Joane recebe, na tarde de domingo, às 15h30, um concerto de “Melodias de Natal” promovido pela Rusga de Joane.

O concerto começa com o grupo anfitrião, a Rusga de Joane, com cantigas tradicionais religiosas, alusivas ao Natal e recolhidas na comunidade e nos cancioneiros populares da região minhota. Nesta iniciativa atua, também, a fadista Patrícia Costa com “Um Natal Português”, apresentando melodias quase perdidas na memória, que devolvem lugares, pessoas e vivências, envoltos no sentimento mais português: a saudade.

 

Famalicão: Projeto ‘ADN’ da PASEC vence Programar em Rede 2022

O projeto ‘ADN’ de Famalicão, da PASEC – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais, venceu a edição 2022/2023 do Programar em Rede, iniciativa do Município de Vila Nova de Famalicão que contempla uma verba, até 10 mil euros, para financiar um projeto cultural que seja apresentado em rede por várias entidades do concelho.

O ‘ADN’ será desenvolvido em parceria com o Centro Artístico ‘A Casa ao Lado’, o Agrupamento de Escolas D. Maria II, a Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) e a APDASC Norte – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural.

Partindo de um processo de investigação-relação-ação, ‘ADN’ pretende levar os jovens e adultos famalicenses, nomeadamente os que estão em situação de exclusão, a refletir e retratar os principais autores e figuras históricas de Famalicão, através de um espetáculo interativo de rua e em espaços culturais com as populações locais por todo o concelho. Os textos, bandas sonoras, cenários amovíveis e encenações de dança e expressão corporal serão desenvolvidos pelos cidadãos numa lógica de cocriação.

A esta edição do Programar em Rede, concorreu, ainda, a Ribeirão Musical – Sociedade Artística e Musical com o projeto ‘Imbricações Artísticas’. A proposta vencedora conquistou cerca de 10 dos 18 votos apurados pelo Conselho Municipal da Cultura, do qual fazem parte as entidades culturais do concelho. A reunião decorreu na passada segunda-feira, 28 de novembro, na Casa das Artes.

Lançado em 2016, o programa municipal já apoiou cerca de seis projetos culturais de cooperação, que constituíram um investimento municipal na ordem dos 59 mil euros, tendo servido de alavanca para a concretização de «Museus Ilustrados em Rede» (2016), «Traço» (2017), «Poesia Invade a Cidade» (2018), «Marc@s, Intervenção pela Arte & Cultura – Pela Coesão Comunitária» (2019), «Intervenções artísticas na Unidade Hospitalar de Famalicão» (2020) e «Obras Sobrepostas» (2021).