Trofa promete Natal em segurança e com atividades para toda a família

O Natal da Trofa conta com várias atividades para toda a família, mas salvaguardando a segurança de todos. Visitas à Casa do Pai Natal com entrega de cartas e um Passeio de Pais Natais são algumas das atividades que marcam a celebração desta época festiva no concelho vizinho.

O arranque desta quadra começou com a iluminação de Natal, inaugurada a 19 de novembro, visível em várias ruas do concelho, destacando-se o encanto de alguns dos espaços ex-líbris da cidade, como os Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.

Marcados para o dia 18 de dezembro estão os passeios de Pais Natais em motas e bicicletas, que prometem encher de vermelho e de alegria a Alameda da Estação e o concelho. As iniciativas integram também atividades desportivas e animação musical, convidando ao donativo de bens alimentares.

Para os mais novos, a Casa da Cultura tem uma “Casa do Pai Natal”, que as crianças podem visitar, entre as 9 e as 17 horas, durante a semana, e entre as 13 e as 18 horas ao sábado. Há, ainda, o Posto CTT do Pai Natal, onde os mais pequenos podem colocar a sua carta, com a morada correta, nos marcos de correio existentes na Casa da Cultura e no polo do Coronado, para que o Pai Natal depois lhes possa remeter um presente.

As decorações de Natal do interior da Casa da Cultura também são convite para visita, entre as 9h e as 17 horas durante a semana e entre as 13 e as 18 horas ao sábado. E para que os petizes trofenses conheçam de perto o protagonista dos seus desejos natalícios, há visitas ao Pai Natal, podendo tirar uma foto (com distanciamento) e receber um miminho. O Pai Natal está no Polo do Coronado a 20 de dezembro (tarde) e no dia 22 de dezembro (manhã) e na Casa da Cultura nos dias 21 e 22 de dezembro durante a tarde.

Está, também, em curso a campanha da Câmara Municipal da Trofa para a promoção do comércio local nesta época festiva. A iniciativa decorre sobre o lema “Trofa: O nosso Natal passa pelo comércio tradicional”. Com esse intuito, a autarquia vai dar a conhecer as lojas de comércio existentes no concelho através das suas diferentes plataformas de comunicação, como o Facebook, o Instagram ou o sítio oficial do Município, convidando os trofenses a comprar o que é local. O trabalho de promoção que envolve, também, todas as freguesias e vai prolongar-se durante todo o mês de dezembro.

Perante o aumento nacional do número de infetados e para salvaguardar a segurança da comunidade, a Câmara Municipal decidiu cancelar o Mercado de Natal, os habituais divertimentos de carrosséis e animações de rua, nomeadamente a Parada de Natal.

Famalicão: Jazz Ensemble toca pela liberdade nos Paços do Concelho

Desde novembro do ano passado, Vila Nova de Famalicão está a comemorar os 50 anos do 25 de Abril, celebração que terá como momento alto, como é tradição, o próprio dia, com a sessão solene da Assembleia Municipal. Nesse dia está, também, agendado um concerto pelo Eixo do Jazz Ensemble, inspirado em canções de José Mário Branco, Sérgio Godinho e Zeca Afonso, marcado para as 16 horas, em frente aos Paços do Concelho, sendo de entrada gratuita.

O espetáculo resulta «num grito à liberdade com música», promete António Pedro Neves, conhecido como ‘AP’, um dos grandes nomes do jazz português. Nesta proposta musical «a palavra ‘liberdade’ tem tudo a ver com a maneira como concebi os arranjos e como os pensei (…) tentei não desvirtuar as canções originais, mas dar-lhes uma nova roupagem, à base de improvisação e solos, em torno do tema da liberdade”, explica AP durante um dos ensaios do grupo que estão a decorrer na Fundação Cupertino de Miranda.

Já Diego Alonso, diretor artístico do Eixo do Jazz Ensemble, promete um concerto «bastante emocionante, porque assinala os 50 anos de uma data muito importante para os portugueses. Acredito que vá tocar no coração de quem estiver a assistir», acredita. Ao longo do espetáculo haverá, ainda, a projeção de imagens da revolução de Abril em Famalicão e no país pela Whale’s Mouth (Nuno Meneses e Gabriela Almeida).

O concerto será precedido pela recitação do poema “As Portas que Abril Abriu” de Ary dos Santos, pela voz de António Sousa, seguindo-se uma homenagem a Ivo Machado, que declamará um poema de sua autoria, acompanhado à guitarra pelo músico famalicense, Tiago Machado.

O Eixo do Jazz Ensemble é uma fusão luso-galaica constituída por nove artistas, entre eles: AP, na guitarra; Clara Lacerda, no piano; Teresinha Sarmento e Joana Raquel Alhau, nas vozes; Diego Alonso, no saxofone tenor; Rafael Gomes, no saxofone barítono; João Pedro Dias, no trompete; Yudit Almeida, no contrabaixo; e Gonçalo Ribeiro, na bateria.

