Famalicão: Nacional 206 e nó da A7 são exemplos «da ausência de investimento de oito anos de governação socialista»

A candidatura da Aliança Democrática manifestou a sua preocupação pelos «fortes condicionamentos ao nível das acessibilidades» no distrito. Hugo Soares fala de um «flagelo diário que afeta tanto as cidades como os concelhos mais rurais». Acresce a este cenário, as queixas de vários autarcas «pela falta de manutenção das estradas».

Uma das vias que o cabeça de lista da AD aponta é a Nacional 206, que liga Famalicão a Guimarães, e que já “obrigou” ao lançamento de uma petição pública a reclamar a requalificação da estrada.

«É extremamente penalizador para o distrito esta ausência de investimento estratégico nos oito anos de governação socialista, inviabilizando a ampliação de uma rede viária capaz de responder às necessidades crescentes das populações, das empresas e das potencialidades de desenvolvimento do território», lamentou Hugo Soares. Nestas declarações, proferidas numa ação de campanha em Celorico de Basto, incluiu outras vias, como a falta de reposta relativamente à construção do Nó da A7, na zona de Fradelos e Balasar, nos limites dos concelhos de Famalicão e Póvoa de Varzim.

O candidato da AD considerou que «o poder político tem de priorizar as acessibilidades» e fala numa emergência «que está a ganhar contornos dramáticos face à incapacidade de atuação do atual governo e das estruturas da administração central». Hugo Soares lembrou que é o atual candidato a primeiro-ministro pelo PS «que tutelou o Ministério das Infraestruturas, autointitulando-se de ‘fazedor’, quando afinal, no terreno, não há obra feita».

Deixe um comentário

Famalicão: Mostra Comunitária de Cabeçudos é este fim de semana

No próximo fim de semana, o Largo de S. Paio, em Cabeçudos, recebe a mostra comunitária da freguesia, iniciativa que abre às 15 horas de sábado, com a fanfarra dos escuteiros. Seguem-se atividades lúdicas, apresentação de capoeira e a noite será animada pelos movimentos e associações.

No domingo, às 9 horas, celebra-se eucaristia em honra de S. Paio, seguida de procissão e, depois, a bênção e distribuição do pão.

Famalicão: Atletas famalicenses em evidência no Nacional Master

Realizou-se, no último fim de semana, em Lisboa, o Campeonato Nacional Master, onde estiveram presentes três atletas famalicenses em representação da Escola do Movimento (Porto) e um atleta da Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro (Serra da Estrela). Em representação desta equipa, o famalicense Sérgio Silva é o novo campeão nacional, no escalão M40, nas provas de 100 metros, salto em comprimento, salto em altura, triplo salto e estafeta 4x100m.

Pela Escola do Movimento, André Girão sagrou-se campeão nacional na estafeta 4x400m, no escalão M35. Alcançou ainda o 2. º lugar no lançamento do martelo e conquistou o 3. º lugar no lançamento do dardo.

Já Carlos Pereira sagrou-se campeão nacional no salto em altura, salto em comprimento, estafeta 4x100m e estafeta 4x400m, ambas no escalão M55. Terminou ainda em 2. º lugar na prova dos 100 metros barreiras e foi 3. º classificado no lançamento do disco.

Eugénio Costa sagrou-se campeão 100 metros, 200 metros e 400 metros, bem como nas estafetas 4x100m e 4x400m, no escalão M50. Foi ainda vice-campeão nacional no triplo salto.

 

Famalicão: Riba de Ave recebe a 3.ª edição do Torneio Internacional Jovem de Hóquei em Patins

No próximo fim de semana, decorre no Pavilhão do Parque das Tílias o torneio que reúne jogos dos escalões de sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Nesta que será a 3. ª edição organizada pelo clube ribadavense, a entrada é totalmente gratuita.

