VMER de Famalicão presta serviço ao hospital de Braga

A viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Famalicão está a prestar serviço à unidade hospitalar de Braga.

A situação acontece porque o Hospital de Braga suspendeu de funções os enfermeiros que trabalham na VMER nos dias em que não houver médicos – por motivo de greve – para garantir o serviço. Os clínicos pedem melhores salários e prometem parar o carro de emergência até que a administração negoceie melhores condições de trabalho e um aumento salarial.

A administração do Hospital de Braga assume que tem havido «alguma inoperacionalidade da VMER por dificuldade em assegurar a totalidade das escalas de serviço» que está a ser feito pelas viaturas médicas de emergência e reanimação dos hospitais de Famalicão, Guimarães e Barcelos.

Famalicão recebeu hoje a décima bandeira de autarquia amiga das famílias

O Município de Vila Nova de Famalicão recebeu, na tarde desta quinta-feira, em Coimbra, a distinção, pela décima vez consecutiva de autarquia ‘Mais Familiarmente Responsáveis’. Esta foi a décima primeira vez que a distinção foi atribuída pelo Observatório dos Municípios Familiarmente Responsáveis à autarquia famalicense.

Recorde-se que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social. Tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

A entrega da bandeira de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável 2022’ decorreu no Auditório da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL), em Coimbra. O Município famalicense esteve representado na cerimónia por Sofia Fernandes, vereadora da Família, Igualdade, Interculturalidade e Integração.

O número de municípios distinguidos com as bandeiras verdes de “Autarquia Familiarmente Responsável”, por práticas efetivas de apoio às famílias, aumentou para 95, registando-se algumas estreias na 14.ª edição, através da qual os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família com dados reportados a 2021 são reconhecidos.

Famalicão: CarFoto também vence Wedding Awards

A CarFoto, especialista em fotografia e vídeo digital, com sede no Louro, é mais uma empresa famalicense distinguida na décima edição da Wedding Awards.

A distinção vem da Casamentos.pt, outorgada pelas opiniões dos casais que já se casaram e que contrataram os serviços desta empresa.

A Casamentos.pt é um portal nupcial, que faz parte do grupo The Knot WorldWide, cujo objetivo é ajudar os casais a organizar o seu casamento. Com presença internacional, o grupo criou uma comunidade nupcial e o maior mercado online de casamentos a nível mundial. Dispõe de uma base de dados com mais de 700.000 profissionais do setor e oferece aos casais ferramentas para preparar a sua lista de convidados, gerir o orçamento, encontrar fornecedores, etc. A The Knot WorldWide opera em 16 países através de diferentes domínios, de que é exemplo a Casamentos.pt.

Famalicão: Programa para investigadores/bolseiros atribui prémios de 5.000 euros

Foi aprovada, esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal, a abertura de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, medida de promoção da inovação empresarial por via do desenvolvimento de atividades de Investigação e Inovação (I&I) e a sua transferência para a indústria do concelho. O programa prevê a atribuição de cinco prémios a bolsas de investigação no valor de 5 mil euros cada uma.

Dirigido a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso, aprovados por instituições oficiais, nacionais ou internacionais, o período de receção de candidaturas decorre de 1 de fevereiro a 30 de abril, em www.famalicaomadein.pt, onde vai estar o formulário de candidatura, bem como informação regulamentar sobre o programa que atesta, nas palavras do presidente da Câmara Municipal, «a aposta num concelho criador, onde prolifera a inovação e são criadas condições para o desenvolvimento, através da investigação (…) para isso temos que reter e atrair talento e é esse um dos grandes objetivos desta iniciativa». Mário Passos acrescenta, ainda, que esta medida «vai ao encontro do compromisso assumido com os famalicenses de criar um programa de bolsas de inovação, por forma a potenciar a competitividade económica do nosso concelho».

O Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação decorre da implementação ‘do MadeIN ao CreatedIN’, que inclui o novo eixo de ação: MadeInovar. Esta nova abordagem do Famalicão MadeIn aposta na criação e no desenvolvimento de valor, procurando atrair empresas de base tecnológica, incentivar a transição – digital e climática -, promover a ciência, conhecimento e tecnologia, aproximar as entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) e as empresas do território, assim como criar, atrair e reter talento e fomentar a coesão e o bem-estar social.

Foto: Câmara Municipal

 

Famalicão: Câmara Municipal avaliou o estado de 700 árvores em 2022

Câmara de Famalicão aciona seguro de responsabilidade civil em queda de árvore na vila de Joane

A propósito da recente queda de duas árvores em espaços públicos (Secundária de Joane e Rotunda da Paz), o vereador do Ambiente, Hélder Pereira, revelou esta quinta-feira, em reunião de Câmara, que as árvores não tinham, aparentemente, qualquer patologia, contudo foram enviadas amostras para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para que a autarquia possa perceber quais as causas que motivaram a queda.

Hélder Pereira deu ainda conta que em 2022 foi avaliado o estado de 700 árvores de espaços públicos famalicenses, das quais 400 tiveram algum tipo de intervenção por segurança, como por exemplo poda. O vereador promete reforçar estas operações fitossanitárias, nomeadamente em zonas de maior circulação de pessoas, como parques públicos e estabelecimentos de ensino.

 

Famalicão: Reinaldo Sousa Santos fala sobre a felicidade na Conferência em Educação

O primeiro encontro deste ano do Ciclo de Conferências em Educação, decorre esta sexta-feira, às 21H00, no auditório da CESPU. Reinaldo Sousa Santos é o convidado para abordar a “Felicidade”, nos seus diferentes contextos. O palestrante, autor do livro «Ser Feliz no trabalho», é professor de gestão de recursos humanos em universidades e escolas de negócios e orador frequente em eventos sobre a felicidade no trabalho e gestão de recursos humanos.

Inscrições gratuitas aqui: https://forms.gle/fxgEENn1PzZ4Rx9NA

Ao longo deste ano o Município de Famalicão promove a quinta edição do Ciclo de Conferências em Educação. Esta iniciativa, numa parceria com a Federação Concelhia das Associações de Pais de Famalicão, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o Centro Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, volta a promover ao longo do ano este ciclo de conferências em torno da Educação. A felicidade, igualdade de género, desconstruir a violência ou a escola como encontro entre o formal, o não formal e o informal, são temas a debater.

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em peregrinação pelo Arciprestado

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estarão, em exposição e veneração, em várias paróquias do Arciprestado de VN Famalicão, nos primeiros dias de fevereiro.

A Cruz e o ícone de Maria chegam, via Arciprestado da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, no dia 2 de fevereiro à igreja de Gondifelos onde, às 21h15, decorre uma celebração eucarística, com bênção das velas, e a Adoração à Cruz. No dia 3, os símbolos seguem para Vale S. Cosme, com momento de Oração às 9h15 e, às 9h30, decorre a peregrinação pelas paróquias.

Segue-se o Centro Paroquial de Riba de Ave, com momento de Oração às 15 horas e uma Via Sacra, às 17h30. No mesmo dia, às 19h30, também a igreja de Avidos é palco de momento de Adoração, ato que se repete no dia seguinte, às 11h30, na igreja nova de Antas. O acolhimento dos símbolos nesta paróquia decorre às 10 horas, no quartel dos BV Famalicão, seguindo em procissão até à igreja; às 13 horas, exposição e veneração dos símbolos. Neste mesmo dia, também o Mercado Municipal se associa a este momento com um Sunset com Maria, às 18 horas; às 21h30, sai deste local a peregrinação até à Igreja Matriz Nova.

Por último, no domingo, dia 5 de fevereiro, às 11h15, decorre uma eucaristia na Matriz Nova para celebração de envio dos Símbolos para o Arciprestado de Barcelos.

A Jornada Mundial da Juventude decorre em Lisboa, de 1 a 6 de agosto deste ano.