Trofa: Vencedores do Orçamento Participativo Jovem conhecidos este sábado

Os vencedores da 11.ª edição do Orçamento Participativo Jovem da Trofa, que concorrem para 27.500 euros, serão conhecidos a 18 de dezembro, a partir das 14 horas, aquando da realização da Assembleia Municipal Jovem da Trofa, transmitida em direto pelos canais do Município.

Há quatro projetos validados pelo Grupo de Apoio Técnico ao Orçamento Participativo Jovem; na Assembleia Municipal Jovem serão escolhidas as propostas de âmbito escolar e concelhio que a autarquia se compromete a concretizar.

De âmbito escolar, para 7.500 euros, foram validados os projetos “O atletismo vai à escola”, de Alice Oliveira, Ana Silva e Sandra Sá, com objetivo de dar a conhecer a modalidade de atletismo às crianças e jovens do concelho da Trofa através das atividades promovidas nas escolas, prevendo a aquisição de material lúdico e pedagógico; concorre ainda o projeto “Mais diversão, melhor educação na EB 2/3”, de Rui Santos, Lara Freitas, Margarida Campos e Nádia Sousa, que pretende dotar a EB 2/3 prof.º Napoleão Sousa Marques de equipamentos que visem a prática de atividades ao ar livre e de interior na escola.

Já no que diz respeito ao âmbito concelhio, para 20.000 euros, foram validados os projetos “Intergerasom”, de Ana Veiga, Rui Costa, Inês Oliveira, Margarida Pinto e Tiago Azevedo, que pretende capacitar a Orquestra Urbana da Trofa de material que permita aumentar a dimensão do projeto em massa humana, num máximo de 100 pessoas, e a qualidade do processo, tornando-a ainda mais inclusiva; concorre ainda o projeto “Horta da Saúde – Horticultura Terapêutica”, de Rute Rocha e Ana Oliveira, que tem em vista a criação de uma horta comunitária no Centro Social e Paroquial de São Mamede do Coronado, constituída por uma estufa para a criação de hortas terapêuticas no seu interior, bem como uma horta na zona exterior, constituída por 4 talhões a disponibilizar à comunidade.

A 12 de dezembro, os projetos serão divulgados através do vídeo de apresentação e defesa pública nos canais do Município da Trofa (Trofa Canal e Facebook).

 

Suspeito de violar mulher em ginásio da Trofa foi detido

Um homem de 53 anos foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita de violar uma mulher, com cerca de 30 anos, num ginásio da Trofa. A acusação remonta ao mês de março, em que o suspeito terá abordado a vítima através das redes sociais “propondo-lhe os seus serviços de preparador físico num ginásio, sob pretexto de lhe ser efetuada uma avaliação física”.

A vítima terá aceitado a proposta e “já no ginásio e não obstante a resistência da vítima, o arguido acabou por violá-la”, refere a PJ em comunicado.

A agressão foi denunciada e as autoridades deram conta da existência de uma ocorrência anterior com características semelhantes por parte do suspeito.

Depois de presente a primeiro interrogatório judicial, o homem de 53 anos está proibido de contactar a vítima e frequentar o ginásio e deve também apresentar-se às autoridades semanalmente. Como medida de coação, o suspeito foi suspenso de funções.

Famalicão: «Um exercício de memória coletiva para que a efeméride não caia, em tempo algum, no esquecimento»

Esta sexta-feira, Famalicão assinala os 51 anos do 25 de Abril com uma sessão solene da Assembleia Municipal. Um momento para evocar e comemorar mais um aniversário desta data importante para a história e democracia em Portugal.

A sessão solene terá início às 10h00, com o hastear da Bandeira e o entoar do Hino Nacional, eventos seguidos de uma homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal de Famalicão na Terceira República. Como habitualmente, haverá a intervenção de todos os partidos com representação na Assembleia Municipal: PSD, PS, CDS, Chega e CDU, assim como do presidente da Câmara, Mário Passos, e do presidente da Assembleia Municipal, João Nascimento, que encerrará a sessão.

Sobre a homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal, João Nascimento diz que «é completamente merecida. Numa altura em que tantas vezes as instituições democráticas são postas em causa por atentados à democracia, é importante que relembremos e reconheçamos tudo quanto os que nos antecederam fizeram pela comunidade no exercício dedicado à causa pública, para que hoje possamos permanecer nos trilhos da Democracia».

