
O CHMA realizou um inquérito junto da população para avaliar o grau de satisfação dos seus serviços e instalações.
Em relação às conclusões, o internamento merece um índice de satisfação superior a 80%, com exceção das instalações com 79,8% e da alimentação 69,1%.
Nas urgências, a classificação mais baixa é a da triagem, com 60,9%, em resultado do tempo de espera, mas a média é de 78,3%. O grau de desempenho no atendimento médico é de 81% e da enfermagem de 86%.
Relativamente à consulta externa, a média é superior a 80%. O parâmetro mais baixo é o funcionamento da consulta com 72,2%.
Quanto à cirurgia de ambulatório, foi a que mereceu melhores resultados, com praticamente todas as dimensões apreciadas acima de 90% de satisfação.
De uma forma geral, os utentes revelam menor satisfação quando se trata de avaliar a vertente organizacional e de instalações, mas níveis de satisfação muito elevados quando estão em causa a qualidade de atendimento e o domínio relacional.
Estes inquéritos já são habituais e servem para a administração do Hospital aferir da qualidade do seu próprio trabalho, tornando-se um instrumento de trabalho para uma melhoria contínua.
Foram estabelecidos 673 contactos telefónicos, que permitiram a obtenção destes resultados.