Voto antecipado em Famalicão: 2 466 eleitores exerceram o direito no último domingo

No âmbito das Eleições Legislativas 2025, 2.621 pessoas inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade, no passado domingo, dia 11 de maio. No entanto, apenas 2.466 acabaram por exercer o seu direito de voto nessa modalidade.

Segundo a legislação em vigor, os 155 eleitores que se inscreveram mas não votaram poderão ainda fazê-lo este domingo, dia 18 de maio, nas mesas de voto da sua área de residência.

As eleições legislativas realizam-se oficialmente este domingo, as urnas em todo o território continental abrem às 08h00.

2 Comments

  1. Sou militante e vou votar AD mas nas autárquicas o meu partido que me perdoe mas vou votar PS. A cidade está um desastre…

  2. Cerca de 2000 desses eleitores são do concelho de Famalicão, os restantes de diversas zonas do país.

Deixe um comentário

Famalicense com 17 anos sofre de várias doenças graves e precisa da sua ajuda

Soraia Aguiar tem 17 anos, é natural da vila de Ribeirão, em Famalicão, e enfrenta uma luta diária contra várias doenças raras. Nasceu com uma malformação no cerebelo, sofre da doença de Scheuermann, que afeta gravemente a coluna, e tem diagnóstico de autismo. Já foi submetida a múltiplas cirurgias e precisa de terapias intensivas, cujo custo mensal ronda os mil euros.

Filha de uma família humilde, vive apenas com o salário do pai, enquanto a mãe deixou de trabalhar para poder acompanhar a jovem a tempo inteiro. A situação financeira tornou-se insustentável e Soraia precisa da ajuda de todos.

Para apoiar esta causa, a Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU) organiza, a 5 de julho, um torneio solidário de futsal em Vila do Conde, no pavilhão desportivo municipal de Canidelo. O evento, sob o lema “Juntos pela Soraia”, contará com a participação de polícias, bombeiros, profissionais de segurança privada e elementos do INEM. O valor das inscrições reverterá na totalidade para os tratamentos da jovem famalicense.

Quem quiser ajudar pode também fazê-lo através de donativo para o NIB: 000700000054106115123.

Famalicão: Outeirense vence Taça

Numa partida muito e bem disputada, a Outeirense levou a melhor, por 3-1, sobre o MAL na final da Taça Concelhia da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão.

No Pavilhão Municipal sempre cheio de adeptos, o intervalo chegou com um empate a um golo. Foi na segunda parte que a Outeirense conseguiu dilatar a diferença, mas com o MAL a ameaçar, em duas ocasiões, o empate.

Cai, assim, o pano sobre a final four da Taça e da época da AFSA. Na Taça, a Cajada venceu em veteranos e seniores a Outeirense.

Pedome venceu o campeonato da primeira divisão, o Cabeçudense a segunda e a Cajada a prova de veteranos.

Famalicão: Cajada vence Taça e faz a dobradinha

Na tarde deste domingo, a Cajada venceu a final da Taça Concelhia de futsal e conquista a dobradinha. Tal como na época passada, a equipa de Cabeçudos junta a taça ao campeonato.

Diante da Oliveirense, a Cajada jogou todos os seus argumentos e, facilmente, venceu a final por uns expressivos 14-3, depois de um 7-0 ao intervalo.

Na partida disputada no Pavilhão Municipal a festa foi feita pela Cajada, perante uma Oliveirense que não teve argumentos – mas não lhe faltou a atitude.

Governo quer proibir uso de telemóveis nas escolas

O Governo prepara-se para impor novas regras sobre a utilização de telemóveis nas escolas, com o objetivo de promover um ambiente de aprendizagem mais saudável. A proposta, incluída no programa do XXV Governo Constitucional, prevê a proibição total do uso de smartphones do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, ou seja, até aos 12 anos. Nestes casos, os telemóveis estarão proibidos em todo o recinto escolar.

A partir do 7.º ano, o uso dos dispositivos não será totalmente proibido, mas passará a estar sujeito a regras mais restritivas, promovendo uma utilização controlada e com fins pedagógicos.

No ensino secundário e profissional, a abordagem será mais flexível, com aposta na autoresponsabilização dos alunos. O uso continuará permitido, desde que feito de forma adequada e responsável.

Estas medidas seguem-se às recomendações feitas no início do ano letivo. As autoridades educativas estão a avaliar a sua aplicação nas escolas, sendo que os resultados só deverão ser conhecidos no final do ano escolar.

Famalicão: João Azevedo melhora tempo nos 5 mil metros

O atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira melhorou o seu registo pessoal nos 5 mil metros.

Este sábado, no Meeting Internacional de Braga, no Estádio 1. de Maio, João Azevedo correu a distância em 14.21.64. Foi o terceiro melhor sub-23 na prova e o oitavo português da geral.

Foto arquivo

Mudança na lei: Trotinetes obrigadas a ter seguro já a partir da próxima semana

A partir de 20 de junho de 2025, entra em vigor uma nova lei que obriga algumas trotinetes elétricas e veículos semelhantes a terem seguro de responsabilidade civil.

A medida aplica-se a veículos que:

  • Ultrapassem 25 km/h, ou

  • Pesem mais de 25 kg e excedam os 14 km/h

A maioria das trotinetes comuns ( como os modelos da Xiaomi ) fica fora da obrigação, por serem mais leves e limitadas a 25 km/h.

Já trotinetes mais potentes (como as Dualtron ou Kaabo), scooters elétricas sem matrícula ou veículos modificados terão de ter seguro válido em permanência.

As trotinetes partilhadas estão incluídas, mas a responsabilidade é das empresas operadoras.

O objetivo é proteger vítimas de acidentes e reforçar a segurança nas cidades. A fiscalização começa já em junho e quem não tiver seguro arrisca-se a multas.