Utilizadores da Biblioteca Municipal da Trofa passam a ter acesso a plataforma nacional de empréstimo de livros digitais

Os utilizadores da Biblioteca Municipal prof. António Cruz (Trofa) têm, a partir de agora, acesso à plataforma nacional BiblioLED, de leitura e empréstimo digital. Podem efetuar a inscrição na Biblioteca Municipal ou solicitar informações através de biblioteca@mun-trofa.pt.
Integrada na RNBP – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a BiblioLED tem como objetivo promover os hábitos de leitura e fortalecer a literacia digital. O serviço é gratuito e disponibiliza uma vasta coleção de livros digitais e audiolivros, de forma prática e acessível.
Para utilizar a BiblioLED, é necessário que os utilizadores estejam inscritos numa das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, realizem o registo na plataforma e acedam através da página ou da aplicação móvel (disponível para iOS e Android).
Com a BiblioLED, é possível ler e ouvir conteúdos, tanto online quanto offline. No modo offline, os utilizadores podem aceder aos livros digitais por meio de dispositivos móveis ou leitores compatíveis com DRM da Adobe ou Thorium Reader. Para leitura em computador, basta instalar o Thorium Reader.

Deixe um comentário

Câmara da Trofa assinala Dia Internacional da Proteção Civil com visita das crianças aos bombeiros

Para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, a Câmara Municipal da Trofa vai levar, no dia 3 de abril, cerca de 900 crianças numa visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Especificamente os alunos do pré-escolar e 2.º ano do 1.º Ciclo de todas as Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro, e do Agrupamento de Escolas da Trofa.

O objetivo passa por sensibilizar a comunidade escolar para a importância da prevenção e dar a conhecer o dia-a-dia dos soldados da paz.

Trofa: Concurso Lusófono tem 5 mil euros para distribuir aos vencedores

A Câmara Municipal da Trofa anunciou mais uma edição do Concurso Lusófono – Prémio Rosa Araújo 2025 – um dos mais importantes concursos literários dedicados à Literatura Infantil em língua portuguesa.

A Câmara Municipal da Trofa oferece 5.000 euros para os vencedores, distribuídos por dois prémios. O autor do melhor conto e da melhor ilustração recebem 2.500€ cada.

O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração de forma a possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.

Aberto a autores de todos os países lusófonos, o desafio destaca-se pelo seu compromisso com a literatura infantil e o legado de Matilde Rosa Araújo, uma das mais relevantes escritoras do género em Portugal.

O concurso destina-se a autores maiores de idade, naturais, naturalizados ou estrangeiros devidamente legalizados e com residência comprovada há mais de 2 anos num dos países da CPLP.

A data limite para entrega dos trabalhos é até 31 de maio. Os trabalhos podem ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa ou via correio, em carta registada com aviso de receção. Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite.

O regulamento pode ser consultado em www.mun-trofa.pt ou em www.instituto-camoes.pt . Para informações adicionais, os interessados podem solicitar através dos e-mails: geral@mun-trofa.pt ou geral@camoes.mne.pt .

Trofa: Festival de Teatro arranca em março e a entrada é gratuita

A Câmara Municipal da Trofa está a organizar o Festival de Teatro de 22 a 29 de março, no Salão Paroquial de Alvarelhos e Muro, com entrada gratuita.

Destinado a todas as faixas etárias, o Festival de Teatro da Trofa conta com a participação da companhia de teatro local, TEAM – Teatro Experimental Amador do Muro, Alva – Escola de Artes de Palco e com a participação da Companhia de Teatro Protagoniza Magia.

No sábado, 22 de março, o Salão Paroquial do Muro recebe o musical “Mamma Mia” da autoria da escola de dança, Alva – Escola de Artes de Palco, pelas 21h30. A história de um casamento, três convidados muito especiais e um segredo bem guardado! Será que a boda vai ser arruinada, ou abençoada? Muitas peripécias e diversão, acompanhadas da música dos ABBA! Mamma Mia!

