Trofa premeia melhores alunos e presta homenagem ao professor

Integrando as comemorações do 23º aniversário do Município da Trofa, a Câmara Municipal vai entregar os Prémios de Mérito Escolar relativos aos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021. A cerimónia, que tem lugar no dia 16 de novembro, pelas 18h00, no Fórum Trofa XXI, inclui uma homenagem ao Professor, com distinção a cinco docentes aposentados.

Serão entregues diplomas a 26 alunos das escolas do concelho, premiados por mérito escolar com o apoio do Grupo Soja Portugal. Devido ao contexto de pandemia, esta cerimónia não se realizou no ano passado, pelo que este ano serão premiados os alunos referentes aos dois últimos anos letivos.

Para o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto «este é um momento muito importante para o concelho, pois demonstra a importância que o setor da educação assume na nossa política municipal, enquanto fator fundamental para a promoção da igualdade de oportunidades». O autarca sinaliza, ainda, este ato como «promoção do mérito escolar na população estudantil ao reconhecer, valorizar e premiar os melhores, que se distinguem pela excelência do seu trabalho, dedicação e esforço, e estimulando-os a prosseguir a atividade escolar».

No que toca ao ano letivo 2019/2020, serão entregues diplomas de mérito escolar a quatro alunos do 6º ano de escolaridade, concretamente das Escolas Básica e Secundária de Coronado e Castro, Escola Básica de Castro, Escola Básica 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques e Colégio da Trofa, no valor total de 600 euros (150 euros por aluno); quatro alunos do 9º ano de Escolaridade, que frequentam a Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, a Escola Básica de Castro, a Escola Secundária da Trofa e o Colégio da Trofa, prémios no valor total de 800 euros (200 euros por aluno); três alunos do 12º ano de Escolaridade, da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, Escola Secundária da Trofa e Colégio da Trofa, no valor total de 750 euros (250 euros por aluno); e ainda a dois alunos do 12º ano do Ensino Profissional, oriundos da Escola Secundária da Trofa e do CENFIM, prémios no valor total de 500 euros (250 euros por aluno).

Já referente ao ano letivo de 2020/2021, serão entregues prémios a quatro alunos do 6º ano de Escolaridade, das Escolas Básica e Secundária do Coronado e Castro, da Escola Básica de Castro, da Escola Básica 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques e do Colégio da Trofa, no valor de 600 euros (150 euros por aluno); a quatro alunos do 9º ano de Escolaridade, oriundos da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, da Escola Básica de Castro, da Escola Secundária da Trofa e do Colégio da Trofa, no valor total de 800 euros (200 euros por aluno); a três alunos do 12º ano de Escolaridade, da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, da Escola Secundária da Trofa e do Colégio da Trofa, no valor de 750 euros (250 euros por aluno); e ainda dois alunos do 12º ano do Ensino Profissional, oriundos da Escola Secundária da Trofa e do CENFIM, prémios no valor total de 500 euros (250 euros por aluno).

Trofa: Fogo em garagem de prédio ao lado da N14

Ao início da tarde desta quinta-feira os bombeiros foram acionados para um incêndio que se encontrava a deflagrar no interior de um prédio, na Rua Joaquim da Costa Pereira Senra, a par da N14, na Trofa.

As primeiras informações dão conta de que o alerta terá sido dado um pouco antes das 14h00.

Não há, para já, registo de feridos.

Braga: Condutor de trotinete fica em estado grave depois de colidir com carro

O condutor de uma trotinete ficou, na noite desta quarta-feira, com ferimentos considerados graves depois de colidir com um veículo ligeiro, na EN201, em Merelim São Pedro, Braga.

O acidente aconteceu perto das 00h00 e a vítima tem cerca de 50 anos.

Segundo relata o Minho, o socorro esteve a cargo dos Bombeiros Sapadores de Braga e a VMER.

A vítima, apesar dos ferimentos considerados graves, não corre risco de vida.

Guimarães: Motociclista de 55 anos morre em colisão entre mota e carro

Um homem de 55 anos morreu, na sequência de uma colisão da mota onde seguia com um veículo ligeiro. O acidente aconteceu cerca das 10h00 desta quarta-feira, na N105, em Moreira de Cónegos, Guimarães.

Segundo avança O Minho, a vítima era residente em Lordelo e faleceu no Hospital de Guimarães.

No socorro estiveram os Bombeiros de Vizela e a VMER de Guimarães.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Ciclista Rui Sabino é campeão nacional

Rui Sabino, ciclista famalicense que alinha na União Ciclismo da Trofa, sagrou-se este sábado Campeão Nacional de Juvenis, nos Campeonatos Nacionais que decorrem no Bombarral.

Rui Sabino foi mais forte no sprint final na prova de 21km e fica para a história como o primeiro Campeão Nacional da categoria.

Rui Sabino não poderia estar mais feliz com a vitória. “A sensação de conseguir esta vitória é muito boa. Só posso agradecer à minha família que esteve aqui hoje a apoiar-me. É muito bom conseguir esta vitória e ser recompensado pelo esforço. É a minha primeira vitória este ano e logo num campeonato nacional. É maravilhoso”.

Aproveite: Bicicletas elétricas gratuitas em Santo Tirso

Está de regresso a Santo Tirso o sistema de partilha de bicicletas elétricas.

O projeto “Pedala”, lançado em 2019 e entretanto interrompido devido à pandemia de Covid-19, voltou às ruas.

Estão disponíveis 33 bicicletas espalhadas por cinco estações:junto ao edifício da Câmara, na estação ferroviária, na central de transportes (Travessa das Rãs), junto à Fábrica de Santo Thyrso e à Escola Secundária D. Dinis.

As bicicletas podem ser utilizadas por pessoas a partir dos 14 anos, embora os menores de 18 tenham de apresentar um termo de responsabilidade assinado pelos encarregados de educação. O serviço funciona entre as 7 e as 21.30 horas. Cada bicicleta pode ser usada durante quatro horas.

“A utilização das bicicletas ‘Pedala’ é possível após registo prévio, que pode ser efetuado no Espaço do Munícipe ou na Loja Interativa de Turismo, e inclui um seguro de responsabilidade civil. Os utilizadores que já possuem o cartão ‘Pedala’ necessitam, também, de proceder à respetiva reativação”, refere a Câmara Municipal em comunicado.

Braga: Homem de 28 anos ferido depois de agressões à porta de discoteca em Amares

Um homem, de 28 anos, ficou ferido e necessitou de ser transportado para o hospital, depois de agressões à porta de uma discoteca em Amares, Braga.

Segundo avança o Correio da Manhã, tudo terá começado com um desentendimento no interior do espaço de diversão noturna.

A vítima sofreu um traumatismo cranioencefálico ligeiro e foi transportado para o hospital local.

O alerta para o socorro foi dado às 06h45.

A GNR tomou conta da ocorrência.