No torneio participam a equipa organizadora, o Riba d’Ave HC, o OC Barcelos, a UD Oliveirense, o HC Braga, o CD Póvoa, a ACD Gulpilhares, o CSP Alfena, o CRPF Lavra e ainda a equipa espanhola HC Raxoi.

No próximo sábado, vão estar em prova os escalões de sub-11, sub-13, sub-15 e sub-19. Os jogos começam às 9H00, com o encontro entre o Riba d’Ave HC e o OC Barcelos, no escalão de sub-15. O dia encerra com o jogo dos sub-19 da equipa da casa frente ao conjunto espanhol HC Raxoi.

No domingo, entram em cena os mesmos escalões, aos quais se juntam os sub-7 e os sub-9. O primeiro jogo tem início às 9H30, com os sub-15 do Riba d’Ave HC a defrontarem o CRPF Lavra. Nesse mesmo dia, realiza-se ainda a cerimónia de encerramento, marcada para as 18H40.

O evento conta também com um bar com petiscos e bebidas, bem como uma zona exterior destinada ao convívio.

Famalicão: PS exige resposta do executivo sobre revisão do PDM

O Partido Socialista quer saber quando será apresentado aos famalicenses o resultado da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal. A interpelação foi feita diretamente ao presidente da Câmara, na última Assembleia Municipal.

Na sua intervenção, a deputada municipal do PS, Sandra Santos, sublinhou que os famalicenses já apresentaram os seus contributos e aguardam resposta. «Cabe agora ao executivo fazer a parte que lhe compete», afirmou.

O PS criticou aquilo que classificou como «silêncio, demora e opacidade» por parte do executivo municipal e apontou várias situações que geraram contestação, como os terrenos do Estádio Municipal e do Campo de Treinos, a envolvente do Parque da Devesa, a zona das Pateiras em Fradelos, entre outras. Rejeitam a possibilidade de construção em espaços ecológicos como as Pateiras, a edificação perto de linhas de água, como o Ecoparque de Cabeçudos.

Segundo o partido socialista, «estas polémicas resultam de decisões tomadas sem transparência nem diálogo com a população».

O partido reafirmou, ainda, defender um instrumento de planeamento que vá além da simples gestão do solo, «que concilie desenvolvimento económico, mobilidade e sustentabilidade ambiental, e que coloque no centro das decisões a qualidade de vida dos famalicenses e das gerações futuras».

Na mesma Assembleia Municipal, o deputado do CDS-PP, Ricardo Mendes, lembrou que a revisão do PDM está para apreciação de várias entidades externas ao município famalicense.

Famalicão: Alunos de Gavião festejam fim de ciclo no Zoomarine

Os alunos finalistas do 4.º ano da EB de Gavião encerraram o seu percurso no 1.º Ciclo com uma viagem de avião a Faro, mais concretamente ao Zoomarine. Um dia de diversão e de descoberta do mundo marinho.

Aconteceu no dia 22 de junho, com uma viagem de Porto a Faro, e regresso ao final do dia. Uma experiência para celebrar a amizade que foram cimentando ao longo de quatro anos. Foram tempos de crescimento e de partilha, marcados por brincadeiras, abraços e cumplicidades.

No regresso traziam consigo cansaço, mas imensas memórias e emoções.

«A EB de Gavião orgulha-se profundamente dos seus finalistas. Que esta viagem simbolize apenas o início de muitos voos rumo aos seus sonhos. Continuem a acreditar, a aprender e a sorrir. O futuro espera-vos de braços abertos», refere a escola.

 

Famalicão: Festa de final de ano letivo da EB/JI Quintão, Arnoso Stª Eulália

No próximo dia 27 de junho, sábado, a comunidade Escolar Básica/Jardim de Infância de Quintão, Arnoso Santa Eulália, organiza a sua festa de final do ano letivo. Está marcada para as 18h30.

Haverá animação com atuação dos alunos do pré-escolar e do 1.ª Ciclo. No final, cerimónia com os finalistas.

A festa também se faz com gastronomia, nomeadamente porco no espeto e serviço de bar.