Também no Salão Paroquial do Muro, sobe ao palco a comedia do TEAM – Teatro Experimental Amador do Muro, “Barbearia Fina”, no dia 29 de março, a partir das 21h30. Barbearia Fina, uma comédia que conta o dia de um barbeiro de renome e talento que, simplesmente, não possui. A sua clientela é diversificada…

Direcionado para as escolas do 1º Ciclo do Concelho da Trofa, a Protagoniza Magia apresenta o musical “O Monstro das Emoções”, uma viagem divertida, didática e interativa, que de forma simples e pautada por muitas canções, leva a visitar diferentes cores, emoções e contextos dos mais pequenos. Serão trinta minutos de música e muitas emoções, nos dias 26 e 27 de março, no Salão Paroquial de Alvarelhos.

Embora as entradas sejam gratuitas é necessário levantar o bilhete na Casa da Cultura da Trofa, no Polo do Coronado ou junto dos grupos de teatro do concelho, a partir do dia 10 de março.

22 de março |21h30

Musical “Mamma Mia”

Salão Paroquial do Muro

Alva – Escola de Artes de Palco

Público Alvo: Geral

26 e 27 de março

O Monstro das Emoções

Salão Paroquial de Alvarelhos

Público alvo : Escolas

29 de março |21h30

Musical “Barbearia Fina”

Salão Paroquial do Muro

TEAM- Teatro Experimental Amador do Muro

Público Alvo: Geral

Trofa: Inscrições abertas para 2ª Edição do Curso Profissional de Escultura e Pintura de Arte Sacra

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa, o Serviço de Formação do Porto e o Serviço de Emprego de Santo Tirso/Trofa abriram inscrições para o segundo curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra, na Escola de Arte Sacra de S. Mamede do Coronado, antiga Escola Básica de Feira Nova.

O sucesso da primeira edição levou a autarquia trofense a antecipar o período de inscrição para o segundo curso dedicado à arte santeira. O curso visa apoiar e promover escultores e pintores que produzem imagens de vulto devocionais para locais de culto.

A produção de arte sacra representa um importante legado para o património cultural trofense e nacional que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado, assumindo-se como um testemunho vivo de todo o saber que passou de mestres para aprendizes.

Tal como na primeira edição, o curso será ministrado por mestres santeiros e especialistas das diferentes áreas de formação, num total de 1 300 horas. Os interessados deverão ter completado o 12º ano de escolaridade.

Dividido em 4 módulos de formação, o objetivo é qualificar os formandos para produção de imagens de vulto em madeira, através de técnicas tradicionais de escultura e pintura, dotando-os com conhecimentos sobre a história, as técnicas e os materiais da arte sacra em Portugal.

Recorde-se que os Santeiros de São Mamede foram reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e encontra-se em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contacto com o IEFP através do e-mail: se.santotirso@iefp.pt

 

CURSO DE ESCULTURA E PINTURA DE ARTE SACRA

Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no trabalho;

Cones e Cânones em Arte Sacra;

Conservação preventiva;

Criação livre de peça tridimensional;

Desenho aplicado à escultura religiosa;

Escultura em madeira – aperfeiçoamento;

Escultura em madeira – conceitos básicos;

Escultura em madeira – levantamento de volumes;

Ferramentas e utensílios;

História da escultura religiosa e da produção de arte sacra em Portugal;

Ícones e cânones em arte sacra;

Identificação e classificação de bens culturais;

Intervenção de conservação em escultura sacra;

Introdução da imaginária religiosa;

Modelação e moldagem;

Plano de Negócio – Criação de micro negócios;

Preparação de superfícies em madeira;

Projeto de uma microempresa;

Proteção de superfícies de madeira;

Técnicas de douramento de escultura religiosa;

Técnicas de Douramento de Escultura Religiosa;

Técnicas de pintura aplicadas à escultura religiosa (aperfeiçoamento);

Técnicas de pintura aplicadas à escultura religiosa (conceitos básicos);

Técnicas de pintura aplicadas à escultura religiosa (realização de pintura);

Técnicas tradicionais de escultura religiosa (aperfeiçoamento);

Técnicas tradicionais de escultura religiosa (desbaste);

Técnicas tradicionais de escultura religiosa (escala);

Tecnologia da madeira;

Tecnologias artísticas de escultura sacra;

Tecnologias de douramento;

Tecnologias dos materiais aplicados em escultura.