O presidente da Assembleia considera, ainda, que a realização da sessão solene e a evocação do 25 de Abril «é um exercício de memória coletiva da comunidade, para que a efeméride não caia, em tempo algum, no esquecimento, sob pena de, acontecendo, nos vermos no perigoso caminho da repetição histórica que nos leve de novo aos extremismos e à intolerância».

Incêndio destrói dois armazéns de reciclagem, em Santo Tirso

Na madrugada desta quinta-feira, um incêndio deflagrou em dois armazéns industriais de uma empresa de reciclagem que foram totalmente tomados pelas chamas, na Rua Doutor Francisco Carneiro, em Areias, Santo Tirso.

O alerta foi dado por volta das 5h00 e mobilizou para o local mais de 50 operacionais de várias corporações, entre elas os Bombeiros Tirsenses, Santo Tirso, Trofa, Vila das Aves e Famalicenses.

Não há registo de vítimas e até ao momento não são conhecidas as causas do incêndio de grandes dimensões.

Imagem: BV Santo Tirso

Famalicão: Sandra Cardoso (CDU) apresenta propostas que levará ao Parlamento se for eleita

A lista da CDU candidata à Assembleia da República nas eleições legislativas de 18 de maio, propõe 25 medidas para o distrito de Braga, sendo que algumas dizem mais respeito a Vila Nova de Famalicão. Uma das proposta passa pela melhoria do Hospital de Famalicão; a concretização de um sistema de mobilidade público integrando o quadrilátero Braga – Guimarães – V.N. de Famalicão – Barcelos; criação do Passe Social Intermodal e Inter-Regional, redução do preço dos passes sociais; construção de acessos à A7 em Famalicão; requalificação e integração do Plano Rodoviário Nacional da VIM – Vizela/Joane; despoluição e requalificação das margens do Rio Cávado, do Rio Ave.

Sandra Cardoso, primeira candidata da CDU pelo distrito de Braga, promete levar estes temas ao Parlamento, caso seja eleita. «São questões de importância estratégica para a região que, pese embora sejam reconhecidas como necessárias, persistem por resolver», sublinha.

Na apresentação, Sandra Cardoso afirmou que «o futuro do país não será alterado se não se alterar a relação de forças política e eleitoral, com uma significativa votação na CDU».

Famalicão: Assembleia Municipal vota contas municipais de 2024

A Assembleia Municipal reúne na noite do dia 28 de abril, às 21 horas, para, entre outros pontos, discutir e votar a proposta da Câmara Municipal do Relatório de Gestão de 2024 e documentos de prestação de contas. Recorde-se que o documento foi aprovado, em sede do executivo municipal, a 11 de abril, com os votos da maioria PSD/CDS. O PS votou contra.

Na ocasião, Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, fez um balanço positivo num ano «de forte investimento e crescimento», reconhecendo a importância dos fundos europeus captados. «Demos continuidade a uma série de projetos estruturantes para a construção de um concelho cada vez mais coeso, inclusivo e inovador». Deu como exemplos, os investimentos em unidades de saúde, o arranque da construção do centro de atletismo, o novo skate parque e a residência de estudantes. Menciona, ainda, o investimento na educação, com 47 milhões, e as intervenções ambientais, com a criação do Parque de Sinçães Norte e do Pelhe. Mário Passos realçou, também, que, apesar do investimento, a «Câmara apresenta uma forte solidez financeira», o que, no seu entender, demonstra «uma gestão equilibrada e focada em não comprometer as próximas gerações».

O Partido Socialista votou contra e o vereador Paulo Folhadela explicou que «não encontramos evidência entre o que foi a despesa e a obra realizada». O autarca socialista referiu, ainda, que com aquele orçamento exigia-se «um critério mais rigoroso na execução, que pudesse levar para os famalicenses novas ofertas e novas dinâmicas».

A reunião da próxima segunda-feira terá lugar no Salão da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho.

Foto arquivo

Famalicão: Gustavo Sá volta a ser terceiro melhor jovem da I Liga

Gustavo Sá foi eleito, pelo Sindicato dos Jogadores, o terceiro melhor jovem da I Liga no mês de março, algo que acontece pela segunda vez consecutiva.

Telmo Arcanjo, do Vitória SC, foi eleito o Melhor Jovem de março da Primeira Liga, o extremo do Vitória SC somou 14,4% dos votos, seguido pelo médio ofensivo Rodrigo Mora (FC Porto), com 13,66%. O internacional sub-21, Gustavo S, conquistou 11,99% das preferências.

Gustavo Sá foi titular em três dos quatro jogos realizados pela equipa (falhou o jogo com o CD Nacional por castigo) e assinou a assistência para o golo de Mathias Amorim na receção ao AFS.