WhatsApp, Facebook e Instagram estão offline

Serviços ficaram indisponíveis na manhã deste domingo.

O Facebook, o Instagram e o WhatsApp estão inacessíveis hà várias horas, a nível mundial.

As falhas foram reportadas, até ao momento, na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia.

O Facebook, o Instagram e o WhatsApp estão a registar várias falhas a nível mundial este domingo. Não param de aumentar os relatos de dificuldades em utilizar estas plataformas no Twitter e em páginas como o Down Detector.

Os problemas começaram a ser registados a partir das 11h30, hora de Lisboa. Além de não ser possível atualizar a cronologia do Facebook ou do Instagram, os utilizadores não estão a conseguir trocar mensagens no WhatsApp.

Este artigo foi redigido pela empresa de tecnologia SOFTBIT.

Facebook e Instagram com problemas

O Facebook e o Instagram (ambas da empresa Meta) estão a revelar problemas, na versão web e nos dispositivos móveis. Estão a acontecer por todo o mundo e não são conhecidas as razões para esta falha.

Os utilizadores estão a receber avisos sobre “sessão expirada” e é pedido para iniciar novamente a sessão.

Alterações climáticas: Setembro foi o mês mais quente de sempre

Setembro de 2023 entrou para a história como o mês mais quente já registado em todo o mundo, superando o recorde anterior de 2020 numa margem significativa de 0,5 graus Celsius, de acordo com o observatório europeu Copernicus.

O planeta está a aquecer num ritmo alarmante, com setembro a ser 1,75 graus Celsius mais quente do que a média de setembro no período de 1850-1900.

Estes dados agora revelados destacam a urgência de ações globais para combater as mudanças climáticas.

Famalicão: ACIP Saúde vai falar sobre autismo

No dia 2 de abril, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, a ACIP Saúde realiza, às 18h30, um direto no Instagram – https://www.instagram.com/acipsaude/ com Lara Isidoro, Pediatra de Desenvolvimento.

Este direto visa promover e proporcionar a partilha de técnicas e estratégias específicas a todos aqueles que contactam direta e indiretamente com crianças com PEA, porque sensibilizar e consciencializar a comunidade para o autismo é importante. Os interessados podem deixar perguntas na página da acip saúde para serem respondidas no dia ao vivo, cujo direto é livre e aberto a todos.

Famalicão: Bandeira da Ucrânia hasteada nos Paços do Concelho

Cumpre-se, esta sexta-feira, um ano da invasão russa à Ucrânia. A 24 de fevereiro do ano passado o mundo acordou com a notícia da guerra que a Rússia levou a um país soberano, provocando, desde então, milhares de mortos, e o êxodo de milhões de ucranianos para outros países.

Desde o primeiro momento, o mundo desenvolveu uma campanha de auxílio e solidariedade para com este povo alvo da invasão e Famalicão foi um dos municípios que abriu as suas portas acolhendo perto de duas centenas de ucranianos. Maioritariamente mulheres, acompanhadas por filhos, e que representam já uma das maiores comunidades estrangeiros no concelho.

Para assinalar o primeiro ano da guerra, o Município hasteou, esta sexta-feira, a bandeira ucraniana nos Paços do Concelho.

Dos 197 cidadãos ucranianos que chegaram a Famalicão, 29 decidiram regressar à Ucrânia e à Polónia, 35 deslocaram-se para outros municípios e países e 133 continuam no território famalicense.

A inserção profissional continua a ser uma prioridade – 32 cidadãos já retomaram a atividade laboral – assim como as respostas ao nível do ensino para os mais novos – 28 crianças já regressaram às aulas e 17 foram inseridas em creches e instituições pré-primárias do concelho.

A aprendizagem e o reforço da língua portuguesa é outra das preocupações ao nível do acolhimento e integração desta comunidade. A este nível a autarquia, através do Centro Qualifica de Famalicão, e a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, têm já proporcionado aulas de Português Língua de Acolhimento.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem disponível uma linha direta de apoio à comunidade ucraniana residente e aos ucranianos que cheguem a Famalicão por força do conflito militar, criando condições para lhes fazer chegar as medidas de apoio lançadas pelo município ao nível da solidariedade, acolhimento e integração.

Logo no início do conflito militar, a autarquia ativou um vasto conjunto de respostas solidárias devidamente concertadas com as entidades representativas da Ucrânia, com a comunidade ucraniana residente em Famalicão e com o tecido institucional e cívico do território para uma resposta sólida e eficaz às reais necessidades desta comunidade.

A Câmara Municipal aprovou a alteração ao seu Código Regulamentar sobre Concessão de Apoios para dar uma resposta social imediata aos cidadãos ucranianos que cheguem ao concelho por força da ofensiva russa no país.

Toda esta ação está a ser coordenada e dinamizada pelo pelouro da Interculturalidade e Integração, com uma linha de apoio direta – 932 018 305, 911 758 036 e 911 733 495 – e o email ucrania@famalicao.pt.

Comando Distrital da PSP alerta para burlas através das redes sociais

A Polícia de Segurança Pública, em nota enviada à imprensa, dá conta que continuam a registar-se um número considerável de burlas, através de algumas redes sociais (whatsapp, instagram, messenger, …), envolvendo quantias significativas, que não especifica.

Para que se evite este tipo de crimes, a PSP aconselha que se receber alguma mensagem de um número desconhecido a dizer ser filho(a), ligue para o seu filho ou filha a confirmar; não faça qualquer pagamento ou transferência sem se certificar a que se refere; e caso seja alvo deste tipo de burla, denuncie, mesmo que se trate de uma tentativa.

 

 

Famalicão: Casa das Artes e TNF crescem nas redes sociais

Além da agenda física com a programação que é enviada para casa de quem requisita, a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e o Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave estão a crescer nas redes sociais, uma vez que são cada vez mais os seguidores que interagem com as publicações e que usam as plataformas do facebook e Instagram para pediram informações sobre a programação e funcionamento dos espaços.

Os dois espaços de programação artística do Município de Vila Nova de Famalicão somam 31.500 seguidores, na sua maioria do sexo feminino (65%) e residentes na área territorial dos distritos de Braga e Porto. Na maioria, os utilizadores das redes sociais Facebook e Instagram são de Vila Nova de Famalicão, seguidos pelos de Braga, Porto, Guimarães, Santo Tirso, Trofa e Vila das Aves.

A esmagadora maioria tem entre 25 e 54 anos de idade, no que se refere aos dois espaços culturais.

A programação da Casa das Artes e do TNF pode ser consultada, todos os dias, no site (www.casadasartes.org) e nas redes sociais: www.facebook.com/CasadasArtesVNFamalicao e www.instagram.com/casadasartesdefamalicao.