Trofa investe 8 milhões de euros na Educação

Neste ano letivo, a Câmara Municipal da Trofa vai investir cerca de 8 milhões de euros na Educação.

O Plano de Ação de Educação Especial – Trofa + Inclusiva é uma das grandes apostas do executivo. O objetivo é garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças, jovens e famílias do concelho.

O município liderado por Sérgio Humberto vai criar duas Salas de Estimulação Sensorial (snoezelen), uma em cada agrupamento escolar.

O presidente da Câmara Municipal afirma que “o processo de transferência de competências trouxe mais responsabilidades, mais trabalho, mas também novos desafios e possibilidades para apoiar quem mais precisa, com investimentos inovadores como as salas do futuro, a inclusão social ou o reforço alimentar”.

 

Lanches escolares da manhã gratuitos

Uma das medidas que vai entrar em vigor é o fornecimento de lanches da manhã gratuitos a todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo. A autarquia vai manter a oferta de fruta e leite escolar.

Esta medida que contribui para uma alimentação saudável dos mais jovens vai beneficiar mais de 1 800 alunos no ano letivo 2023/2024.

 

Investimentos na Trofa

Renovação de todo o mobiliário escolar das salas de aula do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, com investimento de 100 mil euros.

Criação de 6 Salas de Futuro dotadas com materiais/equipamentos com tecnologia inovadora adequada aos níveis de ensino de cada estabelecimento de ensino.

Requalificação, beneficiação e valorização energética da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, com um investimento de 7 milhões de euros.

E ainda 300 mil euros investidos em parques infantis no concelho da Trofa, metade dos quais situados em escolas.

Imagem: Câmara Municipal da Trofa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Colégio Machado Ruivo celebra 43 anos ao serviço do ensino e educação

O Colégio Machado Ruivo comemorou, no dia 1 de outubro, 43 anos de atividade ao serviço do ensino e da educação. Os seus diretores orgulham-se de todo o percurso e do muito que contribuíram para a formação de gerações de famalicenses e não só.

Por isso, a comemoração foi feita com alunos e ex-alunos, pais, amigos, parceiros e membros da equipa, que expressaram a sua «gratidão» ao Colégio Machado Ruivo.

As diretoras e diretores do Colégio Machado Ruivo destacaram a importância da comunidade nestes 43 anos: «Esta celebração é uma homenagem a todos aqueles que fizeram parte da nossa história. O nosso compromisso com o ensino de qualidade e a evolução constante da educação permanece inabalável. Continuaremos a ser uma referência em Vila Nova de Famalicão e a moldar o futuro brilhante dos nossos alunos».

É um colégio situado em Requião (perto do Parque da Devesa), que se mantém fiel aos valores de matriz: «educação, rigor e excelência», e assume-se como uma «grande família que cuida e acarinha todos», na procura de dar uma «formação integral aos seus alunos».

Fundado por Isabel Ruivo e Paula Ruivo a 1 de outubro de 1980, o Colégio continuou o seu projeto já com o reforço de dois novos diretores: João Ruivo Meireles e Pedro Ruivo Meireles. Registaram-se, também, mudanças infraestruturais, uma vez que, em 2019, a instituição inaugurou um novo edifício que combina tradição e alta tecnologia.

«O Colégio Machado Ruivo é uma instituição fiel aos principais valores da educação, mas que também abraça o progresso e a inovação, gerando pequenas revoluções na forma de encarar a educação», referem em comunicado.

Este Colégio é pioneiro na revolução digital, a trabalhar o Plano Nacional das Artes e do Cinema, em trazer o empreendedorismo para o mundo da educação e na aposta em energias renováveis com a instalação de mais de 140 painéis solares. «Em resumo, é uma instituição que agrega valor em tudo o que faz, com o foco em promover o sucesso e o bem-estar dos seus alunos», descrevem os seus diretores.

Nesta senda de crescimento, no próximo ano, o Colégio Machado Ruivo lançará o projeto do Ensino Secundário, a pensar no futuro dos jovens famalicenses.

Trofa: Câmara Municipal amplia áreas de requalificação urbana

A Câmara Municipal da Trofa aprovou a alteração às delimitações das Áreas de Requalificação Urbana (ARU) do Núcleo Central da Cidade da Trofa e de São Romão do Coronado.

Desta forma, a Câmara Municipal agrega às novas áreas um conjunto de características que vão permitir a regeneração urbanística, entre elas a aplicação dos benefícios fiscais relativos aos impostos municipais sobre o património, bem como o acesso a apoios e incentivos fiscais e financeiros à reabilitação urbana por parte dos proprietários.

