YUPI recebe prémio boas práticas associativismo jovem

A associação juvenil YUPI recebeu, esta quinta-feira, Dia Internacional do Voluntariado, o Prémio de Boas práticas do associativismo juvenil (1º lugar da zona Norte), por Sílvia Vermelho e Vítor Dias (Conselho Diretivo e Diretor Regional Norte do IPDJ), na presença da vereadora Sofia Fernandes e de Rui Batista (do pelouro Juventude Famalicão).

A sessão decorreu no Centro Cultural de Amarante, numa iniciativa nacional que distinguiu o “Orçamento Participativo Escolar – um contributo da educação não formal nas escolas” que envolveu alunos e professores num processo ativo, crítico e apoiando a votação e implementação de ideias no âmbito do Orçamento Participativo Escolar (OPE).

A Yupi colaborou com todas as escolas de 3º ciclo e ensino secundário de Vila Nova de Famalicão com formação a professores e alunos, na produção de um manual de dinamização do OPE, disponível online em www.yupi.pt, e de um conjunto de ações diretas com estudantes para o seu envolvimento desde o regulamento do OPE, processo de eleição e acompanhamento do/s projeto/s vencedor/es para uma verdadeira aproximação dos jovens aos processos de tomada de decisão.

Tratou-se de um trabalho colaborativo no Agrupamento de Escolas de Gondifelos e Escola Profissional FORAVE, no âmbito dos projetos “School of Active Citizens” e projeto “Planet SOEN”, respetivamente, onde estas dinâmicas tiveram uma presença constante, refletindo-se neste prémio nacional.

Famalicão: Acidente com trotinete faz um ferido

Um homem, com cerca de 40 anos, ficou ferido na colisão entre um carro e uma trotinete, na N204, no Louro, em Famalicão.

O acidente aconteceu por volta das 16h30, na Rua Padre Domingos Joaquim Pereira.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses e a vítima, com ferimentos ligeiros, foi encaminhada para o hospital de Famalicão.

Famalicão: Plantel de Hugo Oliveira regressa a 30 de junho

A pré-época da equipa principal do FC Famalicão tem início a 30 de junho (terça-feira), no Centro de Treinos. O arranque dos trabalhos ficará marcado pela realização de exames médicos e testes físicos.

Na pré-temporada, a equipa vai participar na Como Cup, torneio que irá decorrer em Itália, entre os dias 28 de julho e 1 de agosto, e no qual participam Crystal Palace Football Club (Inglaterra), Racing Club de Lens (França), Villarreal Club de Fútbol (Espanha) e Al Ula Football Club (Arábia Saudita).

Recorde-se que o FC Famalicão fez, na época passada, o melhor registo de sempre na I Liga. Hugo Oliveira, no clube desde dezembro de 2024, orientou a equipa para o quinto lugar, com 56 pontos.

A SAD, liderada por Miguel Ribeiro, segundo é avançado pela imprensa desportiva, quer contratar um lateral esquerdo, um defesa central e um ponta de lança. No que toca a saídas, o mercado está atento a elementos fundamentais do conjunto de Hugo Oliveira, surgindo o interesse de vários clubes nacionais e internacionais em jogadores como Gustavo Sá, Ibrahima Ba, Mathias de Amorim, entre outros.

Sobre este mercado, que pode ser agitado para o lado de Famalicão, o treinador Hugo Oliveira afirmou recentemente na Conferência Bola Branca que «vai ser apetecível para alguns clubes atacar o Famalicão, mas posso dizer que vai custar caro».

Famalicão: Inauguração do renovado adro da capela de Santo António é sábado

Sábado, dia de Santo António, serão inauguradas as obras de requalificação do adro da Capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas. O momento está marcado para as 10h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Junta e responsáveis religiosos.

A intervenção, que contou com um apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão na ordem dos 138 mil euros, englobou a reabilitação do espaço envolvente, a recuperação da cobertura e da torre sineira do edifício. O objetivo passa por garantir melhores condições de acessibilidade e segurança.

Os trabalhos incluíram a reestruturação completa da zona exterior, com a demolição do pavimento degradado e a aplicação de um novo lajeado em granito; foram instalados novos bancos, renovadas as guardas metálicas, reformuladas por completo as escadas de acesso e relocalizado o cruzeiro.

Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, «esta intervenção reflete o compromisso contínuo do município na preservação e valorização do nosso património histórico e religioso». Acrescenta que «inaugurar este espaço renovado no dia em que se celebra Santo António, quando as Festas Antoninas atingem o seu ponto alto de religiosidade, torna este momento ainda mais marcante na afirmação da nossa identidade e das nossas mais profundas tradições».

Neste feriado municipal, às 10h30, missa solene em honra de Santo António, que terá lugar na Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II). Logo de seguida, pelas 12h00, cumpre-se a tradicional distribuição do Pão de Santo António, um dos rituais mais aguardados e identitários das festividades. Às 17 horas, procissão solene, que sai da Capela de Santo António, onde regressa depois de percorrer várias ruas da cidade.

