Trofa: Já decorrem as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem

camara trofa municipio

Começaram esta quarta-feira, dia 24 de abril, as candidaturas para a 14ª edição do Orçamento Participativo Jovem da Trofa que decorrem até ao dia 7 de outubro.

A edição deste ano disponibiliza 20 mil euros para propostas de âmbito concelhio e 7 500 euros para propostas de âmbito escolar.

As candidaturas podem ser apresentadas individual ou coletivamente por jovens residentes ou estudantes na Trofa ou membros de associações locais com idade entre os 10 e os 35 anos.

O objetivo passa pela promoção do desenvolvimento pessoal e social dos jovens do concelho, a procura por melhores políticas concelhias e a valorização dos processos participativos.

Após a receção de todas as candidaturas, de 8 de outubro a 6 de novembro, o GATOP – Grupo de Apoio Técnico ao Orçamento Participativo Jovem da Trofa vai analisar todos os projetos.

O Conselho Municipal da Juventude vai reunir a 9 de novembro e definir os projetos que avançam para sufrágio na 14ª Assembleia Municipal Jovem, a 30 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Combustíveis: Gasóleo e gasolina voltam a ficar mais caros até 3 cêntimos por litro

A próxima semana vai começar com uma nova atualização do preço dos combustíveis. Segundo a imprensa especializada, o gasóleo terá um margem de aumento na ordem dos três cêntimos, já na gasolina a subida deve rondar 1,5 cênt. p/ litro.

Recorde-se que, em três semanas, a gasolina já subiu quase 7 cêntimos, enquanto que o gasóleo 10 cêntimos e meio.

 

Bombeiros e Proteção Civil do Cávado e do Ave terão nova qualificação reconhecida

Esta sexta-feira é assinado um protocolo entre a TRIFORMIS TÉCNICA e a Escola Nacional de Bombeiros, visando a descentralização da formação para bombeiros e agentes de proteção civil das regiões do Cávado e do Ave.

A assinatura vai acontecer no parque de treinos Eng.º Armando Rodrigues, em Mire de Tibães, Braga. Este local de treino avançado, com mais de 12.000 m² de cenários reais, é uma das principais instalações da TRIFORMIS TÉCNICA.

A escola oferece formação reconhecida a jovens e adultos em várias áreas, certificada por entidades como INEM, ANEPC e IEFP. Com esta parceria, bombeiros e agentes de proteção civil terão acesso a qualificação contínua e certificada, melhorando sua capacidade de resposta a emergências.

Este acordo reflete o compromisso de melhorar a formação e a prontidão dos serviços de emergência, beneficiando as comunidades locais.

Famalicão: Corte de água na freguesia da Carreira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão emitiu um aviso para os moradores da freguesia da Carreira. De acordo com o comunicado, amanhã, sexta-feira, dia 21 de junho, os serviços operacionais do Município realizarão uma intervenção de manutenção na conduta de abastecimento de água localizada na Rua do Canto.

Esta intervenção, essencial para garantir a qualidade e segurança do fornecimento de água, implicará a interrupção temporária do abastecimento de água na área circundante. O corte está programado para ocorrer entre as 08h00 e as 12h00.

Famalicão: Mulher atropelada junto à feira semanal

Uma mulher foi atropelada, na tarde desta quarta-feira, nas proximidades do recinto da feira semanal de Famalicão.

O atropelamento ocorreu cerca das 12h10 e para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão.

A vítima, com ferimentos considerados ligeiros, foi transportada para o hospital local.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Vítor Bessa tem 25 anos e está desaparecido

A família de Vítor Bessa, um jovem de 25 anos natural da freguesia de Vila Boa, Barcelos, lançou hoje um apelo nas redes sociais para ajudar a localizar o seu paradeiro. Vítor foi visto pela última vez a envergar uma t-shirt vermelha, calças pretas e sapatilhas brancas.

O desaparecimento de Vítor Bessa foi prontamente comunicado à Polícia de Segurança Pública (PSP) de Barcelos, conforme informou Filipa Bessa, irmã do jovem. A família encontra-se desesperada por qualquer informação que possa levar ao reencontro de Vítor.

Famalicão: Pena suspensa para homem que obrigou companheira a atos sexuais e ameaçou explodir casa

O Tribunal de Guimarães condenou um homem a quatro anos de prisão, com pena suspensa, por submeter a companheira a um clima de terror em Delães, Vila Nova de Famalicão. Segundo o acórdão de 14 de junho, o arguido obrigou a vítima a atos sexuais em pelo menos três ocasiões e foi condenado por um crime de violência doméstica e três crimes de coação sexual agravada.

Desde 2016, o arguido, sob efeito de álcool, discutia frequentemente com a companheira, agravando-se a situação a partir de 2019 com ameaças de morte e de explodir a casa. A vítima viveu em constante medo, sujeita às ameaças e violências do companheiro.

O tribunal considerou a ilicitude dos crimes como moderada e destacou a ausência de agressões físicas comprovadas. Apesar do comportamento do arguido, que se mostrou arrependido e aceitou tratamento para o consumo de álcool, a pena foi suspensa. O homem foi proibido de se aproximar da companheira durante dois anos e obrigado a pagar-lhe 3.500 euros.

Paralelamente, foi condenado por dois crimes de ameaça agravada e um crime de ofensa à integridade física simples contra a filha e a neta da companheira, resultando numa multa de 1.320 euros.