Vacinação em “Casa Aberta” no fim de semana para jovens com 16 e 17 anos

Os jovens com idades entre os 16 e 17 anos que não realizaram o autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19, que desenrola-se no sábado e no domingo, dias 14 e 15, vão poder aceder à modalidade “Casa Aberta” nesses dias.

«Os utentes dos 16 e 17 anos, que não se auto agendaram, podem ainda ser vacinados no fim de semana de 14 e 15 de agosto recorrendo ao sistema de senhas digitais da modalidade casa aberta», explicou a task force, em declarações à agência Lusa. Segundo a task force, durante o fim de semana, os centros de vacinação vão estar na sua capacidade máxima instalada, mas além das marcações também vai estar disponível para receber os jovens que não agendaram a toma da vacina.

Para se aceder à modalidade “Casa Aberta”, os utentes têm de aceder ao portal da Senha Digital e e têm de tirar uma senha no próprio dia em que pretendem ser vacinados. Depois, cada cidadão vai ser vacinado, com a primeira dose da vacina, num centro de vacinação localizado no seu concelho de residência.

 

Famalicão: Portugal joga hoje na Praça-Mercado

A Seleção Nacional joga, na tarde desta sexta-feira, às 15 horas, o último jogo da fase de grupos do Campeonato do Mundo que está a ser disputado no Catar.
O jogo, contra a Coreia do Sul, treinada pelo português Paulo Bento, será transmitido na Praça-Mercado Municipal.
Desde o início da competição, a Praça tem sido o estádio da Seleção, bem como das demais, cujos jogos têm sido transmitidos em ecrã gigante.
Por isso, também pode assistir aos jogos Gana – Uruguai (15 horas), Sérvia-Suíça e Camarões-Brasil (19 horas).

Famalicão: Iniciativa Liberal lança concurso “Jovem Liberal” para jovens

O Núcleo Territorial de Famalicão da Iniciativa Liberal lançou um concurso para os jovens que residem e/ou estudem em Famalicão. O “Jovem Liberal” visa estimular o interesse dos jovens pela política e pelas ideias liberais, «acicatando a curiosidade dos mais novos e para que reflitam criticamente sobre ideias e propostas políticas». O concurso implica a pesquisa e redação de um artigo sobre o Liberalismo e as suas muitas vertentes ideológicas e políticas.

Podem participar jovens estudantes, com menos 25 de anos, que estudem ou residam em Vila Nova de Famalicão, em dois escalões: secundário, para os alunos de ensino secundário; e universitário, para os alunos que já frequentem o ensino superior.

Para participar, basta consultar as redes sociais do Núcleo de Famalicão da Iniciativa Liberal, onde está o regulamento e as condições de inscrição. Os vencedores dos dois escalões recebem como prémio uma visita à Assembleia da República, com a companhia de Rui Rocha, deputado Liberal eleito pelo Distrito de Braga.

 

Famalicão: Rui Batista treina Dumiense

O técnico famalicense, Rui Batista, é o novo treinador do Dumiense, equipa do campeonato de Portugal.

Rui Batista, que já treinou o Ribeirão e os juniores do Famalicão, tem como adjuntos Luís Teixeira, Tiago Salgado, Luís Barbosa e o treinador de guarda redes, Pedro Almeida.

Famalicão: João Pedro Afonso com boa prestação no Europeu de Jovens

O Campeonato Europeu de Jovens Sub-08 a Sub-18 2022 decorreu em Antalya, na Turquia, de 6 a 14 de novembro. O xadrez nacional esteve presente com 16 jovens jogadores, um dos quais, João Pedro Afonso, escalão Sub-16, do Clube de Xadrez Associação Académica Didáxis. Neste escalão, com a participação de 103 atletas provenientes de 40 países, João Pedro Afonso (número 88 do torneio, com elo 1734) somou 3,5 pontos, logrando uma performance de elo 2026 e um ganho de 102 pontos elo. O jovem atleta famalicense chegou a causar sensação até à 7.ª sessão, sempre posicionado na primeira metade da tabela classificativa, mas não foi feliz nas duas últimas sessões e terminou no 80.º lugar.

Este torneio é o maior evento xadrezístico jovem realizado na Europa, reunindo mais de 1000 jovens jogadores (mais de 600 masculinos e mais de 400 femininos).

O Clube de Xadrez A2D agradece à Associação Académica da Didáxis, Cooperativa de Ensino Didáxis e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelo patrocínio a este atleta famalicense, bem como, ao apoio prestado pelo encarregado de educação e à Federação Portuguesa de Xadrez.

 

 

Famalicão: A Praça-Mercado vai transmitir os jogos da Seleção no Mundial de Futebol

A Praça-Mercado de Famalicão vai ser o estádio do Mundial de Futebol em Vila Nova de Famalicão. No espaço serão transmitidos, em ecrã gigante, todos os jogos da competição que começa este domingo, 20 de novembro, no Catar.
Realce para a fase de grupos da Seleção Nacional: no dia 24 de novembro pode ver o jogo entre Portugal e o Gana, às 16 horas; no dia 28, às 19 horas, o confronto com o Uruguai; e a 2 de dezembro, às 15 horas, o jogo com a Coreia do Sul.

Greves na educação, saúde, transportes e recolha de lixo

Estão marcadas, para os próximos dias, greves em vários setores, que ameaçam parar o país.

Na educação, há greve dos professores marcada pela Fenprof. Dependendo da adesão, esta greve pode afetar também os pais com filhos menores.

A saúde será também afetada, mas não apenas esta sexta-feira. Os enfermeiros iniciaram esta quinta-feira uma greve de três dias, que se prolongará também a 22 e 23 de novembro. O anúncio foi feito depois de uma reunião negocial com o Ministério da Saúde, em causa a progressão na carreira. Quem reivindica também “falta de resposta” por parte do governo devido à questão das “horas extraordinárias” são os técnicos de diagnóstico e terapêutica, por isso anunciaram também a realização de concentrações e uma greve para esta sexta-feira.

No que diz respeito aos transportes, os trabalhadores da Metro Transportes do Sul (MTS) iniciaram na quarta-feira uma greve que se prolongará até sábado. Exigem a abertura de negociações, aumentos salariais e progressão na carreira.

A recolha de lixo é também um setor afetado, mas mais na Área Metropolitana do Lisboa.