Trofa: Crianças do Pré-escolar participam em Programa de Atenção e Regulação Emocional

camara trofa municipio

A Câmara Municipal iniciou mais uma edição do programa P.A.R.E. – Programa de Atenção e Regulação Emocional – inserido no projeto “Trofa + Novas Estratégias Educativas”, destinado à promoção de competências socio emocionais e de adaptação à mudança de ciclo.

Desenvolvido pelo Gabinete Municipal de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico, o programa conta com a intervenção de uma equipa multidisciplinar para a educação e promoção parental.

Em colaboração com o Agrupamento de Escolas da Trofa e Agrupamento do Coronado e Castro, durante o 2.º e 3.º períodos do presente ano letivo, o projeto está direcionado para as crianças que frequentam o último ano da educação pré-escolar.

O P.A.R.E é composto por 12 sessões semanais que, mediante a promoção e desenvolvimento de competências pessoais e sociais como autoconsciência, consciência social, autorregulação emocional/comportamental, relacionamento interpessoal, competências de tomada de decisão e de resolução de problemas, tem como objetivo prevenir e reduzir situações problemáticas, facilitando também a adaptação à mudança, bem como o desempenho e o sucesso académico.

Este programa será implementado pelas psicólogas em contexto educativo, com a colaboração da técnica de educação e educação social, por técnicos de desporto e por uma facilitadora de yoga e meditação.

No encerramento do projeto será dinamizada, por videoconferência, uma sessão dirigida a pais/encarregados de educação, com vista ao esclarecimento de dúvidas e questões no âmbito da transição de ciclo do seu educando.

Projeto Acelerar o Norte lança plataforma online de acesso livre e gratuito

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da maturidade digital do ecossistema empresarial da região, o projeto Acelerar o Norte lança a Academia Digital, que é uma plataforma online, de acesso livre e gratuito, dirigida a pequenos empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas que procuram adquirir ou melhorar as competências na área digital.

Os conteúdos da Academia estão divididos em vários cursos, abrangendo temáticas como presença digital, posicionamento da marca online, criação de site, redes sociais para o negócio, vendas online ou obrigações legais na internet, entre outras.

Cada curso está estruturado em vários módulos, com aulas em vídeo, materiais de apoio, infografias e casos práticos, que permitem aprofundar os temas abordados e ao ritmo de cada um. Ao concluir cada curso, o utilizador pode obter um certificado de conclusão.

O acesso à Academia, já disponível, é feito a partir do site aceleraronorte.pt, mediante registo individual na plataforma. Os utilizadores registados podem aceder aos cursos todas as vezes que precisarem, a partir de qualquer lugar e sem um horário fixo.

Em nota à imprensa, responsáveis da Acelerar o Norte, dão conta que um estudo junto de mais de 600 micro, pequenas e médias empresas do Norte de Portugal revelou que a falta de recursos humanos qualificados e o desconhecimento sobre novas tecnologias estão entre os principais desafios na transição digital apontados pelos empresários da região.

Recorde-se que o projeto está também a promover ações de capacitação em várias localidades do Norte do país, incluindo em Famalicão. Ao todo são mais de 200 workshops em regime híbrido, que agora ganham um complemento com a Academia Digital.

O Acelerar o Norte vai apoiar, até ao final de 2025, perto de 9 mil empresas com vouchers de até 2 mil euros em serviços digitais. No entanto, a expetativa é que, através das ações de sensibilização e de capacitação que o projeto está a realizar, e agora com a Academia Digital, seja possível impactar mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas da região Norte, contribuindo para a melhoria da maturidade digital do ecossistema empresarial da região.