Recorde-se que Famalicão está a comemorar os 50 Anos do 25 de Abril com uma programação cultural diversificada que arrancou em novembro último. O programa municipal foi desenvolvido pelo Município de Famalicão, através da Comissão de Honra e Científica das celebrações municipais, em articulação com a comissão nacional, e pode ser consultado no site oficial da autarquia, em www.famalicao.pt .

Maria José Fernandes toma posse como presidente do CCISP

Maria José Fernandes, presidente do IPCA, toma hoje posse para o segundo mandato como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

A cerimónia realiza-se no auditório Eng.º António Tavares, no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, a partir das 16h00. Na tomada de posse estará o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, professor Fernando Alexandre, entre outras personalidades.

Famalicão: “Guardas” de palmo e meio apelam à prevenção dos maus tratos na infância

No último sábado, mais de uma dezena de crianças e jovens da Associação Teatro Construção percorreram a Feira Semanal de Joane, numa ação de sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância, uma iniciativa que decorreu em parceria com a GNR local.

“É pela voz dos mais novos que a transmissão desta importante mensagem tem mais força”, afirma Mário Passos, presidente da Câmara Municipal.

A ação foi desenvolvida no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, assinalado pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em parceria com a autarquia famalicense.

CM Trofa cria duas salas de snoezelen para crianças com necessidades especiais

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa está na fase final da criação de duas salas de estimulação sensorial – snoezelen, uma sala em cada agrupamento de escolas locais, na Escola Básica de Castro e na Escola Básica de Finzes.

Integrado no plano de Ação de Educação Especial – Trofa + Inclusiva, o conceito vai permitir o estímulo dos sentidos primários – tato, paladar, visão, audição e olfato, bem como o aumento da confiança e relaxamento das crianças com necessidades especiais.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal acredita que este “é mais um passo na inclusão”.

Famalicão: Saiba quem são os vencedores do concurso de ilustração e escrita sobre os 50 anos da Revolução de Abril

No âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974, a Câmara Municipal, através do projeto educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo”, promoveu o concurso artístico (ilustração e escrita) subordinado ao tema “25 de Abril: 50 anos de liberdade e democracia”, incentivando a articulação entre a História Local e a Nacional.

No total foram submetidos a concurso 184 trabalhos e já foi anunciada a lista de vencedores. Recorde-se que esta iniciativa visou sensibilizar os estudantes para o significado desta data. A entrega dos prémios aos trabalhos individuais acontecerá no dia 25 de abril, 17h30, na Galeria da Casa Museu Soledade Malvar; os prémios referentes aos trabalhos coletivos serão entregues em data a agendar em contexto de sala de aula.

A lista de vencedores

1.º escalão – expressão plástica – Ilustração:
Individual: Lourenço Oliveira, 1.º ano – EB 1 Terras do Ave – AETA
Coletivo: Mariana Pereira e Salvador Sousa, 1.º ano – Colégio Machado Ruivo

2.º escalão –- produção escrita – conto:
Individual: Matilde Nogueira Moreira, 5.º A, n.20, Escola Básica do 2º/3.ª ciclo de Ribeirão – Agrupamento de Escolas de Ribeirão;
Coletivo: Turma H2, EB1 de Oliveira de S. Mateus, Agrupamento de Escolas Terras do Ave;

2.º escalão – expressão plástica – Ilustração:
Individual: Francisca Martins Lima, 4.º ano, EB 1 de Joane, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado
Coletivo: Turma 6.6, Escola Básica 1º/2º Ciclos Dr. Nuno Simões, Agrupamento de Escolas D. Sancho I

3.º escalão – produção escrita – conto:
Individual: Daniela Gomes Fernandes, 9.º B, n.º 6, Escola Secundária Padre Benjamim Salgadio, Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado;
Coletivo: Turma 9.º 3, Agrupamento de Escolas de Gondifelos;

3.º escalão – expressão plástica – Ilustração:
Individual: Rúben Azevedo, 9.º F, Agrupamento de Escolas de Ribeirão (foto)
Coletivo: Diana Ventura e Leonor Martins, 9.º A, Agrupamento de Escolas Terras do Ave

4.º escalão – produção escrita – conto:
Individual: Tiago Carvalho Barquero da Silva, 11.º J – Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco;
Coletivo: sem trabalhos a concurso.

4.º escalão – expressão plástica – Ilustração:
Individual: Luís Martins, 11.º I, Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco
Coletivo: Turma 12.º 2, Didáxis

Famalicão: Município investe cerca de 120 mil euros em instituições culturais

A Câmara Municipal aprovou recentemente um conjunto de apoios financeiros a seis instituições do concelho para que possam desenvolver o seu plano de atividades para este ano.

Os protocolos foram aprovados pelo executivo municipal nas últimas duas reuniões de Câmara e reflete um investimento global na ordem dos 120 mil euros.

O apoio vai beneficiar a Fértil Cultural, Ribeirão Musical, INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão, Associação MusicVillage e Eixo do Jazz.

Em 2023, foram investidos um total de 900 mil euros nas instituições culturais do concelho, um valor que deverá manter-se este ano.