Famalicão: Marchas Antoninas brilham esta sexta-feira

Famalicão está a poucas horas da grande noite das Marchas Antoninas. Para muitos é o ponto alto das festas famalicenses, tal a qualidade das mesmas. Este ano são dez marchas, duas delas desfilam pela primeira vez, e totalizam cerca de 1200 marchantes, que prometem encher as ruas da cidade de cor, música, dança e alegria.

Este ano, sob o tema ‘Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal’, desfilam a Associação do Coração – Vale São Cosme, Associação Recreativa e Cultural Sentir a Terra – Gondifelos/Outiz, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural de Antas, GARRA – Grupo Associativo e Recreativo Ribeirão em Ação, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Desportiva e Cultural de S. Martinho de Brufe e Grupo Recreativo Vale S. Martinho.

As marchas começam a desfilar às 21h15, na Avenida de França, seguindo pelas ruas do centro da cidade rumo aos Paços do Concelho, local onde cada uma fará a sua exibição.

O júri é composto por cinco elementos – um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurista – que avaliam a ‘Melhor Música’, ‘Melhor Letra’, ‘Melhor Coreografia’, ‘Melhor Guarda-Roupa’, ‘Melhores Arcos’ e ‘A Marcha Mais Popular’.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, as Marchas Antoninas são «um dos pontos altos das festas concelhias e uma demonstração viva da dinâmica associativa do concelho». O autarca realça ainda o trabalho desenvolvido ao longo de vários meses pelos grupos participantes e acredita que «a cidade voltará a viver uma noite memorável, marcada pela alegria e entusiasmo de milhares de famalicenses».

Recorde-se que as Festas Antoninas decorrem até sábado, dia 13 de junho, dia de feriado municipal em Famalicão, e encerram com Nena a subir ao palco no Parque da Devesa, seguindo-se a sessão piromusical de fogo de artifício.

 

Trofa lança Campos de Férias com desporto e diversão

A Câmara Municipal da Trofa vai proporcionar às crianças e jovens do concelho, com idades entre os 6 e os 14 anos de idade, campos de férias para ocupação dos tempos livres. Decorrem entre 29 de junho e 31 de julho, cinco semanas de desporto e diversão.

Com vagas limitadas, as inscrições abrem no dia 9 de junho e podem ser efetuadas no Balcão de Atendimento do Aquaplace – Academia Municipal da Trofa.

As crianças e jovens terão oportunidade de experimentar andebol, atletismo, artes marciais, basquetebol, dança, desportos radicais, futebol, hipismo, rugby, padel, ténis, voleibol, além de participarem em atividades no Rates Park.

Para o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, esta é uma aposta que vai além da componente desportiva. «Os Campos de Férias da Trofa nascem com o objetivo de proporcionar às nossas crianças e jovens um verão ativo, saudável e repleto de experiências enriquecedoras. Queremos criar oportunidades para a prática desportiva, para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e para a criação de memórias que marquem positivamente esta fase tão importante da vida».

O autarca trofense destaca, ainda, a importância de criar respostas que apoiem as famílias durante o período de interrupção escolar.

 

Famalicão: «Vou sentir falta do clube, das pessoas e de todos os momentos que partilhámos»

Justin de Haas partilhou nas redes sociais uma mensagem de despedida do FC Famalicão, clube que representou nas últimas três temporadas.

O defesa central neerlandês agradeceu «a todos os que fizeram parte desta caminhada: os meus colegas de equipa, os treinadores, a equipa técnica (dentro e fora de campo), os adeptos, que estiveram sempre connosco, e, claro, a minha família e os meus amigos».

Referindo-se à época passada, na qual teve um papel de destaque, o jogador considerou que «juntos, alcançámos feitos especiais como equipa, batemos recordes e fizemos história. Sinto um enorme orgulho por ter feito parte disso».

No final da mensagem, o ex-jogador dos famalicenses escreveu: «estou convencido de que este clube tem um futuro ainda mais brilhante pela frente e continuará a crescer e a alcançar grandes feitos. Obrigado por tudo, Famalicão.»

Justin de Haas, que foi um dos melhores marcadores da equipa na época passada apesar de atuar como defesa central, apontou seis golos, os mesmos que o extremo Sorriso. Curiosamente, sempre que marcou em jogos do campeonato, o FC Famalicão não sofreu qualquer derrota.

Peça fundamental na equipa orientada por Hugo Oliveira, somou 2970 minutos em 33 jogos e chegou a ser eleito Defesa do Mês da Liga Portugal Betclic, em agosto.

O defesa vai prosseguir a carreira em Espanha, ao serviço do Valência, tendo assinado um contrato válido para as próximas quatro temporadas.

Tiago Torres