A ARU do Núcleo Central da Trofa passa de 188 para 355 hectares e a ARU de São Romão do Coronado passa de 61 para 86 hectares.

Para Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa “este é mais um instrumento ao alcance das autarquias para incentivar a reabilitação urbana, funcionando também como uma forma de atração de investimento e de atividade económica, já que o desenvolvimento dos territórios só se consegue a partir da complementaridade do investimento público e privado”.

Famalicão: Escola de Artes realizou viagem a Paris

Na última semana, de 21 a 28 de setembro, a ACE – Escola de Artes de Famalicão realizou uma viagem de estudo a Paris.

Inserida no plano curricular da disciplina de História e Cultura das Artes, a viagem permitiu a 45 alunos e ex-alunos da ACE Famalicão conhecerem a cidade de Paris e alguns dos seus locais mais emblemáticos como o Museu do Louvre, Museu Orsay, Palácio de Versalhes e os seus jardins, Comédie-Française, Ópera de Paris, Notre-Dame e a famosa Torre Eiffel.

A viagem contou ainda com uma passagem pela Disneyland Paris.

Famalicão: nova Escola Básica de Avidos

A freguesia de Avidos, em Vila Nova de Famalicão, tem agora “uma escola funcional, preparada para um ensino de excelência, um investimento no futuro destes alunos, que aqui têm todas as condições para desenhar projetos de vida de sucesso”.

As palavras são de Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, e descrevem a primeira impressão depois da visita ao novo edifício escolar de Avidos, uma obra que representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros.

Inaugurado na passada sexta-feira, 29 de setembro, o novo edifício escolar conta com quatro salas de aulas, uma minibiblioteca, refeitório, sala de professores, salão polivalente, recreio coberto e um renovado polidesportivo.

A escola acolhe 78 alunos do 1.º Ciclo da União de Freguesias de Avidos e Lagoa.

António Gomes, autarca da freguesia de Avidos mostrou a satisfação pela conclusão da obra “resulta da escolha que fizemos de juntar em Avidos os alunos do 1.º Ciclo, e na Lagoa, os meninos do pré-escolar, robustecendo ambas as escolas, que se continuassem a existir de forma autónoma, corriam o risco de fechar por falta de alunos”.

Este novo ano letivo, o Município de Famalicão planeou o investimento de 6 milhões de euros em obras de manutenção e renovação do parque escolar.

Trofa: inscrições para o Orçamento Participativo Jovem terminam a 2 de novembro

O Orçamento Participativo Jovem vai na 13ª Edição e destina-se a jovens entre os 10 e os 35 anos. As candidaturas abriram em agosto e decorrem até 2 de novembro.

Os objetivos passam pelo desenvolvimento pessoal e social dos jovens do Concelho da Trofa, promover a educação para a cidadania e aprofundar o diálogo entre os jovens e os eleitos municipais na procura das melhores políticas para o concelho.

Até ao momento já surgiram projetos como zonas desportivas geriátricas, laboratórios, bibliotecas, formação desportiva, entre outros.

Para esta edição estão disponíveis 20 mil euros para propostas de âmbito concelhio e 7 mil e 500 euros para propostas de âmbito escolar.

As candidaturas podem ser feitas de forma individual ou coletiva por jovens residentes ou estudantes na Trofa, bem como membros de associações locais.

Para mais informações basta aceder aqui.

Imagem: Município Trofa

Trofa: Educação Ambiental é uma prioridade nas escolas

Alertar e educar para a criação de hábitos sustentáveis e comportamentos que reduzam o efeito da poluição são os objetivos da Câmara Municipal da Trofa com o seu Plano de Educação Ambiental.

Destinado à Comunidade Escolar e a toda a população Trofense, o Plano de atividades está dividido em sete temas: programas, ar, ruído e mobilidade, água, resíduos, biodiversidade, energia e eventos temáticos.

Os vários temas foram pensados para sensibilizar a comunidade para o uso da Natureza (a floresta, a mata, o espaço verde da escola) como um espaço privilegiado de ensino e aprendizagem, educar para o uso responsável dos recursos naturais (água) e alterar os comportamentos para atitudes mais sustentáveis (desperdício de energia).

No ano letivo anterior o Plano de Atividades de Educação Ambiental do ano letivo 2022/2023 juntou mais de 6 mil e 200 participantes em 345 iniciativas.

Imagem: Município Trofa